Ser professor universitário: identidades construídas entre aspectos de satisfação e insatisfação profissional

Autores

  • Fábio Machado Ruza Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Santuza Amorim da Silva Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Karla Cunha Pádua Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v21i44.4514

Palavras-chave:

Professor universitário, Identidade profissional, Trabalho docente, Organização do trabalho, Satisfação profissional

Resumo

Neste artigo, sintetizam-se resultados de uma pesquisa que analisou os elementos constituintes das identidades profissionais dos professores da Universidade do Estado de Minas Gerais, triangulando dados de questionários e entrevistas narrativas aplicadas aos docentes, com a análise de documentos. Os dados revelaram que, na instituição pesquisada, as identidades profissionais se constroem, contraditoriamente, entrecruzando insatisfação profissional, decorrente da precariedade das condições de trabalho, e satisfação profissional relacionada ao ambiente de trabalho e à autonomia profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANA. Entrevista oral. Belo Horizonte, 29 out. 2011.

ALICE. Entrevista oral. Belo Horizonte, 02 nov. 2011.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

BERGER, Peter Ludwig; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Trad. Floriano de Souza Fernandes. Petrópolis: Vozes, 2002.

BOSI, Antônio de Pádua. A precarização do trabalho docente nas instituições de ensino superior do Brasil nesses últimos 25 anos. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n.101, pp. 1503-1523, set/dez. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v28n101/a1228101>. Acesso em: 5 abr. 2013.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 3 de 14 de outubro de 2010. Diário Oficial da União, Brasília, 2010 ”“ Seção 1 ”“ p. 10. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14917&Itemid=866>. Acesso em: 13 fev. 2011.

DEJOURS, Christophe. O trabalho como enigma. In: LANCMAN, Selma.; SZNELWAR, Laerte. (Org.). Christophe Dejours: da psicopatologia à psicodinâmica do trabalho. Brasília: Paralelo 15 / Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2004. pp. 127-140.

DEJOURS, Christophe. Inteligência prática e sabedoria prática: duas dimensões desconhecidas do trabalho real. In: LANCMAN, Selma; SZNELWAR, Laerte. (Orgs). Christophe Dejours: da psicopatologia à psicodinâmica do trabalho. Brasília: Paralelo 15 / Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2004a. pp. 277-299.

DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Trad. Andréa Stahel Monteiro da Silva. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Trad. Sandra Netz. Porto Alegre: Bookman, 2004.

GAULEJAC, Vincent. Gestão como doença social: ideologia, poder gerencialista e fragmentação social. Aparecida, São Paulo: Ideias & Letras, 2007.

MARIA. Entrevista oral. Belo Horizonte, 22 nov. 2011.

MATTOS, Maria do Carmo de. Formação docente e integração curricular: proposta do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação/UEMG. 2009. 229 f. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade do Estado Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.

MAUÉS, Olgaíses Cabral; MOTA JÚNIOR, Willian Pessoa da. A nova regulação educacional e o trabalho docente na pós-graduação brasileira. Linhas Críticas, v.17, n.33, pp. 385-402, maio/ago. 2011. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/5700/4712>. Acesso em: 20 out. 2013.

MINAS GERAIS. Lei complementar 100, de 05 de novembro de 2007. Belo Horizonte, 2007. Disponível em: <http://www.almg.gov.br/consulte/legislacao/completa/completa.html?tipo=LCP&num=100&ano=2007>. Acesso em: 7 out. 2010.

MINAS GERAIS. Decreto 46.024, de 16 de agosto de 2012. Belo Horizonte, 2012. Disponível em: <http://www.almg.gov.br/consulte/legislacao/completa/completa.html?tipo=DEC&num=46024&comp=&ano=2012>. Acesso em: 15 out. 2012.

MINAS GERAIS. Decreto 46.056, de 3 de outubro de 2012. Belo Horizonte, 2012. Disponível em: <http://www.almg.gov.br/consulte/legislacao/completa/completa.html?tipo=DEC&num=46056&comp=&ano=2012&aba=js_textoOriginal#texto> Acesso em: 15 out. 2012.

MINAS GERAIS. Lei 20.336, de 2 de agosto de 2012. Belo Horizonte, 2012. Disponível em: <http://www.almg.gov.br/consulte/legislacao/completa/completa-nova-min.html?tipo=LEI&num=20336&comp=&ano=2012&texto=original#texto>. Acesso em: 15 out. 2012.

MINAS GERAIS. Lei 20.591, de 28 de dezembro de 2012. Belo Horizonte, 2012. Disponível em: <http://www.almg.gov.br/consulte/legislacao/completa/completa.html?tipo=LEI&num=20591&comp=&ano=2012>. Acesso em: 10 jan. 2013.

MOREIRA, Antônio Flávio. A cultura da performatividade e a avaliação da Pós-Graduação em Educação no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25, n. 3, pp.23-42, dez. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v25n3/03.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2013.

PATRÍCIA. Entrevista oral. Belo Horizonte, 21 nov. 2011.

PAULA. Entrevista oral. Belo Horizonte, 15 nov. 2011.

QUESTIONÁRIO. Relato dissertativo do questionário. Belo Horizonte, 13 jun. 2011.

RUZA, Fábio Machado; SILVA, Santuza Amorim da; PÁDUA, Karla Cunha. A identidade no e pelo trabalho: elementos constituintes das identidades profissionais dos professores da FaE/CBH/UEMG. Perspectiva, Florianópolis, v. 31, n.3, pp. 1099-1129, set/dez. 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2013v31n3p1099/27736>. Acesso em: 08 out. 2014.

SGUISSARDI, Valdemar; SILVA JÚNIOR, João dos Reis. Trabalho intensificado nas federais: pós-graduação e produtivismo acadêmico. São Paulo: Xamã, 2009.

SILVA, Eduardo Pinto e. Sofrimento psíquico no trabalho do professor da universidade pública. In: FREITAS, Lêda Gonçalves de (Coord.) Prazer e sofrimento no trabalho docente: pesquisas brasileiras. Curitiba: Juruá, 2013. pp. 71-92.

SILVA, Joseli Maria; SILVA, Armando; JUNCKES, Ivan Jairo. Construindo a ciência:elaboração crítica de projetos de pesquisa. Curitiba: Pós-Escrito, 2009.

SILVA, Santuza Amorim; PÁDUA, Karla Cunha. Explorando narrativas: algumas reflexões sobre suas possibilidades na pesquisa. In: CAMPOS, Regina Celia Passos Ribeiro de. Pesquisa, Educação e Formação Humana: nos trilhos da História. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2010. pp. 105-135.

VILHENA, Renata; MARTINS, Humberto Falcão; MARINI, Caio. Introdução. In: VILHENA, Renata; MARTINS, Humberto Falcão; MARINI, Caio; GUIMARÃES, Tadeu Barreto. (Orgs). O Choque de Gestão em Minas Gerais: Políticas da Gestão Pública para o Desenvolvimento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

YIN, Robert. Ken. Estudo de caso: planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

ZABALZA, Miguel. Ângelo. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Downloads

Publicado

18.05.2015

Como Citar

Ruza, F. M., Silva, S. A. da, & Pádua, K. C. (2015). Ser professor universitário: identidades construídas entre aspectos de satisfação e insatisfação profissional. Linhas Crí­ticas, 21(44), 179–198. https://doi.org/10.26512/lc.v21i44.4514

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.