Great Expectations em aula de língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v7i2.641Palavras-chave:
Atividades;, Sala de aula;, Texto literário;, Língua inglesa;, Cultura urbana.Resumo
Este artigo relata o desenvolvimento de atividades para a utilização do romance Great Expectations de Charles Dickens, na perspectiva da cultura, na sala de aula de língua inglesa. Procuramos suporte teórico em Kramsch, Kristeva, Byram, e McCarthy e Carter. O discurso da cultura urbana foi identificado como o mais recorrente na obra. Alguns fragmentos da obra foram selecionados e em seguida elaboramos atividades para a sala de aula de língua inglesa. Este processo pode ser aplicado a outros textos literários também, assim produzindo atividades para serem utilizados dentro da perspectiva cultural.
Downloads
Referências
BYRAM, Michael. Cultural studies in foreign language education. Clevedon: Multilingual Matters, 1989.
DICKENS, Charles. Great expectations. London: Penguin Books, 1994.
KRAMSCH, Claire. Language and culture. Oxford University Press, 2003.
______. Context and culture in language teaching. Oxford University Press, 2001.
______. The cultural component of language teaching. Zeitschrift für Interkulturellen Fremdsprachenunterrich, Amsterdã, n. 1, v. 2, p. 1-13, 1996. Disponível em: <http://www.spz.tu-darmstadt.de/projekt_ejournal/jg_01_2/beitrag/kramsch2.htm>. Acesso em: 1 mar. 2006.
KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. Tradução de Lúcia Helena França Ferraz. São Paulo: Perspectiva, 1974.
______. História da linguagem. Tradução de Maria Margarida Barahona. Lisboa: Edições 70, 1969. (coleção signos)
McCARTHY, Michael; CARTER, Ronald. Language as discourse: perspectives for language teaching. New York: Longman, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Artigos publicados pela Revista Horizontes de Linguística Aplicada são licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Ao publicar na Horizontes de Linguística Aplicada, os autores concordam com a transferência dos direitos autorais patrimoniais para a revista. Os autores mantêm seus direitos morais, incluindo o reconhecimento da autoria.
Autores e leitores têm o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.


