Formação de professores da educação básica: avanços e desafios das políticas recentes

Autores

  • Elisângela Alves da Silva Scaff Universidade Federal da Grande Dourados -UFGD

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v17i34.3824

Palavras-chave:

PARFOR, Planejamento Educacional, Política Educacional, Formaçãode Professores

Resumo

O presente texto tem como objeto o Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR), no que diz respeito aos cursos de formação inicial. Realiza uma análise do referido plano buscando descrever e analisar sua implantação e implementação no estado de Mato Grosso do Sul e tendo como principais fontes os documentos oficiais de âmbito nacional, informações do site eletrônico que gerencia o processo de inscrição e seleção ao PARFOR – Plataforma Freire, dados disponibilizados pelas Instituições envolvidas no plano e pelo Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente em Mato Grosso do Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisângela Alves da Silva Scaff, Universidade Federal da Grande Dourados -UFGD

doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudose Pesquisas Estado, Política e Gestão da Educação ”“ GEPGE. Publicações recentes: O modelo gerencial de gestão pública e sua aplicação na educação brasileira. In: LIMA, Paulo Gomes; FURTADO, Alessandra Cristina (Org.). Educação brasileira: interfaces e solicitações recorrentes. Dourados: UFGD, 2011.

Referências

ABRUCIO, Fernando Luiz. Os barões da federação: os governadores e a redemocratização brasileira.São Paulo: Hucitec, DCP/USP, 1998.

______. A dinâmica federativa da educação brasileira: diagnóstico e propostas de aperfeiçoamento.In: OLIVEIRA, Romualdo Portela de, SANTANA, Wagner. (Org.). Educação e federalismo no Brasil:combater as desigualdades, garantir a diversidade. Brasília: UNESCO, 2010.

BRASIL. Constituição Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: SenadoFederal, 1988.

______. Ministério da Educação. Resolução FNDE n°48. Estabelece orientações e diretrizes para concessão e pagamento de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes das instituições públicas de educação superior que atuam nos cursos especiais presenciais de primeira e segunda licenciatura e de formação pedagógica do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica, aserem pagas pelo FNDE. Brasília: 4 de setembro de 2009. 2009c.

______. Lei nº 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: 2006.

______. Lei nº 10.172.Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília: 2001.

______. Ministério da Educação/INEP. Sinopse da educação básica: Censo Escolar 2009. Brasilia:INEP, 2009d. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/basica/censo/Escolar/Sinopse/sinopse.asp>.Acesso em: 02 jul. 2010.

______. Ministério da Educação /INEP. Sinopse estatística sobre o professor:Censo Escolar 2009.Brasilia: INEP, 2009c. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/basica/censo/ Escolar/Sinopse/sinopse.asp>.Acesso em: 02de jul. 2010.

______. Ministério da Educação. CAPES. DEB. Edital nº 018/2010/CAPES:PIBID. Brasília: MEC/CAPES, 2010.

______. Ministério da Educação. Decreto nº 6.755.Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamentode Pessoal de Nível Superior-CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dáoutras providências. Brasília: 29 de janeiro de 2009.

______. Ministério da Educação. PDE. Portaria nº 09.Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. Brasília: MEC, 30 de junho de 2009. 2009b.

______. Ministério da Educação. Plataforma Freire. Disponível em http://freire.mec.gov.br (Acessadoem 20 de julho de 2010).

______. Ministério da Educação.Portaria nº 883. Estabelece as diretrizes nacionais para o funcionamento dos Fóruns Estaduais Permanentes de Apoio à Formação Docente. Brasília: 16 de setembrode 2009. 2009a.

______. Ministério da Educação. Resolução nº 1.Estabelece Diretrizes Operacionais para a implantação do Programa Emergencial de Segunda Licenciatura para Professores em exercício na Educação Básica Pública a ser coordenado pelo MEC em regime de colaboração com os sistemas de ensino e realizado por instituições públicas de Educação Superior. Brasília: 11 de fevereiro de 2009. 2009e.

______. Resolução CNE/CP nº 2. Dispõe sobre os programas especiais de formação pedagógica de docentes para as disciplinas do currículo do ensino fundamental, do ensino médio e da educação profissional em nível médio. Brasília: 26 de junho de 1997.

______. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP nº 1. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, cursode licenciatura, de graduação plena. Brasília: 18 de fevereiro de 2002.

FERREIRA, Fernando Ilídio. Reformas educativas, formação e subjectividades dos professores. Revista Brasileira de Educação,v. 13 n. 38, maio-ago. 2008.

FREITAS, Helena Costa Lopes de. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entreprojetos de formação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80 (Número Especial), 2002.

______. Política de formação de professores: a prioridade postergada. Educação e Sociedade,Campinas, v. 28, n. 100 (Número Especial), 2007.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estimativa de população 2009. Disponível em:<http://www.ibge.gov.br/estadosat/perfil.php?sigla=ms>. Acesso em: 12 jul. 2010.

MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado de Educação. Plano de Ações Articuladas.CampoGrande: SED/MS, 2009.

______. Decreto nº 12.834. Campo Grande: Diário Oficial de Mato Grosso do Sul, v. 31, n. 7.559, 8 out. 2009.

______. Decreto “P” nº 4.106. Campo Grande: Diário Oficial de Mato Grosso do Sul, v. 31, n. 7.568, 22out. 2009.

MOON, Bob. O papel das novas tecnologias da comunicação e da educação à distância para responder à crise global na oferta e formação de professores: uma análise da experiência de pesquisa e desenvolvimento. Educação e Sociedade,Campinas, v. 29, n. 104 (Especial), p. 791-814, out. 2008.

Downloads

Publicado

27.02.2012

Como Citar

Scaff, E. A. da S. (2012). Formação de professores da educação básica: avanços e desafios das políticas recentes. Linhas Crí­ticas, 17(34), 461–481. https://doi.org/10.26512/lc.v17i34.3824

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.