Estudos e contribuições de Martha Nussbaum para a educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202140890

Palavras-chave:

Resenha, Educação, Martha Nussbaum

Resumo

A coletânea “Leituras sobre Martha Nussbaum e a Educação” (Fávero et al., 2021a), publicada pela editora CRV e organizada por Altair Alberto Fávero, Carina Tonieto, Evandro Consaltér e Junior Bufon Centenaro, tem como objetivo discutir a educação a partir do pensamento de Martha Nussbaum. A obra, composta por 18 capítulos, aborda o papel da educação para o fortalecimento da democracia, para o desenvolvimento humano, para a promoção das capacidades humanas e da justiça social global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidiane Limana Puiati Pagliarin, Universidade Federal da Fronteira Sul, Erechim, RS, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF) (2020). Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES/UPF). E-mail: lidiane.puiati@uffs.edu.br

Antônio Pereira dos Santos, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, Brasil

Mestrando em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Bolsista CAPES/PROSUC I. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES/UPF). E-mail: antoniops1993@gmail.com

Julia Costa Oliveira, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, Brasil

Graduanda em Licenciatura em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-CNPq). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES/UPF). E-mail: 181739@upf.br

Referências

Bechi, D., Trevisol, M. G., & Bilibio, R. A. (2021). A produção de conhecimento voltado para o mercado e a crise das humanidades: uma análise da Portaria MCTIC n. 1.122 a partir de Martha Nussbaum. Em A. A. Fávero, C. Tonieto, E. Consaltér, & J. B. Centenaro (Orgs.). Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação (pp. 257-274). CRV.

Cenci, A. V., Petry, C., & Casagranda, E. A. (2021). Emoções, vulnerabilidade e educação para um ethos democrático em Martha Nussbaum. Em A. A. Fávero, C. Tonieto, E. Consaltér, & J. B. Centenaro (Orgs.). Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação (pp. 159-171). CRV.

Centenaro, J. B., & Santos. A. P. (2021). O pensamento de Martha Nussbaum na pesquisa educacional brasileira: revisando teses e dissertações. Em A. A. Fávero, C. Tonieto, E. Consaltér, & J. B. Centenaro (Orgs.). Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação (pp. 237-255). CRV.

Copatti, C., Tramotina, C. C., & Sobrinho, S. C. (2021). Justiça, democracia e humanidades: reflexões para o ensino superior. Em A. A. Fávero, C. Tonieto, E. Consaltér, & J. B. Centenaro (Orgs.). Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação (pp. 205-219). CRV.

Fávero, A. A., Agostini, C., Uangna, E. M. L., & Rigoni, L. M. (2021f). Educação das emoções e formação humana: a imaginação narrativa na perspectiva de Nussbaum. Em A. A. Fávero, C. Tonieto, E. Consaltér, & J. B. Centenaro (Orgs.). Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação (pp. 173-188). CRV.

Fávero, A. A., Bukowski, C., & Centenaro, J. B. (2021c). Enfoque do desenvolvimento humano na construção de políticas educacionais com foco nas capacidades. Em A. A. Fávero, C. Tonieto, E. Consaltér, & J. B. Centenaro (Orgs.). Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação (pp. 61-78). CRV.

Fávero, A. A., Dalquiavon, G., Oliveira, J. C., & Faria, T. L. (2021g). A meritocracia que reforça a desigualdade: crítica às “medições” em Educação à luz da Teoria das Capacidades. Em A. A. Fávero, C. Tonieto, E. Consaltér, & J. B. Centenaro (Orgs.). Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação (pp. 275-289). CRV.

Fávero, A. A., Kapczynski, A. L., & Marques, M. (2021d). Direitos fundamentais e a justiça: a dimensão ética e política da teoria das capacidades. Em A. A. Fávero, C. Tonieto, E. Consaltér, & J. B. Centenaro (Orgs.). Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação (pp. 93-109). CRV.

Fávero, A. A., Silva, D. M., & Silva, A. S. (2021h). A filosofia e a pedagogia socrática como princípio educativo para o fortalecimento de capacidades humanas. Em A. A. Fávero, C. Tonieto, E. Consaltér, & J. B. Centenaro (Orgs.). Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação (pp. 307-323). CRV.

Fávero, A. A., Stefanello, F., & Rosa, F. N. da. (2021e). Interculturalidade e cidadania universal: o papel imprescindível das humanidades na perspectiva de Nussbaum. Em A. A. Fávero, C. Tonieto, E. Consaltér, & J. B. Centenaro (Orgs.). Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação (pp. 143-158). CRV.

Fávero, A. A., Tonieto, C., Consaltér, E., & Centenaro, J. B. (2021b). Políticas públicas e a efetivação das capacidades humanas: o papel central da educação. Em A. A. Fávero, C. Tonieto, E. Consaltér, & J. B. Centenaro (Orgs.). Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação (pp. 29-45). CRV.

Fávero, A. A., Tonieto, C., Consaltér, E., & Centenaro, J. B. (Orgs.). (2021a). Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação. CRV.

Leite, A. C. C., Simon, C., & Guerra, S. Z. (2021). Mulheres e educação: contribuições de Martha Nussbaum e as práticas escolares no Brasil. Em A. A. Fávero, C. Tonieto, E. Consaltér, & J. B. Centenaro (Orgs.). Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação (pp. 189-204). CRV.

López, A. S., & Roman, M. F. (2021). El revés de la cultura: el desvelo de las capacidades humanas y género. Em A. A. Fávero, C. Tonieto, E. Consaltér, & J. B. Centenaro (Org.). Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação (pp. 47-59). CRV.

Pagliarin, L. L. P., Marcelino, P. C., & Kohls, R. C. (2021). Docência na educação superior e as capacidades humanas em Nussbaum: para além da profissionalização e do pragmatismo economicista. Em A. A. Fávero, C. Tonieto, E. Consaltér, & J. B. Centenaro (Orgs.). Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação (pp. 221-235). CRV.

Pinheiro, A. P., & Sartori, J. (2021). A educação democrática em Nussbaum e a educação libertadora em Freire: relações e aproximações. Em A. A. Fávero, C. Tonieto, E. Consaltér, & J. B. Centenaro (Orgs.). Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação. (pp. 111-125). CRV.

Rocha, J., & Madaloz, M. A. M. (2021). Algumas indicações de convergências e divergências nos conceitos de formação humana entre as tradições da paideia, da bildung e os desafios da atualidade em Martha Nussbaum. Em A. A. Fávero, C. Tonieto, E. Consaltér, & J. B. Centenaro (Orgs.). Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação (pp. 291-306). CRV.

Silveira, C. L. A. dos., Estormovski, R. C., & Zardo, S. M. (2021). A função política da palavra para a formação do sujeito no mundo na visão de Nussbaum e Freire. Em A. A. Fávero, C. Tonieto, E. Consaltér, & J. B. Centenaro (Orgs.). Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação (pp. 127-142). CRV.

Zambam, N. J., & Martinelli, L. S. (2021). A abordagem das capacitações (capabilities) e a educação para a liberdade. Em A. A. Fávero, C. Tonieto, E. Consaltér, & J. B. Centenaro (Orgs.). Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação (pp. 79-91). CRV.

Publicado

06.12.2021

Como Citar

Pagliarin, L. L. P., Santos, A. P. dos, & Oliveira, J. C. (2021). Estudos e contribuições de Martha Nussbaum para a educação. Linhas Crí­ticas, 27, e40890. https://doi.org/10.26512/lc27202140890

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.