O uso do ponto na escrita e na leitura de números

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202138156

Palavras-chave:

Números escritos, Teoremas em ação, Ensino Fundamental

Resumo

Neste artigo revelamos teoremas em ação mobilizados por crianças do 4º ano do Ensino Fundamental em atividades relacionadas à escrita de números com algarismos e à leitura destes na forma corrente. Os dados que compõem parte da Engenharia Didática foram analisados considerando aspectos da Teoria dos Campos Conceituais e da Teoria das Situações. Os resultados indicam: que as fases adidáticas de ação, formulação e validação permearam a aplicação das atividades quando, por exemplo, as crianças elaboraram as estratégias para resolver os cálculos propostos; a mobilização de diferentes teoremas em ação, principalmente os ligados ao uso do ponto para facilitar a leitura e a organização do número.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila Denize Guimarães, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil

Doutora em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009). Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Membro do grupo MANCALA. E-mail: sheila.guimaraes@ufms.br

Referências

Angelo, C. L. (2012). Uma leitura das falas dos alunos do ensino fundamental sobre a aula de matemática. [Tese de doutorado, Universidade Estadual Paulista]. Repositório institucional da UNESP Rio Claro. https://repositorio.unesp.br/handle/11449/102112

Anselmo, B., & Planchette, P. (2006). Le calcul mental au collège: nostalgie ou innovation? Repères-IREM, 62, 5-20. https://numerisation.irem.univ-mrs.fr/WR/IWR06001/IWR06001.pdf

Artigue, M. (1988). Ingénierie Didactique. Recherches en Didactique des Mathémaques, 9(3), 281-308.

Brasil. (2017). Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_20dez_site.pdf

Brizuela, B. M. (2006). Desenvolvimento matemático na criança: explorando notações. Artemed.

Brousseau, G. (1986). Fondements et méthodes de la didactique des mathématiques. Recherches en Didactique des Mathématiques, 7(2), 33-115.

Butlen, D., & Pezard, M. (2000). Calcul mental et résolution de problèmes numériques au début du collège. Repères-IREM, 41, 5-24. https://numerisation.irem.univ-mrs.fr/WR/IWR00029/IWR00029.pdf

Curi, E. (2013). Práticas e reflexões de professoras numa pesquisa longitudinal. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 94(237), 474-500. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.94i237.374

Douady, R. (1994). Evolução da relação com o saber em matemática na escola primária: uma crônica sobre cálculo mental. Em Aberto, 14(62), 33-42. http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2269/2008

Gontijo, C. H., Silva, E. B. da, & Carvalho, R. P. F. de. (2012). A criatividade e as situações didáticas no ensino e aprendizagem da matemática. Linhas Crí¬ticas, 18(35), 29–46. https://doi.org/10.26512/lc.v18i35.3839

Lerner, D., & Sadovsky, P. (1996). O sistema de numeração: um problema didático. Em C. Parra, & I. Saiz (org.) Didática da Matemática (pp. 36-47). Artes Médicas.

Lethielleux, C. (2001). Le calcul mental au cycle des approfondissements. Collection Pratique Pédagogique, Armand Colin.

Nunes, T., & Bryant, P. (1997). Crianças fazendo matemática. Artes Médicas.

Nunes, T., Campos, T. M. M., Magina, S., & Bryant, P. (2005). Educação Matemática 1: números e operações numéricas. Cortez.

Parra, C. (1996). Cálculo mental na escola primária. Em C. Parra, & I. Saiz (org.) Didática da Matemática (pp. 36-47). Artes Médicas.

Valente, W. R. (2006). A aritmética na escola de primeiras letras: os livros de aprender a contar no Brasil do século XIX. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 7, 71-81. https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/160513/artigooo.pdf

Vergnaud, G. (1996). A teoria dos campos conceituais. Em J. Brun (dir.) Didática das matemáticas (pp. 155- 191). Instituto Piaget.

Zancan, S., & Sauerwein, R. A. (2017). Uma Análise das Atividades Didáticas e do Cálculo Mental no Primeiro Ano do Ensino Fundamental. Acta Scientiae, 19(1), 70-84. http://posgrad.ulbra.br/periodicos/index.php/acta/article/view/2721/2277

Publicado

30.08.2021

Como Citar

Guimarães, S. D. (2021). O uso do ponto na escrita e na leitura de números. Linhas Crí­ticas, 27, e38156. https://doi.org/10.26512/lc27202138156

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.