Inclusão escolar de sujeitos com deficiência visual na rede regular de ensino brasileira: revisão sistemática

Autores

  • José Carlos Leitão Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro
  • Cleonice Terezinha Fernandes Universidade de Cuiabá

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v17i33.3726

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Deficiência visual, Ensino aprendizagem especiais, Revisão sistemática

Resumo

A revisão sistemática é um importante processo metodológico que faz a síntese dos estudos acerca de determinado tema, bem como mostra as lacunas para possíveis investigações. O presente estudo teve como objetivo revisar a literatura sobre estudos na área da inclusão de sujeitos com deficiência visual na rede regular de ensino brasileira. Foram utilizados descritores em língua portuguesa: “inclusão na educação”, “educação inclusiva”, “deficiência visual”, “deficientes da visão”, “educação dos cegos”, e encontradas 452 publicações em bases de dados eletrônicas, lista de referências e comunicação pessoal. Após avaliação, 11 estudos preencheram os critérios de inclusão. A revisão revelou: um reduzido número de artigos que discute metodologias de ensino e estudos experimentais; predominância de estudos de caso e descritivos, com ênfase na mostra dos serviços e percepção dos profissionais; inúmeras variáveis passíveis de futuras investigações; e maior concentração de pesquisas sobre políticas públicas de inclusão na região sudeste do Brasil.

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Biografia do Autor

José Carlos Leitão, Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro

Doutorado em Ciências do Desporto, bacharel em Educação Física e Psicologia. Docente em Metodologias de Investigação e Estatística em Ciências do Desporto, Exercício e Saúde da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro ”“ UTAD, Portugal. Publicação recente: Young people’s spare time. Family’s representations (Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, vol 10, nº1, 2010).  

Cleonice Terezinha Fernandes, Universidade de Cuiabá

Doutoranda da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD, Portugal e bolsista da FAPEMAT. Professora da Universidade de Cuiabá - UNIC e do Colégio Salesiano São Gonçalo numa classe inclusiva de deficiência visual. Publicação recente: Manual de Técnicas Operatórias para Pessoas com Deficiência Visual (MEC, 2009).  

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Publicado

13.12.2011

Como Citar

Leitão, J. C., & Fernandes, C. T. (2011). Inclusão escolar de sujeitos com deficiência visual na rede regular de ensino brasileira: revisão sistemática. Linhas Crí­ticas, 17(33), 273–289. https://doi.org/10.26512/lc.v17i33.3726

Edição

Seção

Dossiê: Educação Especial Inclusiva

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