Gêneros textuais: entraves e perspectivas no trabalho escolar com a língua materna

Autores

  • Tânia Guedes Magalhães Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Ariane Alhadas Cordeiro Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Bruna dos Anjos da Costa Crespo Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v20i41.4270

Palavras-chave:

Programa de língua portuguesa, Gêneros textuais, Formação de professores

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de pesquisa cujo objetivo foi verificar a circulação e utilização de um documento em uma escola pública de Juiz de Fora. Tal documento foi construído em uma pesquisa anterior, e teve como eixo central os gêneros textuais na perspectiva do ISD (Bronckart, 1999; Schneuwly e Dolz, 2004). Adotamos como metodologia o estudo exploratório: escolhemos a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Após a aná- lise dos dados, percebemos uma lacuna na formação do corpo docente no que tange ao ensino de língua, bem como uma forte demanda para um momento de “assessoria” que contribuísse com a formação continuada de professores.

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Biografia do Autor

Tânia Guedes Magalhães, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense e professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Ariane Alhadas Cordeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Graduanda emLetras na Universidade Federal de Juiz de Fora e bolsista de Iniciação Científica do grupo FALE.

Bruna dos Anjos da Costa Crespo, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Graduanda em Letras na Universidade Federal de Juiz de Fora e bolsistas de Iniciação Científica do grupo FALE.

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Publicado

09.05.2014

Como Citar

Magalhães, T. G., Cordeiro, A. A., & Crespo, B. dos A. da C. (2014). Gêneros textuais: entraves e perspectivas no trabalho escolar com a língua materna. Linhas Crí­ticas, 20(41), 209–227. https://doi.org/10.26512/lc.v20i41.4270

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