Docência, tecnologias e sociedade neoliberal

um diálogo com o professor Acir Mário Karwoski

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.26484

Palavras-chave:

Educação, Sociedade neoliberal, Mídias e tecnologia, Subjetividades

Resumo

Nesta entrevista a temática que envolve educação, tecnologias e sociedade neoliberal é o ponto central de discussão e reflexão. O propósito é trazer à tona problematizações sobre as controvertidas relações entre educação e tecnologias na sociedade conduzida pelo capitalismo global e neoliberalismo, além de seus efeitos na produção de subjetividades. Dialogar sobre esse tema é bastante instigante porque, ao olhar a partir de outras dimensões (perspectiva crítica e dialética), é possível desconstruir aspectos instaurados na academia com pontos e contrapontos que oportunizam críticas e debates. Para aprofundar esse campo de conhecimento, foi entrevistado o docente Acir Mário Karwoski (A. M. K.), que se destaca no cenário nacional pelos legados e pelas inúmeras produções científicas que possui.

Downloads

Biografia do Autor

Evandro Salvador Alves de Oliveira, Centro Universitário de Mineiros, Brasil

Doutor em Estudos da Criança pela Universidade do Minho (UMINHO - Portugal). Doutor em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professor Associado do Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES) e atualmente Diretor de Ensino e docente no curso de Educação Física. E-mail: evandro@unifimes.edu.br 

Júlio Henrique Cunha Neto, Universidade de Uberaba, Brasil

Doutor em Educação pela Uniube; Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triangulo Mineiro. Graduado em Matemática. Área de Investigação Educação. E-mail: julio_h_neto@hotmail.com

Henrique Carivaldo de Miranda Neto, Centro Universitário de Patos de Minas, Brasil

Doutorando em Educação pela Uniube; P´ró-Reitor de Pesquisa no Centro Universitário de Patos de Minas, UNIPAM; Mestre em Educação. Área de Investigação Educação. E-mail: profhenrique@unipam.edu.br

Sálua Cecílio, Universidade de Uberaba, Brasil

Doutora em Sociologia pela USP; coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba - UNIUBE; Área de Investigação Educação. E-mail: salua.cecilio@uniube.br

Referências

Barreto, R. G. A. (2012). Recontextualização das tecnologias da informação e da comunicação na formação e no trabalho docente. Educação e Sociedade. Campinas, 33(121), 985-1002. https://doi.org/10.1590/S0101-73302012000400004

Chaquime, L. P., & Mill, D. (2016). Dilemas da docência na educação a distância: um estudo sobre o desenvolvimento profissional na perspectiva dos tutores da Rede e-Tec Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 97(245), 117-130. https://doi.org/10.1590/S2176-6681/361514036

Tardif, M. (2010). Os saberes dos professores. In: Oliveira, D. A.; Duarte, A. M. C.; Vieira, L. M. F. Dicionário de trabalho, profissão e condição docente. Ed. UFMG.

Downloads

Publicado

04.08.2020

Como Citar

Alves de Oliveira, E. S., Cunha Neto, J. H., Carivaldo de Miranda Neto, H., & Cecílio, S. (2020). Docência, tecnologias e sociedade neoliberal: um diálogo com o professor Acir Mário Karwoski. Linhas Crí­ticas, 26, e26484. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.26484

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.