Reflexiones sobre las nociones de participación, resistencia y acción colectiva desde niñas, niños y jóvenes (presentación)
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc27202138902Resumen
Nos sentimos muy felices de presentar el dossier: "Participaciones y resistencias de niños y jóvenes en América Latina: agencia, protagonismo y movilización colectiva", concebido a partir de las discusiones generadas en el ámbito de la Red Latinoamericana de Investigación y Reflexión con Niños y Jóvenes (REIR). Trabajamos desde una perspectiva de articulación de investigadores dentro de América Latina, con el objetivo central de visibilizar las agencias, los protagonismos y co-protagonismos con niñas, niños y jóvenes, desde una perspectiva que busca transitar hacia la transdisciplinariedad.
Descargas
Citas
González, M. P., Corvalán, F., & Iglesias, J. L. (2021). Espacios lúdicos y territorios para niños y niñas: ludotecas en zonas vulnerables. Linhas Críticas, 27, e35311. https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/35311/28774
Nuñez, K., Ayora, G., & Torres, E. (2021). Bibliotecas comunitarias: dialogismo y colaboración con las niñeces para descolonizarnos. Linhas Críticas, 27, e35237. https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/35237/30327
Ramírez-Cabanzo, A. B. (2021). Del efecto phármakon a la reinvención de subjetividades infantiles en la cibercultura. Linhas Críticas, 27, e35058. https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/35058/29208
Corrêa, M. de S., & Fernandes, M. L. B. (2021). Vivências infantis nos territórios do Paranoá e Itapoã no Distrito Federal. Linhas Críticas, 27, e35202. https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/35202/29577
Accardo F., Colares, E., & Gouvea, C. (2021). Infâncias e agência política em ações coletivas e movimentos sociais latino-americanos. Linhas Críticas, 27, e35057. https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/35057/29613
Rico Montoya, A. (2021). Ser zapatista a los 4 años. Socialización y subjetivación de niños tseltales. Linhas Críticas, 27, e36961. https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/36961/30549
Barenco Corrêa de Mello, M., Moreira Lopes, J. J., & Carneiro Lima, M. F. (2021). Por que rimos das crianças? Linhas Críticas, 27, e35191. https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/35191/30424
Alvarez, L. F. (2021). Juventudes étnicas universitarias, procesos organizativos y espacios de incidencia en Monterrey, México. Linhas Críticas, 27, e35178. https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/35178/29131
Mira Tapia, A. (2021). Jóvenes indígenas y resignificaciones identitarias en la educación superior intercultural en México. Linhas Críticas, 27, e35328. https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/35328/29691
Narváez Aguilera, A. (2021). Subjetividades juveniles de la cultura callejera: participación y exclusión en Xalapa. Linhas Críticas, 27, e35205. https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/35205/29694
Mejía Pérez, R. F. (2021). Niñez indígena trabajadora migrante en contextos urbanos: participación, poder y resistencia. Linhas Críticas, 27, e35051. https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/35051/29012
Niño Vega, N. C. (2021). Habitando la escuela en contexto de violencia armada: negociaciones con su presencia. Linhas Críticas, 27, e35059. https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/35059/29566
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Maria Lidia Bueno Fernandes, Angélica Rico Montoya, Kathia Núñez Patiño , Gialuanna Enkra Ayora Vázquez

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Todas as publicações da revista Linhas Críticas serão licenciadas sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que qualquer pessoa tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
As pessoas autoras não podem revogar estes direitos desde que sejam respeitados os termos da licença.
Conforme os termos:
Atribuição — as pessoas leitoras devem atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. As pessoas leitoras podem fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
Sem restrições adicionais — as pessoas autoras não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Pessoas autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios préprint ou na sua página pessoal) qualquer ponto antes do envio da versão final do artigo à revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
