A integração de TDICs na prática de ensino de professores de línguas estrangeiras: análise do conhecimento tecnológico pedagógico

Autores

  • Michelli Godoy Delmonico UNESP - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara / Programa de Pós-Gradução em Linguística e Língua Portuguesa
  • Cibele Cecílio de Faria Rozenfeld Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. Rodovia Araraquara Jaú-Km 1 Machados 14800901 - Araraquara, SP - Brasil Telefone: (16) 33346200

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v15i2.1460

Palavras-chave:

TPACK;, TDIC;, Ensino de línguas.

Resumo

Resumo

Acreditando que a integração de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na prática de ensino dos professores de línguas estrangeiras é necessária, utilizamos o modelo TPACK, que propõe a integração dos conhecimentos tecnológico e pedagógico no ensino, para verificar em que medida os professores conseguiram utilizar as TDICs de forma adequada ao modelo TPACK em seus planos de aulas. O curso: “O uso de novas e velhas tecnologias em sala de língua estrangeira (NoVeTeLe)” foi ofertado como extensão para professores, em um ambiente virtual (Moodle), sendo mediado por três docentes formadores. Como atividade final, foi proposta a elaboração de planos de aulas que incluíssem as TDICs na prática de ensino. Fizemos, portanto, uma análise qualitativa e indutiva desses planos de aulas de acordo com o modelo TPACK para sabermos como os professores utilizaram a integração dos conhecimentos. Os resultados mostraram que ainda existe uma deficiência em incluir as ferramentas tecnológicas em sala de aula.

Palavras-chave: TPACK. TDIC. Ensino de línguas.

 

Abstract

Believing that the integration of digital information and communication technologies (DICTs) in the teachers practice of teaching a foreign language is necessary, it was used the TPACK model, which proposes the integration of technological and pedagogical knowledge in teaching to check to what extent the teachers were able to use the DICTs properly in their lesson plans. The course: "the use of new and old technologies in a foreign language class (NoVeTeLe)" was offered as an extension course to teachers in a virtual environment (Moodle), being mediated by three trainers teachers. As a final activity, it was proposed to develop lesson plans that included the DICTs in teaching practice. Therefore, we did a qualitative and inductive analysis of these lesson plans according to the model TPACK to know how the teachers used the integration of technological and pedagogical knowledge. The results showed that there is still a deficiency when including technological tools in the class.

Keywords: TPACK; DICTs; Language teaching.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelli Godoy Delmonico, UNESP - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara / Programa de Pós-Gradução em Linguística e Língua Portuguesa

Michelli de G. Del Monico é aluna de mestrado do curso de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista (Araraquara). Possui graduação em Letras (Inglês) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2014). Possui projeto de pesquisa sobre as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na aprendizagem autônoma de língua inglesa. Possui formação complementar na área de educação infantil e experiência em ensino de língua inglesa em escolas de idiomas.

Cibele Cecílio de Faria Rozenfeld, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. Rodovia Araraquara Jaú-Km 1 Machados 14800901 - Araraquara, SP - Brasil Telefone: (16) 33346200

É licenciada em Letras (Português/Inglês), mestre em Línguística pela UFSCAR, doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras da Unesp-Araraquara (FCLAr) e possui Pós-doutorado na UFSCAR. Trabalhou por um ano como Teacher Assistent na University of Missouri, onde orientou professores de LE e realizou workshops sobre o ensino comunicativo. Atua como docente na Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) em Araraquara/SP no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa (PPGLLP) e na graduação (no conjunto de disciplinas ?Língua Alemã?) . Atua ainda como coordenadora de área no projeto de extensão CEL/FCLAR e como coordenadora geral no projeto de Extensão Novas Linguagens e Tecnologias por meio de uma educação sensivel e no subprojeto PIBID-Letras/alemão. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada (com ênfase em temas como crenças, ensino intercultural, ensino de línguas mediado por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Ensino e Aprendizagem de alemão) e Formação de Professores de Línguas Estrangeiras.

Referências

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes Editores, 1993. 74p.

______. (Org.) O professor de língua estrangeira em formação. Campinas: Pontes Editores, 2005. 184p

ARAÚJO, M. I. Uma abordagem sobre as tecnologias da informação e da comunicação na formação do professor. In: MERCADO, L.; KULLOK, M. Formação de professores: política e profissionalização. Maceió: Edufal, 2004.

BROWN, H. D. English Language teaching in the Post-Methode Era: toward better diagnosis, treatment and assessment. In: RICHARDS, J. C. RENANDYA, W. A. Methodology in language teaching: an anthology of current practice. Cambridge: CUP, 2002.

ERTMER, P. A. et al. Facilitating technology-enhanced PBL in the K-12 classroom: an examination of how and why teachers adapt. International Journal of Learning Technology ,v. 20, n. 1, p. 35-54, 2009.

KENSKI, V. M. Das salas de aula aos ambientes virtuais de aprendizagem. In: CONGRESSO NACIONAL DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 12., 2005, Florianópolis. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/030tcc5.pdf>. Acesso em: 31 dez. 2015.

KOEHLER, M. J.; MISHRA, P. What is technological pedagogicalcontent knowledge. Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, v. 9, n. 1, p. 60-70, 2009.

KUMARAVADIVELU, B. Beyong methods: macrostrategies form languageteaching. New Haven; London: Yale University, 2003. p.23-43.

_______. Understanding language teaching: from method to postmethod. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers, 2006, p.161-174

LIMA, M. F. Formação dos professores para a inserção das mídias em sala de aula: uma proposta de ação, reflexão e transformação. HOLOS, ano 29, v. 3, p. 100-110, 2013. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/727/694>. Acesso em: 23 nov. 2016.

MORAN, J. M. A contribuição das tecnologias para uma educação inovadora. Contrapontos, v. 4, n. 2, p. 347-356, 2004.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed,2000.

RIBEIRO, R. Dez princípios sobre professores e formação de professores. Trajetórias e perspectivas da formação de educadores. São Paulo: Editora Unesp, 2004. p. 120-126.

ROZENFELD,C.C.F.;VIANA,N.Planejamento de aula: uma reflexão sobre o papel do livro didático e as fases da aula. VI BRASILIANISCHER DEUTSCHLEHRERKONGRESS/I LATEINAMERIKANISCHER DEUTSCHLEHRERKONGRESS, 6., 2006. São Paulo. Anais...São Paulo, 2006

ROZENFELD,C.C.F.; VELOSO, F. S. O uso de recursos digitais e os objetivos pedagógicos em planejamentos de aula: análise de consonâncias e dissonâncias em um curso para professores de línguas estrangeiras. CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2., 2014. Águas de Lindóia. Anais...Águas de Lindóia, 2014

SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-27, 1987.

Downloads

Publicado

2017-03-01

Como Citar

Delmonico, M. G., & Rozenfeld, C. C. de F. (2017). A integração de TDICs na prática de ensino de professores de línguas estrangeiras: análise do conhecimento tecnológico pedagógico. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 15(2). https://doi.org/10.26512/rhla.v15i2.1460

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.