A análise de uma aula de conversação: o uso de um tema polêmico

Autores

  • Dilys Karen Rees Universidade Federal de Goiás ”“ UFG
  • Flávia Iolanda Simas Kumar Universidade Federal de Goiás ”“ UFG

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v7i2.615

Palavras-chave:

Temas Polêmicos;, Etnografia;, Domínios Culturais;, Aula de Língua Inglesa

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar e analisar uma aula de língua inglesa que usou um tema polêmico, "Begging", do livro, Taboos and Issues, como base da discussão desenvolvida em sala de aula de língua inglesa. A pesquisa da qual este artigo faz parte é um estudo de caso de cunho etnográfico. Em primeiro lugar, foram levantados os domínios culturais que os autores do livro didático, do qual o tema foi retirado, usam para defender o uso de temas polêmicos em sala. Em seguida, as afirmações dos alunos sobre o assunto foram analisadas por meio do levantamento dos domínios culturais. A complexidade dos discursos que fluem em sala de aula e as rupturas que ocorrem são mostrados bem como a necessidade de o professor estar preparado para lidar com estes momentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dilys Karen Rees, Universidade Federal de Goiás ”“ UFG

Professora Doutora da Universidade Federal de Goiás - UFG

Flávia Iolanda Simas Kumar, Universidade Federal de Goiás ”“ UFG

Mestre em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Goiás - UFG

Referências

ANDRÉ, Marli Eliza D. A. de. Etnografia da prática escolar. 12. ed. Campinas: São Paulo: Papirus Editora, 2005.

CAMERON, Deborah. Globalization and the teaching of ‘communication skills’. In: BLOCK, David; CAMERON, Deborah. Globalization and language teaching. London: Routledge, 2002, p. 67-82.

ERICKSON, Frederick. What makes school ethnography ‘ethnographic’? Anthropology and education quarterly, v. 15, p. 51-66, 1984.

______. Qualitative methods in research on teaching. In: WITTROCK, Merlin C. (Ed.). Handbook of research on teaching. New York: Macmillan, 1986, p. 119-161.

HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2001.

MACANDREW, Richard; MARTÃNEZ, Ron. Taboos and issues. Boston: Thomson/Heinle, 2002.

OXFORD DICTIONARY. Oxford: Oxford University Press, 1998.

REES, Dilys K. O deslocar de horizontes: um estudo de caso da leitura de textos literários em língua inglesa. 2003. Tese (Doutorado) ”“ Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2003.

ROCHA, Eduardo P. Guimarães. O que é etnocentrismo. São Paulo: Brasiliense, 1994.

SPRADLEY, James Participant observation. Fort Worth: Harcourt Brace College Publishers, 1980.

WATSON-GEGEO, Karen A. Ethnography in ESL: defining the essentials. Tesol Quarterly, v. 22, n. 4, p. 575-592, Dec. 1988.

YIN, Robert K. Case study research: design and methods. Thousand Oaks: Sage Publications, 2003.

Downloads

Publicado

2011-09-13

Como Citar

Rees, D. K., & Kumar, F. I. S. (2011). A análise de uma aula de conversação: o uso de um tema polêmico. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 7(2), 19–34. https://doi.org/10.26512/rhla.v7i2.615

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.