Reflexões em torno das noções de participação, resistência e ação coletiva a partir de crianças e jovens (apresentação)

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DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202138902

Resumo

Com muito entusiasmo, apresentamos o dossiê “Participações e resistências das infâncias e juventudes da América Latina: agência, protagonismo e mobilização coletiva”, concebido a partir das discussões geradas no âmbito da Rede latino-americana de pesquisa e reflexão com crianças e jovens (REIR). Trabalhando em uma perspectiva de articulação de pesquisadores no âmbito da América-Latina e contando com pesquisadores/as de língua espanhola e portuguesa, a REIR tem, como objetivo central, tornar visíveis as agências, os protagonismos e os co-protagonismos com as crianças e com os/as jovens, na perspectiva da transdisciplinaridade. Assim, este dossiê, que abre o diálogo para o debate, representa, ainda, espaço acadêmico para construção de vínculos e de alianças para visibilizar essa temática em favor de crianças e jovens.

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Biografia do Autor

Maria Lidia Bueno Fernandes, Universidade de Brasília, Brasil

Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo (2009), Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Líder do Grupo de Pesquisa Sujeitos, Territórios e a Construção do conhecimento. Membro da Rede Latino-americana de Pesquisa e Reflexão com meninas, meninos e jovens (REIR). E-mail: mlidia@unb.br

Angélica Rico Montoya, Instituto de Estudios Superiores Rosario Castellanos, México

Doutora em Pesquisa Educacional pela Universidade Veracruzana (2018). Professora pesquisadora do Instituto de Estudos Superiores Rosario Castellanos. Membro fundador da Rede Latino-americana de Pesquisa e Reflexão com meninas, meninos e jovens (REIR). Email: angelmayuk2001@yahoo.com.mx

Kathia Núñez Patiño, Universidad Autónoma de Chiapas, México

Doutorado em Pesquisa Educacional pelo Instituto de Pesquisa em Educação, Universidade Veracruzana (2018). Professora pesquisadora da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Autônoma de Chiapas (UNACH). Membro do Corpo Acadêmico “Infância e juventude em contextos de diversidade”. Membro fundador da Rede Latino-americana de Pesquisa e Reflexão com meninas, meninos e jovens (REIR). E-mail: kathia.nunez@unach.mx

Gialuanna Enkra Ayora Vázquez, Universidad Veracruzana, México

Doutora em Pesquisa Educacional pela Universidade Veracruzana (2018). Membro fundadora da Rede Latino-americana de Pesquisa e Reflexão com meninas, meninos e jovens (REIR) e da Rede Local pelos direitos de meninas, meninos e adolescentes em Veracruz (REDNNAVER). Professora da Faculdade de Sociologia da Universidade Veracruzana. E-mail: gialuanna@hotmail.com

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Publicado

23.08.2021

Como Citar

Fernandes, M. L. B., Rico Montoya, A., Núñez Patiño, K., & Ayora Vázquez, G. E. (2021). Reflexões em torno das noções de participação, resistência e ação coletiva a partir de crianças e jovens (apresentação). Linhas Crí­ticas, 27, e38902. https://doi.org/10.26512/lc27202138902

Edição

Seção

Dossiê: Participaciones y resistencias de las infancias y juventudes de AL