Contação de história e infâncias

as narrativas (re)inventam-se

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202139147

Palavras-chave:

Educação, Contação de história, Criação

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa científica e tem como objetivo analisar as narrativas infantis, pautadas em uma oficina de contação de história, a fim de entendê-la não somente como recurso pedagógico, mas também como fruidora de processos criativos, imagéticos e autorais. A pesquisa aconteceu em um colégio, vinculado a uma universidade comunitária, com 12 crianças da Educação Infantil (de 4 a 5 anos), durante um semestre, tendo a narrativa como abordagem metodológica. Os processos/resultados apontaram que a contação de história fortaleceu vínculos afetivos, a escuta e o sentido de autoria, evidenciando a experiência estética como mobilizadora nos processos cognitivos e sensíveis.

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Biografia do Autor

Silvia Sell Duarte Pillotto, Universidade da Região de Joinville, Joinville, SC, Brasil

Pós-doutorado pela Universidade do Minho (2008), Braga/Portugal. Professora e pesquisadora em cursos de Graduação e Pós-Graduação em Educação da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Líder/Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação (NUPAE). E-mail: pillotto0@gmail.com

Luiza Corrêa Cunha , Universidade da Região de Joinville, Joinville, SC, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) (2021). Docente em Educação Infantil no Colégio UNIVILLE. Contadora de história no Colégio UNIVILLE e em eventos culturais. Pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação (NUPAE/UNIVILLE) e no Programa Institucional de Literatura Infantil Juvenil (PROLIJ/UNIVILLE). E-mail: luiza.c@hotmail.com

Eliana Stamm, Universidade da Região de Joinville, Joinville, SC, Brasil

Especialização em Prática Social da Arte (ECA/USP) (1985). Professora e pesquisadora Sênior da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) no curso de Licenciatura em Artes Visuais. Participante do Grupo: Barro e Expressão. Pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação (NUPAE/UNIVILLE). E-mail: elianastamm@gmail.com

Berenice Rocha Zabbot Garcia, Universidade da Região de Joinville, Joinville, SC, Brasil

Doutora em educação (PUC/São Paulo) (2012). Professora e pesquisadora no Curso de Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Coordena o Programa de Extensão de Literatura Infantil Juvenil (PROLIJ/UNIVILLE). E-mail: berenice.rocha@univille.br

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Publicado

16.12.2021

Como Citar

Pillotto, S. S. D., Cunha , L. C., Stamm, E., & Garcia, B. R. Z. (2021). Contação de história e infâncias: as narrativas (re)inventam-se. Linhas Crí­ticas, 27, e39147. https://doi.org/10.26512/lc27202139147

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