Avaliação

a relação entre significado, concepção e procedimentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.34246

Palavras-chave:

Trabalho, Educação, Avaliação escolar

Resumo

O presente artigo resulta de um estudo teórico sobre a avaliação. Partiu de pesquisadores que constituem leitura clássica sobre a temática e produções recentes que apresentam uma visão crítica sobre o ato de avaliar. Propôs-se compreender o significado da avaliação com aporte na Teoria Histórico-Cultural que tem no Materialismo Histórico-Dialético os fundamentos para compreender a constituição da psique humana. Constatou-se que o significado da avaliação é proveniente dos processos de trabalho - atividade que marca o desenvolvimento humano. A avaliação educacional é condizente com os fins estabelecidos para a educação e a concepção de avaliação é definidora dos procedimentos avaliativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Brunetto Pertile, Instituto Federal do Paraná, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2019). Membro do grupo de pesquisa Desenvolvimento, aprendizagem e educação (UEM) e líder do grupo de estudos e pesquisa em Educação Especial e Inclusão Escolar (IFPR). E-mail: eliane.pertile@ifpr.edu.br

Nerli Nonato Ribeiro Mori, Universidade Estadual de Maringá, Brasil

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1997). Membro do grupo de pesquisa Desenvolvimento, aprendizagem e educação. E-mail: nnrmori@uem.br

Referências

Antunes, R., & Alves, G. (2004). Mutações no mundo do trabalho na era da mundialização do capital. Educação e Sociedade, 25(87), 335-351. https://doi.org/10.1590/S0101-73302004000200003

Carvalho, W. L. (2016). Tessituras da formação em avaliação educacional: os desafios à cultura de avaliação e a busca por uma educação crítico – reflexiva. [Tese de Doutorado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional UFC. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19680

Fernandes, D. (2019). Avaliações externas e aprendizagens dos alunos: uma reflexão crítica. Linhas Críticas, 25, e24579. https://doi.org/10.26512/lc.v25i0.24579

Frigotto, G. (1999). Educação e a crise do capitalismo real (3. Ed.). Cortez.

Frigotto, G. (2005). Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. Em G. Frigotto, M. Ciavatta, & M. Ramos. Ensino médio integrado: concepção e contradições (pp. 57-82). Cortez.

Gasparin, J. L. (2011). Avaliação na perspectiva histórico-crítica. Congresso Nacional de Educação - Educere. Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Gentilli, P. (2005). Três teses sobre a relação Trabalho e Educação em tempos de Neoliberalismo. Em J. C. Lombardi, & D. Saviani. Capitalismo, Trabalho e Educação (pp. 45-60). Autores Associados.

Ianni, O. (2005). O Cidadão do Mundo. Em J. C. Lombardi, & D. Saviani. Capitalismo, Trabalho e Educação (pp. 27-34). Autores Associados.

Jesus, B. (2015). Fundamentos da avaliação educacional: trabalho alienado ou trabalho criativo? [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional UFC. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18923

Leontiev, A. N. (1978). O desenvolvimento do psiquismo. Livros Horizonte.

Libâneo, J. C. (2002). Democratização da Escola Pública - A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. Edições Loyola.

Luckesi, C. C. (2002). Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. Cortez.

Luckesi, C. C. (2005). Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. Malabares Comunicação e Eventos.

Lukács, G. (1981). Per l’ontologia dell ‘essere socile II. Riuniti.

Mészáros, I. (2005). A educação para além do capital. Boitempo.

Pinto, W. L. (2016). Avaliação da aprendizagem na perspectiva do sujeito histórico cultural. [Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de Goiás]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3516

Saviani, D. (2007). Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100012

Saviani, D. (2011). Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Autores Associados.

Silva, D. M. (2016). Avaliação da Gestão em Escolas da Rede Pública Municipal de Fortaleza-CE. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional UFC. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19246

Silveira, D. V. (2019). Avaliação da aprendizagem dos conteúdos escolares: concepções, tendências e problematizações. [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Maringá]. Programa de Pós-Graduação em Educação - UEM. http://www.ppe.uem.br/dissertacoes/2019/2019%20-%20Deli%20Silveira.pdf

Zanardini, J. B. (2008). Ontologia e Avaliação da Educação Básica no Brasil (1990-2007). [Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório Institucional UFSC. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91269

Downloads

Publicado

08.12.2020

Como Citar

Brunetto Pertile, E., & Nonato Ribeiro Mori, N. (2020). Avaliação: a relação entre significado, concepção e procedimentos. Linhas Crí­ticas, 26, e34246. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.34246

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.