A educação infantil, o SAEB e o contexto gerado pela Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33949

Palavras-chave:

Educação infantil, Políticas de avaliação, Avaliação externa, Alfabetização, Covid-19

Resumo

Este artigo pretende discutir a inclusão da Educação Infantil no SAEB e o possível cenário gerado pela Covid-19. Sistematiza dados produzidos através de revisão bibliográfica. Discute essa inclusão a partir de documentos sobre o SAEB, sobre a Covid-19 e as pesquisas da área de avaliação. Chega à conclusão de que há um contexto anterior que pretende antecipar o processo de alfabetização para essa etapa. Leva em conta que tal necessidade pode parecer mais urgente no horizonte pós-pandemia, uma vez que o desafio de dar conta da questão da alfabetização pode aumentar consideravelmente, por conta da interrupção das atividades escolares presenciais.

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Biografia do Autor

Virgínia Louzada, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd), na linha de pesquisa "Infância, Juventude e Educação". Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Avaliação e Infâncias (GEPPAI). E-mail: virginialouzada.feuerj@gmail.com

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Publicado

09.11.2020

Como Citar

da Rocha Louzada, V. C. (2020). A educação infantil, o SAEB e o contexto gerado pela Covid-19. Linhas Crí­ticas, 26, e33949. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33949

Edição

Seção

Dossiê: Tempo de pausa ou de crise?

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