Epistemologia, emancipação e educação em perspectiva adorniana e decolonial

possíveis interseções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202137539

Palavras-chave:

Teoria crítica, Decolonialidade, Epistemologia, Emancipação, Educação

Resumo

Este artigo toca nas convergências e divergências entre algumas das ideias do teórico crítico Theodor Adorno e as de alguns pensadores decoloniais, além de examinar como esse encontro alberga o conceito de educação emancipatória. No decorrer do texto, um apanhado de conceitos centrais de Adorno será posto em diálogo com alguns dos postulados de pensadores da decolonialidade, com principal foco nas ideias de epistemologia, emancipação e educação. Realizando esse trabalho, espera-se entender no que Adorno corrobora a decolonialidade, no que esta ajuda a reexaminar na obra do filósofo alemão, e, enfim, vislumbrar o projeto de uma educação emancipatória com elementos de ambas as fontes.

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Biografia do Autor

Victor Hugo Oliveira Magalhães, Universidade Federal de Goiás, Brasil

Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2019). Doutorando em Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal Goiano. E-mail: victorvhom@hotmail.com

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Publicado

07.07.2021

Como Citar

Oliveira Magalhães, V. H. (2021). Epistemologia, emancipação e educação em perspectiva adorniana e decolonial: possíveis interseções. Linhas Crí­ticas, 27, e37539. https://doi.org/10.26512/lc27202137539

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