Identidade de Escola Técnica vs Vontade de Universidade nos Institutos Federais

Uma abordagem histórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v23i52.22884

Palavras-chave:

Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Educação Profissional e Tecnológica, Identidade de Escola Técnica, Vontade de Universidade, Nova Institucionalidade

Resumo

Os Institutos Federais vêm enfrentando um processo conflituoso na construção de suas novas institucionalidades, sendo palco de um tensionamento constante entre a secular identidade de escola técnica, representada pela oferta de formação técnica, e a vontade de universidade, representada pela defesa de um direcionamento da oferta para os cursos superiores e pela tentativa de implantação de um modelo de pesquisa pautado na experiência universitária. Com a finalidade de compreender as raízes deste tensionamento, este artigo traz uma abordagem histórica desse processo.

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Biografia do Autor

Gustavo Henrique Moraes, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Gustavo Henrique Moraes é Pesquisador de carreira do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC) e Professor da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Atualmente, ocupa o cargo de Assessor Especial do Núcleo Estruturante da Política de Inovação (NEPI) da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC). Doutor em Educação (UnB), Mestre em Educação Científica e Tecnológica (UFSC) e Engenheiro em Eletrônica e Telecomunicações (UTFPR), desenvolve estudos a respeito da Educação Profissional, Científica e Tecnológica e sobre Gestão Estratégica Institucional, participando da elaboração, implementação e avaliação de Programas e de Políticas Públicas. Em sua prática, privilegia as análises interdisciplinares que buscam conciliar as esferas qualitativas e quantitativas da pesquisa, respaldadas por abordagens históricas e estatísticas.

Bernardo Kipnis, Universidade de Brasília

Pós-doutorado em Educação (University of California-Berkeley, USA, 1998 e Monash University, Australia, 2015), ambos como bolsista CAPES. Ph.D em Comparative Education (University of London, Inglaterra, 1986), Mestre em Economia (Universidade de Brasília, 1980). Professor Associado, Faculdade de Educação, da Universidade de Brasília. Diretor do Centro de Educação a Distância (CEAD) da Universidade de Brasília, período 2003-2006. Coordenador da Pós- Graduação em Educação, Universidade de Brasília, período 2013-2014. Diretor do Centro de Estudos Avançados em Governo e Administração Pública (CEAG), Universidade de Brasília, período 2017-2018. Atuou como Vice-Diretor substituto da Faculdade de Educação ao longo de 2017. Desenvolve projetos de pesquisa nas linhas de educação profissional e tecnológica, com foco em modelos e indicadores e em educação mediada por tecnologias em programas de capacitação, na perspectiva das políticas públicas e da gestão. Participa como pesquisador do Núcleo de Pesquisa Educação e Trabalho, NEPET com foco no conhecimento em rede e implicações para o trabalho e do Observatório da Juventude 

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Publicado

20.11.2018

Como Citar

Moraes, G. H., & Kipnis, B. (2018). Identidade de Escola Técnica vs Vontade de Universidade nos Institutos Federais: Uma abordagem histórica. Linhas Crí­ticas, 23(52). https://doi.org/10.26512/lc.v23i52.22884

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