Replicar, publicar e perecer

produtivismo acadêmico no campo da Administração no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33889

Palavras-chave:

Produção acadêmica, Teoria Crítica, Administração, Mercadoria

Resumo

O objetivo deste ensaio é compreender a produção científica da área da Administração no Brasil como uma construção análoga à mercadoria. Considerando o pensamento marxista, descreve-se um paralelo entre os conceitos de trabalho e mercadoria em Marx que ajudam a refletir sobre a pesquisa e a publicação científica nacional. Os debates que consideram as interseções entre o produtivismo acadêmico, a autonomia de pensamento intelectual e o mimetismo internacional ainda são escassos, dessa forma trouxemos uma discussão sobre a área de Administração no Brasil, seus paradoxos e suas fragilidades. A principal contribuição deste ensaio é trazer uma perspectiva crítica para continuar a discussão sobre o produtivismo acadêmco.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo de Lima, Fundação Getulio Vargas, Brasil

Aluno do Doutorado em Administração da Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina. Economista pela Universidade Estadual de Londrina. Suas pesquisas incluem temas como sustentabilidade, identidade no trabalho e abordagem etnográfica em pesquisa. E-mail: carloseduardodelima@gmail.com

Caio César Coelho Rodrigues, Fundação Getulio Vargas, Brasil

Aluno do Doutorado em Administração da Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV). Mestre em Administração de Empresas pela da Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV) e Graduado em Administração pela ESALQ/USP. Tem interesse em pesquisa sobre corrupção e ética nas organizações. E-mail: caio.coelho.rodrigues@gmail.com

Jussara Jéssica Pereira, Fundação Getulio Vargas, Brasil

Aluna do Doutorado em Administração da Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV). Tem mestrado e graduação em Administração, pelas Universidades Federal de Lavras e Universidade Federal de Ouro Preto, respectivamente. Suas pesquisas incluem temas como responsabilidade corporativa, diversidade (gênero, raça e idade) e incentivo ao pensamento crítico em Administração. E-mail: jussarajpereira@gmail.com

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Publicado

04.11.2020

Como Citar

de Lima, C. E., Coelho Rodrigues, C. C., & Pereira, J. J. (2020). Replicar, publicar e perecer: produtivismo acadêmico no campo da Administração no Brasil. Linhas Crí­ticas, 26, e33889. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33889