Vivência comunicativa na aula de LE do ensino médio: alguns resultados
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v8i1.733Palavras-chave:
Tarefa comunicativa;, Aquisição de LE;, Sala de aulaResumo
Com o intuito de promover um ensino mais significativo para o aluno de LE, a professora pesquisadora implementou, em uma segunda série do ensino médio de uma escola pública, um planejamento temático baseado em tarefas comunicativas com foco no sentido. Os objetivos do estudo foram analisar as principais características do processo instaurado e averiguar as vantagens e desvantagens desse planejamento durante a sua utilização. Entre os resultados, verificou-se um aumento significativo de oportunidades de exposição à língua-alvo pelos alunos e uma maior motivação e participação nas aulas.
Downloads
Referências
BARBIRATO, Rita C. A tarefa como ambiente para aprender LE. 1999. Dissertação (Mestrado) ”“ Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, 1999.
______. Tarefas geradoras de insumo e qualidade interativa na construção do processo de aprender LE em contexto inicial adverso. 2005. Tese (Doutorado) ”“ Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, 2005.
ELLIS, Rod. Task-based language learning and teaching. Oxford: Oxford University Press, 2003.
LEFFA, Vilson J. O ensino das línguas estrangeiras no contexto nacional. Contexturas, n. 4, 1998-1999.
LITTLEWOOD, William. Communicative language teaching: an introduction. Cambridge: CUP, 1986.
NUNAN, David. Designing tasks for the communicative classroom. Cambridge: CUP, 1989.
PRABHU, Noam S. Second Language pedagogy. Oxford: Oxford University Press, 1987.
RICHARDS, Jack C. Curriculum development in language teaching. 4th ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.
VIEIRA”“ABRAHÃO, Maria H. Um estudo da interação aluno-aluno em atividades em pares ou em grupos na aula de Língua Estrangeira. 1992. Dissertação (Mestrado) ”“ Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, 1992.
XAVIER, Rosely P. Elaboração, implementação e avaliação de um programa temático de inglês baseado em tarefas. 1999. Tese (Doutorado) ”“ Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Artigos publicados pela Revista Horizontes de Linguística Aplicada são licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Ao publicar na Horizontes de Linguística Aplicada, os autores concordam com a transferência dos direitos autorais patrimoniais para a revista. Os autores mantêm seus direitos morais, incluindo o reconhecimento da autoria.
Autores e leitores têm o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.


