A integração de TDICs na prática de ensino de professores de línguas estrangeiras: análise do conhecimento tecnológico pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v15i2.1460Palavras-chave:
TPACK;, TDIC;, Ensino de línguas.Resumo
Resumo
Acreditando que a integração de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na prática de ensino dos professores de línguas estrangeiras é necessária, utilizamos o modelo TPACK, que propõe a integração dos conhecimentos tecnológico e pedagógico no ensino, para verificar em que medida os professores conseguiram utilizar as TDICs de forma adequada ao modelo TPACK em seus planos de aulas. O curso: “O uso de novas e velhas tecnologias em sala de língua estrangeira (NoVeTeLe)” foi ofertado como extensão para professores, em um ambiente virtual (Moodle), sendo mediado por três docentes formadores. Como atividade final, foi proposta a elaboração de planos de aulas que incluíssem as TDICs na prática de ensino. Fizemos, portanto, uma análise qualitativa e indutiva desses planos de aulas de acordo com o modelo TPACK para sabermos como os professores utilizaram a integração dos conhecimentos. Os resultados mostraram que ainda existe uma deficiência em incluir as ferramentas tecnológicas em sala de aula.
Palavras-chave: TPACK. TDIC. Ensino de línguas.
Abstract
Believing that the integration of digital information and communication technologies (DICTs) in the teachers practice of teaching a foreign language is necessary, it was used the TPACK model, which proposes the integration of technological and pedagogical knowledge in teaching to check to what extent the teachers were able to use the DICTs properly in their lesson plans. The course: "the use of new and old technologies in a foreign language class (NoVeTeLe)" was offered as an extension course to teachers in a virtual environment (Moodle), being mediated by three trainers teachers. As a final activity, it was proposed to develop lesson plans that included the DICTs in teaching practice. Therefore, we did a qualitative and inductive analysis of these lesson plans according to the model TPACK to know how the teachers used the integration of technological and pedagogical knowledge. The results showed that there is still a deficiency when including technological tools in the class.
Keywords: TPACK; DICTs; Language teaching.
Downloads
Referências
ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes Editores, 1993. 74p.
______. (Org.) O professor de língua estrangeira em formação. Campinas: Pontes Editores, 2005. 184p
ARAÚJO, M. I. Uma abordagem sobre as tecnologias da informação e da comunicação na formação do professor. In: MERCADO, L.; KULLOK, M. Formação de professores: política e profissionalização. Maceió: Edufal, 2004.
BROWN, H. D. English Language teaching in the Post-Methode Era: toward better diagnosis, treatment and assessment. In: RICHARDS, J. C. RENANDYA, W. A. Methodology in language teaching: an anthology of current practice. Cambridge: CUP, 2002.
ERTMER, P. A. et al. Facilitating technology-enhanced PBL in the K-12 classroom: an examination of how and why teachers adapt. International Journal of Learning Technology ,v. 20, n. 1, p. 35-54, 2009.
KENSKI, V. M. Das salas de aula aos ambientes virtuais de aprendizagem. In: CONGRESSO NACIONAL DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 12., 2005, Florianópolis. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/030tcc5.pdf>. Acesso em: 31 dez. 2015.
KOEHLER, M. J.; MISHRA, P. What is technological pedagogicalcontent knowledge. Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, v. 9, n. 1, p. 60-70, 2009.
KUMARAVADIVELU, B. Beyong methods: macrostrategies form languageteaching. New Haven; London: Yale University, 2003. p.23-43.
_______. Understanding language teaching: from method to postmethod. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers, 2006, p.161-174
LIMA, M. F. Formação dos professores para a inserção das mídias em sala de aula: uma proposta de ação, reflexão e transformação. HOLOS, ano 29, v. 3, p. 100-110, 2013. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/727/694>. Acesso em: 23 nov. 2016.
MORAN, J. M. A contribuição das tecnologias para uma educação inovadora. Contrapontos, v. 4, n. 2, p. 347-356, 2004.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed,2000.
RIBEIRO, R. Dez princípios sobre professores e formação de professores. Trajetórias e perspectivas da formação de educadores. São Paulo: Editora Unesp, 2004. p. 120-126.
ROZENFELD,C.C.F.;VIANA,N.Planejamento de aula: uma reflexão sobre o papel do livro didático e as fases da aula. VI BRASILIANISCHER DEUTSCHLEHRERKONGRESS/I LATEINAMERIKANISCHER DEUTSCHLEHRERKONGRESS, 6., 2006. São Paulo. Anais...São Paulo, 2006
ROZENFELD,C.C.F.; VELOSO, F. S. O uso de recursos digitais e os objetivos pedagógicos em planejamentos de aula: análise de consonâncias e dissonâncias em um curso para professores de línguas estrangeiras. CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2., 2014. Águas de Lindóia. Anais...Águas de Lindóia, 2014
SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-27, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.