‘PráticasTeorias’ de docentes em formação na crítica a clichês presentes em filmes ‘sobre professores’

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v23i52.19423

Palavras-chave:

‘Práticasteorias’, Redes educativas, Mundos culturais, Cinema e cotidianos curriculares

Resumo

A pesquisa que acabamos de concluir (2012-2017), com financiamento do CNPq, FAPERJ e da UERJ, se desenvolveu em cineclubes criados em municípios diversos do Rio de Janeiro com professores em serviço e em formação em cursos de licenciaturas. O texto pensa esta experiência: a prática de ‘conversas’ em um componente curricular central na formação de professores - PPP, Pesquisa e Prática Pedagógica - acerca de práticas de professores em filmes que os mostram em suas experiências ‘dentrofora’ das escolas. Trabalhando com a ideia de clichês, em Deleuze, mostramos como nessas ‘conversas’ essas práticas-clichês passam de apoio integral ao que faz o “professor-herói” - em especial em filmes americanos - ao desenvolvimento de um pensamento mais complexo sobre o que foi ‘vistoouvido’ com os filmes. As ‘conversas’ que articulamos acerca dessas ‘práticasteorias’ se dão em torno das ideias de Certeau sobre as práticas nos cotidianos, por um lado, nas aproximações que faz de Foucault com Bourdieu, deles se distanciando, e por outro lado, das aproximações de suas ideias com as de Vernant e Détienne.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rebeca Silva Rosa Brandão, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação (ProPEd/UERJ). Professora de Educação Infantil da rede de ensino do município do Rio de Janeiro; graduada em Pedagogia (UERJ, 2010). Foi bolsista de IC 2008-2010, bolsista Apoio Técnico CNPq (2010-2012), bolsista no curso do Mestrado (2012-2014). e-mail: rebecasbr@gmail.com

Nilda Guimarães Alves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pesquisadora visitante no ProPEd/UERJ (2012-2014; 2014-2017); Pesquisadora 1 A/CNPq; coordenadora do GRPESQ ‘Currículos, redes educativas e imagens’, atuando no Laboratório Educação e Imagem (www.lab-eduimagem.pro.br), do ProPEd/UERJ. e-mail: nildag.alves@gmail.com

Alessandra Nunes Caldas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora pelo ProPed/UERJ; bolsista PNPD/Capes-Faperj (2015-2018), dentro do GRPESQ ‘Currículos, redes educativas e imagens’, atuando no Laboratório Educação e Imagem. Professora da rede de ensino do município do Rio de Janeiro. e-mail: nunescaldas@hotmail.com

Referências

Alves, N. (2010). Redes educativas 'dentrofora' das escolas, exemplificadas pela formação de professores. In L. Santos, Â. Dalen & J. D. L. Leal (Orgs.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: Currículo, Ensino de Educação Física, Ensino de Geografia, Ensino de História, Escola, Família e Comunidade (66a ed., pp. 49-66). Belo Horizonte, MG: Autêntica.

Augé, M. (1997). Pour une anthropologiedes mondes contemporains. Paris: Flammarion.

Borges, J. L. (2009). Prólogo. In J. L. Borges & O. Ferrari. Sobre a filosofia e outros diálogos. S. Paulo: Hedra.

Certeau, M. de. (1994). A invenção do cotidiano ”“ artes de fazer. Petrópolis: Vozes.

Coutinho, E. (1997, abril). O cinema documentário e a escuta sensível da auteridade. In Maria A. Antonacci & D. Perelmutter (Orgs.). Projeto História ”“ ética e história oral (pp. 165 ”“ 191). S. Paulo: PUC/SP.

Deleuze, G. (2005). A imagem-tempo (Cinema 2). São Paulo: Brasiliense.

Deleuze, G., & Guattarri, F. (1992). O que é filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34.

Elias, N. (1994). A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Gonçalves, M. A., & Head, S. (Orgs). (2009). Devires imagéticos ”“ a etnografia, o outro e suas imagens. Rio de Janeiro: 7 Letras/FAPERJ.

Guéron, R. (2011). Da imagem ao clichê, do clichê Ã imagem: Deleuze, cinema e pensamento. Rio de Janeiro: NAU Editora.

Larrossa, J. (1999). Pedagogia profana ”“ danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica.

Maturana, H. (2001). Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte, MG: Ed UFMG.

Filmes citados

A VILA. Diretor: M. Night Shyamalan. Com Bryce Dallas Howard, Joaquin Phoenix e Adrien Brody.Estados Unidos: 2004. DVD, 109 min., suspense, colorido, legendado. [filme]

ALÉM DA SALA DE AULA. Diretor: Jeff Bleckner. Com: Emily Van Camp. Estados Unidos: 2011. DVD, 97 min., drama, colorido, legendado. [filme]

AO MESTRE, COM CARINHO. Diretor: James Clavell. Com Sidney Poitier, Judy Geeson, Christian Roberts, Suzy Kendall. Reino Unido: 1967. DVD, 105 min., drama, colorido, legendado. [filme]

COACH CARTER: um treino para a vida. Diretor: Thomas Carter. Com Samuel L Jackson, Rob Brown, Ashanti. Estados Unidos: Paramount Pictures, 2005. DVD, 136 min., drama, colorido, legendado. [filme]

ESCRITORES DA LIBERDADE. Direção: Richard LaGravenese. Com Hilary Swank, Patrick Dempsey, Ricardo Molina. Estados Unidos: 2006 DVD, 123 min., comédia dramática, colorido, legendado. [filme]

NENHUM A MENOS. Direção: Zhang Yimou. China: Produção ZhaoYu, 1998. DVD, 106 min. Drama. Colorido. [filme]

O GRANDE DESAFIO. Direção: Denzel Washington. EUA: 2007. DVD, 126 min., Drama, colorido, legendado. [filme]

O PEQUENO NICOLAU. Direção: Laurent Tirard. França, Bélgica: Imovision, 2010. DVD, 90 min., Comédia, Família, colorido, legendado. [filme]

O VENTO SERÁ TUA HERANÇA. Direção: Stanley Kramer. Estados Unidos: 1999. DVD, 90 min., colorido, legendado. [filme]

SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS. Direção: Peter Weir. Estados Unidos: 1989 DVD, 90 min., colorido, legendado [filme]

Projetos de pesquisa e extensão citados

Alves, N. (2012-2017). Redes educativas, fluxos culturais e trabalho docente ”“ o caso do cinema suas imagens e sons. Financiamentos CNPq, FAPERJ e UERJ. [Projeto de Pesquisa]

Alves, N. (2012-2022). Processos curriculares e movimentos migratórios: os modos como questões sociais se transformam em questões curriculares nas escolas. Financiamentos CNPq, FAPERJ e UERJ. [Projeto de Pesquisa]

Downloads

Publicado

20.11.2018

Como Citar

Brandão, R. S. R., Alves, N. G., & Caldas, A. N. (2018). ‘PráticasTeorias’ de docentes em formação na crítica a clichês presentes em filmes ‘sobre professores’. Linhas Crí­ticas, 23(52). https://doi.org/10.26512/lc.v23i52.19423

Edição

Seção

Dossiê: Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação