Proposta de ensino das Partículas Modais doch e halt na série How to Sell Drugs Online (Fast):

uma análise com base na abordagem minimalista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v23i1.52299

Palavras-chave:

partículas modais alemãs, série no ensino de línguas, materiais autênticos

Resumo

Este artigo discute como as Partículas Modais (PMs) podem ser integradas em um contexto didático com o uso de exemplos contextualizados da série How to Sell Drugs Online (Fast) (HTSDO)(F) da Netflix. O ensino de elementos pragmáticos altamente sensíveis ao contexto e sem equivalentes diretos em outros idiomas, como é o caso das PMs, apresenta um grande desafio para os diferentes ambientes de ensino-aprendizagem Alemão como Língua Adicional (ALA) (WEYDT, 2010). Ademais, na área a presença de materiais didáticos especializados ainda é insipiente (AQUINO, 2023b). Este trabalho tem o objetivo de oferecer propostas e estratégias de ensino para as PMs doch e halt com embasamento na abordagem minimalista (DIEWALD; KRESIĆ; BATINIĆ, 2017), isto é, relacionado à função nuclear de cada PM com o seu significado no contexto da série. Por fim, apresentaremos uma sequência didática com atividades de recepção e produção baseadas em exemplos autênticos e exercícios para discussão. O presente artigo visa, portanto, contribuir de maneira relevante para o ensino das PMs através de estratégias didáticas metalinguísticas que possam motivar e engajar estudantes no seu processo de aprendizagem de ALA.

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Biografia do Autor

Marceli Aquino, Universidade de São Paulo

Licenciada em Letras Alemão - Português pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Assis (2009). Mestre em Linguística Aplicada, subárea de Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com bolsa CAPES (2012). Atuou como professora de Língua Alemã no Centro de Extensão (CENEX) da UFMG (2010 - 2012). Doutora em Linguística Aplicada, subárea de Estudos da Tradução pela UFMG (2016) com bolsa CAPES - REUNI. Trabalhou como pesquisadora bolsista no LETRA (Laboratório Experimental de Tradução) (2012 - 2016). Lecionou em disciplinas da graduação do programa Português Língua Adicional, oferecida pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG (2012 - 2014). Realizou o Estágio Sanduíche de doutorado com bolsa da Capes (PDSE) na Ludwig Maximilians Universität München (LMU), Alemanha (2014 - 2015). Em 2021 recebeu o Prêmio Internacional Jacob- und Wilhelm Grimm Förderpreis do DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst). Atualmente é Docente de Língua e Linguística Alemã no Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (USP), Editora Chefe da Revista Pandaemonium Germanicum e Vice Diretora do Centro Interdepartamental de Línguas. Autora do Livro Didático de ensino de Alemão para o Contexto Acadêmico - Zeitgeist, para o qual obteve financiamento Chamada CNPq/MCTI N 10/2023 - UNIVERSAL. Faz parte das Comissões Científicas do: Congresso Brasileiro de Professores de Alemão da Associação Brasileira de Professores de Alemão (ABraPA); Seminário e Revista do GEL. Tem experiência nas áreas de Linguística Aplicada, com foco em pragmática, ensino e perspectivas contrastivas; Estudos Interculturais; Ensino e Aprendizagem de Alemão e Português como Língua Adicional em contexto universitário; Análise e Elaboração de Materiais Didáticos para o ensino de Línguas Adicionais. 

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Publicado

2024-09-27

Como Citar

Aquino, M. (2024). Proposta de ensino das Partículas Modais doch e halt na série How to Sell Drugs Online (Fast):: uma análise com base na abordagem minimalista. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 23(1), AG2. https://doi.org/10.26512/rhla.v23i1.52299

Edição

Seção

Artigos