Estudantes do ensino fundamental I e suas percepções sobre nativos brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32369

Palavras-chave:

Ensino de história, Nativos brasileiros, Ensino fundamental I

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados obtidos a partir de um bloco de aulas de história, ministrado a alunos do 5° ano do ensino fundamental I, que teve como tema principal a discussão sobre as percepções que os estudantes têm acerca das comunidades indígenas brasileiras e a promoção da quebra de estereótipos através da consciência histórica. Adotou-se como fontes pinturas de Jean Baptist-Debret, datadas do século XIX, e fotografias do século XXI, que mostram o nativo em contato com tecnologias contemporâneas. As aulas demonstraram que a mentalidade popular ainda enxerga os povos indígenas através de olhares coloniais e custa a entender seu lugar na sociedade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Gustavo de Souza, Universidade Estadual Paulista, Brasil

Mestrando em História, linha Política: Ações e Representações, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus de Assis, com pesquisa financiada pela CAPES. Possui licenciatura em História pela mesma instituição (2018). E-mail: victor.assuntosacademicos@gmail.com

Referências

Baptiste-Debret, J. (1834). Voyage pittoresque et historique au Brésil. Tome premier. FirminDidot Frères. https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/3813

Costa, A. C. (2010). A comunidade indígena e o mundo tecnológico: reflexões sobre os impactos das mídias sociais na vida dos Aikewára. Anais do 3° Simpósio hipertexto e tecnologias na educação. Recife, Pernambuco, Brasil. http://www.nehte.com.br/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2010/Alda-Cristina-Costa.pdf

Gava, Á. A., & Jorge, F. G. A. (2013). O papel da tecnologia na escola indígena. Anais I Encontro Brasil Indígena. Araraquara, São Paulo, Brasil. http://fundacaoarapora.org.br/moitara/wp-content/uploads/2016/02/56-o-papel.pdf

Lessa, A. M. M. (2016). Imagens e olhares: Povos indígenas e a construção/reforço de estereótipos através de imagens dos séculos XVI-XVII e XIX-XX utilizadas como complementos em conteúdos na sala de aula. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia]. Repositório Institucional da UFRB. https://www.ufrb.edu.br/mphistoria/images/Disserta%C3%A7%C3%B5es/Turma_2014/Agla_Mendes_de_Melo_Lessa.pdf

Molina, A. H. (2007). Ensino de história e imagens: possibilidades de pesquisa. Domínios da Imagem, 1(1), 15-29. http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/dominiosdaimagem/article/view/19265

Piccoli, V. (2005). O Brasil na Viagem Pitoresca e Histórica de Debret. Anais I encontro de História da Arte. Campinas, São Paulo, Brasil. https://www.ifch.unicamp.br/eha/atas/2004/PICCOLI,%20Valeria%20-%20IEHA.pdf

Rüsen, J. (1992). El desarrollo de la competencia narrativa en el aprendizaje histórico. Una hipótesis ontogenética relativa a la conciencia moral. Revista Propuesta Educativa, 4(7), 27-36.

Rüsen, J. (2001). Razão histórica. Teoria da história: fundamentos da ciência histórica. Editora Universidade de Brasília.

Siman, L. M. C. (2005). Representações e memórias sociais compartilhadas: Desafios para os processos de ensino e aprendizagem da História. Cadernos Cedes, 25(67), 348-364. https://doi.org/10.1590/S0101-32622005000300007

Downloads

Publicado

20.10.2020

Como Citar

Souza, V. G. de. (2020). Estudantes do ensino fundamental I e suas percepções sobre nativos brasileiros. Linhas Crí­ticas, 26, e32369. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32369

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.