A análise de uma aula de conversação: o uso de um tema polêmico
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v7i2.615Palavras-chave:
Temas Polêmicos;, Etnografia;, Domínios Culturais;, Aula de Língua InglesaResumo
O objetivo deste artigo é apresentar e analisar uma aula de língua inglesa que usou um tema polêmico, "Begging", do livro, Taboos and Issues, como base da discussão desenvolvida em sala de aula de língua inglesa. A pesquisa da qual este artigo faz parte é um estudo de caso de cunho etnográfico. Em primeiro lugar, foram levantados os domínios culturais que os autores do livro didático, do qual o tema foi retirado, usam para defender o uso de temas polêmicos em sala. Em seguida, as afirmações dos alunos sobre o assunto foram analisadas por meio do levantamento dos domínios culturais. A complexidade dos discursos que fluem em sala de aula e as rupturas que ocorrem são mostrados bem como a necessidade de o professor estar preparado para lidar com estes momentos.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli Eliza D. A. de. Etnografia da prática escolar. 12. ed. Campinas: São Paulo: Papirus Editora, 2005.
CAMERON, Deborah. Globalization and the teaching of ‘communication skills’. In: BLOCK, David; CAMERON, Deborah. Globalization and language teaching. London: Routledge, 2002, p. 67-82.
ERICKSON, Frederick. What makes school ethnography ‘ethnographic’? Anthropology and education quarterly, v. 15, p. 51-66, 1984.
______. Qualitative methods in research on teaching. In: WITTROCK, Merlin C. (Ed.). Handbook of research on teaching. New York: Macmillan, 1986, p. 119-161.
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2001.
MACANDREW, Richard; MARTÃNEZ, Ron. Taboos and issues. Boston: Thomson/Heinle, 2002.
OXFORD DICTIONARY. Oxford: Oxford University Press, 1998.
REES, Dilys K. O deslocar de horizontes: um estudo de caso da leitura de textos literários em língua inglesa. 2003. Tese (Doutorado) ”“ Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2003.
ROCHA, Eduardo P. Guimarães. O que é etnocentrismo. São Paulo: Brasiliense, 1994.
SPRADLEY, James Participant observation. Fort Worth: Harcourt Brace College Publishers, 1980.
WATSON-GEGEO, Karen A. Ethnography in ESL: defining the essentials. Tesol Quarterly, v. 22, n. 4, p. 575-592, Dec. 1988.
YIN, Robert K. Case study research: design and methods. Thousand Oaks: Sage Publications, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Artigos publicados pela Revista Horizontes de Linguística Aplicada são licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Ao publicar na Horizontes de Linguística Aplicada, os autores concordam com a transferência dos direitos autorais patrimoniais para a revista. Os autores mantêm seus direitos morais, incluindo o reconhecimento da autoria.
Autores e leitores têm o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.


