Estudantes do ensino fundamental I e suas percepções sobre nativos brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32369

Palavras-chave:

Ensino de história, Nativos brasileiros, Ensino fundamental I

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados obtidos a partir de um bloco de aulas de história, ministrado a alunos do 5° ano do ensino fundamental I, que teve como tema principal a discussão sobre as percepções que os estudantes têm acerca das comunidades indígenas brasileiras e a promoção da quebra de estereótipos através da consciência histórica. Adotou-se como fontes pinturas de Jean Baptist-Debret, datadas do século XIX, e fotografias do século XXI, que mostram o nativo em contato com tecnologias contemporâneas. As aulas demonstraram que a mentalidade popular ainda enxerga os povos indígenas através de olhares coloniais e custa a entender seu lugar na sociedade contemporânea.

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Biografia do Autor

Victor Gustavo de Souza, Universidade Estadual Paulista, Brasil

Mestrando em História, linha Política: Ações e Representações, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus de Assis, com pesquisa financiada pela CAPES. Possui licenciatura em História pela mesma instituição (2018). E-mail: victor.assuntosacademicos@gmail.com

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Publicado

20.10.2020

Como Citar

Souza, V. G. de. (2020). Estudantes do ensino fundamental I e suas percepções sobre nativos brasileiros. Linhas Crí­ticas, 26, e32369. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32369

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