Vivência comunicativa na aula de LE do ensino médio: alguns resultados
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v8i1.733Palabras clave:
Tarefa comunicativa;, Aquisição de LE;, Sala de aulaResumen
Com o intuito de promover um ensino mais significativo para o aluno de LE, a professora pesquisadora implementou, em uma segunda série do ensino médio de uma escola pública, um planejamento temático baseado em tarefas comunicativas com foco no sentido. Os objetivos do estudo foram analisar as principais características do processo instaurado e averiguar as vantagens e desvantagens desse planejamento durante a sua utilização. Entre os resultados, verificou-se um aumento significativo de oportunidades de exposição à língua-alvo pelos alunos e uma maior motivação e participação nas aulas.
Descargas
Citas
BARBIRATO, Rita C. A tarefa como ambiente para aprender LE. 1999. Dissertação (Mestrado) ”“ Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, 1999.
______. Tarefas geradoras de insumo e qualidade interativa na construção do processo de aprender LE em contexto inicial adverso. 2005. Tese (Doutorado) ”“ Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, 2005.
ELLIS, Rod. Task-based language learning and teaching. Oxford: Oxford University Press, 2003.
LEFFA, Vilson J. O ensino das línguas estrangeiras no contexto nacional. Contexturas, n. 4, 1998-1999.
LITTLEWOOD, William. Communicative language teaching: an introduction. Cambridge: CUP, 1986.
NUNAN, David. Designing tasks for the communicative classroom. Cambridge: CUP, 1989.
PRABHU, Noam S. Second Language pedagogy. Oxford: Oxford University Press, 1987.
RICHARDS, Jack C. Curriculum development in language teaching. 4th ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.
VIEIRA”“ABRAHÃO, Maria H. Um estudo da interação aluno-aluno em atividades em pares ou em grupos na aula de Língua Estrangeira. 1992. Dissertação (Mestrado) ”“ Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, 1992.
XAVIER, Rosely P. Elaboração, implementação e avaliação de um programa temático de inglês baseado em tarefas. 1999. Tese (Doutorado) ”“ Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.