Uma experiência em educação matemática no oriente: educadores pensando matemática no Timor-Leste

Authors

  • Cleonice Terezinha Fernandes Soroban/MEC/SEESP
  • Eliana Moreira Universidade de Mogi das Cruzes
  • Luiz Antonio Bernadino da Silva
  • Raimundo Santos de Castro Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão
  • Sandra Rodrigues de Sá Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v11i21.3258

Keywords:

Educação matemática;, Etnomatemática;, Psicologia da matemática;, Algoritmos

Abstract

O presente relato de experiência trata da descrição da Semana da Matemática, ocorrida no Timor-Leste em 2005. Ela é parte integrante do Projeto Piloto de Capacitação de Professores de Matemática, coordenado pelo Prof. Dr. Chateaubriand Nunes Amâncio, a partir da parceria do World Bank com o Ministério da Educação, Cultura, Juventude e Desporto do Timor-Leste. A essa Semana agregou-se o grupo de professores de Matemática da Missão Brasileira de Cooperação Técnico Educacional/Programa de Capacitação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste. Expressa a visão de tal grupo no contexto da elucidação dos impasses e desdobramentos metodológicos ocorridos durante o evento. Desenvolvida na perspectiva da Educação Matemática, a Semana possibilitou um olhar crítico de descobrimento de novas possibilidades, passando a se constituir num referencial para o trabalho que o grupo desenvolverá no Timor-Leste.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cleonice Terezinha Fernandes, Soroban/MEC/SEESP

Licenciada em Biologia pela Universidade Federal do Mato Grosso; Membro da Comissão Brasileira de Estudos e Pesquisas de Soroban/MEC/SEESP

Eliana Moreira, Universidade de Mogi das Cruzes

Licenciada em Matemática pela Universidade de Franca; Bacharelada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Mogi das Cruzes

Luiz Antonio Bernadino da Silva

Licenciado em Matemática pela Universidade de Pernambuco; Professor de Matemática da Secretaria de Educação do Estado de Rondônia.

Raimundo Santos de Castro, Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão

Licenciado em Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão

Sandra Rodrigues de Sá, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro

References

AMÂNCIO, Chateaubriand Nunes. Relatório Educação Matemática em Timor-Leste.Fundamental School Quality Project/MECJD Timor-Leste, 2005.

BASSANEZI, Rodney. Introdução à modelagem matemática. Relatório Técnico do IME,Campinas: Unicamp, 1999.

CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2000.

BROUSSEAU, G. Os diferentes papéis do professor. In: PARRA, C. (Org.). Didática damatemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996, p..

CARRAHER, Terezinha; SCHLIEMANN, Ana Lúcia; CARRAHER, David. Na vida dez, naescola zero. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

CONVITE À FILOSOFIA ”“ Sítio de Filosofia. Disponível em: http://geocities.yahoo.com.br/mcrost02/index.htm. Acesso em: 05 jun. 2005.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática. São Paulo: Ática, 1998.

______. Da realidade à ação: reflexões sobre educação matemática. Campinas: Summus, 1986.

______. Educação para uma sociedade em transição. São Paulo: Papirus, 1999.

______. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 1997.

IFRAH, Georges. Las Cifras: historia de una gran invención. Alianza Editorial, 1998.

KAMII, Constance. A criança e o número. São Paulo: Papirus, 1987.

KLINE, Morris. O fracasso da matemática moderna. São Paulo: Ibrasa, 1996.

LAKATOS, Eva; MARCONI, Marina. Metodologia do trabalho científico. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

______. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

MACHADO, Nilson José. Matemática e realidade. São Paulo: Cortez, 1987.

MULYANA, A. Z. Pintar Berhitung. Matematika. Untuk SD Kelas VI; Berdasarkan kurikulum1994 yang disempurnakan.PARRA, C. et al. Didática da matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

PINTO, Neuza B. O erro como estratégia didática: estudo do erro no ensino da matemática ele-mentar. Campinas: Papirus, 2000.

PIAGET, Jean. Fazer e compreender. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

PITOMBEIRA, João. Avaliação e perspectivas da área de ensino de Matemática no Brasil. EmAberto, Brasília, n. 62, p. 74-88, 1994.

PIRES, C. M. C. Currículos de matemática: da organização linear à idéia de rede. São Paulo:FTD, 2000.

REVISTA VISÃO ”“ SUPLEMENTO ESPECIAL: edição comemorativa da Independência doTimor-Leste. n. 480, 16 maio 2002.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ”“ SBEM. Página institu-cional. Disponível em: http://www.sbem.com.br. Acesso em: 30 maio 2005.

THOMAZ, Luís Filipe F. R. Babel Loro Sa`e ”“ O problema lingüístico de Timor-Leste (ColeçãoCadernos Camões). Lisboa: Instituto Camões, 2002.

TIMOR-LESTE. Constituição da República Democrática do Timor-Leste, 2002.

______. Ministério da Educação, Cultura, Juventude e Desporto. Currículo do Ensino Primário”“ Programa de Matemática, 2004a.

______. Ministério da Educação, Cultura, Juventude e Desporto. Resoluções do I CongressoNacional de Educação, 2003.

______. Ministério da Educação, Cultura, Juventude e Desporto. Projeto de (Re)estruturação doInstituto de Formação Contínua de Professores, 2005.

______. Ministério do Desenvolvimento e do Meio Ambiente. Secretaria de Estado do Turismo,Ambiente e Investimento. Descubra a mais nova nação do mundo. CD-Rom Multimídia.Concepção: Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, 2004b.

VELADAS, Antonio. Timor: terra sentida. Bilíngüe. Lisboa: Publicações Europa-América, 2001.

Published

2006-03-31

How to Cite

Fernandes, C. T., Moreira, E., Silva, L. A. B. da, Castro, R. S. de, & Sá, S. R. de. (2006). Uma experiência em educação matemática no oriente: educadores pensando matemática no Timor-Leste. Linhas Críticas, 11(21), 303–316. https://doi.org/10.26512/lc.v11i21.3258

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.