Formación de profesores de la educación básica:avances y desafíos de la política reciente

Autores/as

  • Elisângela Alves da Silva Scaff Universidade Federal da Grande Dourados -UFGD

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v17i34.3824

Palabras clave:

PARFOR, Planificación Educacional, Política Educacional, Formaciónde Profesores

Resumen

El presente texto tiene como objeto el Plan Nacional de Formación de Profesores(PARFOR), en lo que concierne a los cursos de formación inicial. Propone un análisisdel referido plan y busca describir y estudiar su implantación e implementación en elestado de Mato Grosso do Sul teniendo como base principal los documentos oficialesde ámbito nacional, las informaciones del sitio electrónico que gestiona el proceso deinscripción y selección al PARFOR – Plataforma Freire, los datos disponibles por lasinstituciones involucradas en el plan así como también el Foro Permanente de Apoyoa la Formación Docente en Mato Grosso do Sul.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elisângela Alves da Silva Scaff, Universidade Federal da Grande Dourados -UFGD

doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudose Pesquisas Estado, Política e Gestão da Educação ”“ GEPGE. Publicações recentes: O modelo gerencial de gestão pública e sua aplicação na educação brasileira. In: LIMA, Paulo Gomes; FURTADO, Alessandra Cristina (Org.). Educação brasileira: interfaces e solicitações recorrentes. Dourados: UFGD, 2011.

Citas

ABRUCIO, Fernando Luiz. Os barões da federação: os governadores e a redemocratização brasileira.São Paulo: Hucitec, DCP/USP, 1998.

______. A dinâmica federativa da educação brasileira: diagnóstico e propostas de aperfeiçoamento.In: OLIVEIRA, Romualdo Portela de, SANTANA, Wagner. (Org.). Educação e federalismo no Brasil:combater as desigualdades, garantir a diversidade. Brasília: UNESCO, 2010.

BRASIL. Constituição Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: SenadoFederal, 1988.

______. Ministério da Educação. Resolução FNDE n°48. Estabelece orientações e diretrizes para concessão e pagamento de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes das instituições públicas de educação superior que atuam nos cursos especiais presenciais de primeira e segunda licenciatura e de formação pedagógica do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica, aserem pagas pelo FNDE. Brasília: 4 de setembro de 2009. 2009c.

______. Lei nº 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: 2006.

______. Lei nº 10.172.Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília: 2001.

______. Ministério da Educação/INEP. Sinopse da educação básica: Censo Escolar 2009. Brasilia:INEP, 2009d. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/basica/censo/Escolar/Sinopse/sinopse.asp>.Acesso em: 02 jul. 2010.

______. Ministério da Educação /INEP. Sinopse estatística sobre o professor:Censo Escolar 2009.Brasilia: INEP, 2009c. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/basica/censo/ Escolar/Sinopse/sinopse.asp>.Acesso em: 02de jul. 2010.

______. Ministério da Educação. CAPES. DEB. Edital nº 018/2010/CAPES:PIBID. Brasília: MEC/CAPES, 2010.

______. Ministério da Educação. Decreto nº 6.755.Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamentode Pessoal de Nível Superior-CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dáoutras providências. Brasília: 29 de janeiro de 2009.

______. Ministério da Educação. PDE. Portaria nº 09.Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. Brasília: MEC, 30 de junho de 2009. 2009b.

______. Ministério da Educação. Plataforma Freire. Disponível em http://freire.mec.gov.br (Acessadoem 20 de julho de 2010).

______. Ministério da Educação.Portaria nº 883. Estabelece as diretrizes nacionais para o funcionamento dos Fóruns Estaduais Permanentes de Apoio à Formação Docente. Brasília: 16 de setembrode 2009. 2009a.

______. Ministério da Educação. Resolução nº 1.Estabelece Diretrizes Operacionais para a implantação do Programa Emergencial de Segunda Licenciatura para Professores em exercício na Educação Básica Pública a ser coordenado pelo MEC em regime de colaboração com os sistemas de ensino e realizado por instituições públicas de Educação Superior. Brasília: 11 de fevereiro de 2009. 2009e.

______. Resolução CNE/CP nº 2. Dispõe sobre os programas especiais de formação pedagógica de docentes para as disciplinas do currículo do ensino fundamental, do ensino médio e da educação profissional em nível médio. Brasília: 26 de junho de 1997.

______. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP nº 1. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, cursode licenciatura, de graduação plena. Brasília: 18 de fevereiro de 2002.

FERREIRA, Fernando Ilídio. Reformas educativas, formação e subjectividades dos professores. Revista Brasileira de Educação,v. 13 n. 38, maio-ago. 2008.

FREITAS, Helena Costa Lopes de. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entreprojetos de formação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80 (Número Especial), 2002.

______. Política de formação de professores: a prioridade postergada. Educação e Sociedade,Campinas, v. 28, n. 100 (Número Especial), 2007.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estimativa de população 2009. Disponível em:<http://www.ibge.gov.br/estadosat/perfil.php?sigla=ms>. Acesso em: 12 jul. 2010.

MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado de Educação. Plano de Ações Articuladas.CampoGrande: SED/MS, 2009.

______. Decreto nº 12.834. Campo Grande: Diário Oficial de Mato Grosso do Sul, v. 31, n. 7.559, 8 out. 2009.

______. Decreto “P” nº 4.106. Campo Grande: Diário Oficial de Mato Grosso do Sul, v. 31, n. 7.568, 22out. 2009.

MOON, Bob. O papel das novas tecnologias da comunicação e da educação à distância para responder à crise global na oferta e formação de professores: uma análise da experiência de pesquisa e desenvolvimento. Educação e Sociedade,Campinas, v. 29, n. 104 (Especial), p. 791-814, out. 2008.

Publicado

2012-02-27

Cómo citar

Scaff, E. A. da S. (2012). Formación de profesores de la educación básica:avances y desafíos de la política reciente. Linhas Críticas, 17(34), 461–481. https://doi.org/10.26512/lc.v17i34.3824

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.