Vivência comunicativa na aula de LE do ensino médio: alguns resultados

Autores/as

  • Fábio Arruda Massarotto Universidade Federal de São Carlos
  • Adriana Souza
  • Rita de Cássia Barbirato

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v8i1.733

Palabras clave:

Tarefa comunicativa;, Aquisição de LE;, Sala de aula

Resumen

Com o intuito de promover um ensino mais significativo para o aluno de LE, a  professora pesquisadora implementou, em uma segunda série do ensino médio de uma  escola pública, um planejamento temático baseado em tarefas comunicativas com foco  no sentido. Os objetivos do estudo foram analisar as principais características do  processo instaurado e averiguar as vantagens e desvantagens desse planejamento  durante a sua utilização. Entre os resultados, verificou-se um aumento significativo de  oportunidades de exposição à língua-alvo pelos alunos e uma maior motivação e  participação nas aulas. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fábio Arruda Massarotto, Universidade Federal de São Carlos

Mestrando na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Grupo TASK/CNPQ

Adriana Souza

Professora da rede pública de ensino

Rita de Cássia Barbirato

Professora Doutora da Universidade Federal de São Carlos ”“ UFSCar

Citas

BARBIRATO, Rita C. A tarefa como ambiente para aprender LE. 1999. Dissertação (Mestrado) ”“ Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, 1999.

______. Tarefas geradoras de insumo e qualidade interativa na construção do processo de aprender LE em contexto inicial adverso. 2005. Tese (Doutorado) ”“ Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, 2005.

ELLIS, Rod. Task-based language learning and teaching. Oxford: Oxford University Press, 2003.

LEFFA, Vilson J. O ensino das línguas estrangeiras no contexto nacional. Contexturas, n. 4, 1998-1999.

LITTLEWOOD, William. Communicative language teaching: an introduction. Cambridge: CUP, 1986.

NUNAN, David. Designing tasks for the communicative classroom. Cambridge: CUP, 1989.

PRABHU, Noam S. Second Language pedagogy. Oxford: Oxford University Press, 1987.

RICHARDS, Jack C. Curriculum development in language teaching. 4th ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.

VIEIRA”“ABRAHÃO, Maria H. Um estudo da interação aluno-aluno em atividades em pares ou em grupos na aula de Língua Estrangeira. 1992. Dissertação (Mestrado) ”“ Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, 1992.

XAVIER, Rosely P. Elaboração, implementação e avaliação de um programa temático de inglês baseado em tarefas. 1999. Tese (Doutorado) ”“ Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, 1999.

Publicado

2011-04-10

Cómo citar

Massarotto, F. A., Souza, A., & Barbirato, R. de C. (2011). Vivência comunicativa na aula de LE do ensino médio: alguns resultados. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 8(1), 113. https://doi.org/10.26512/rhla.v8i1.733

Número

Sección

Artigos