Perspectivas metodológicas para a análise da interação na sala de aula de língua estrangeira

Autores

  • Roberta Ferroni Universidade de São Paulo
  • Fernanda Landucci Ortale Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v14i2.1409

Palavras-chave:

Interação em sala de aula;, Ensino de língua estrangeira;, Formação de professores

Resumo

Resumo

Este artigo apresenta diferentes perspectivas metodológicas para o estudo da interação na sala de aula de língua estrangeira. Com um corpus coletado em aulas de italiano como língua estrangeira, são ilustrados três modelos, decorrentes das seguintes abordagens: a funcional, a etnometodológica e a etnográfica. Esperamos, com este estudo, demonstrar que a análise da interação constitui um instrumento potencialmente rico para propiciar espaços de análise e reflexão, no âmbito da formação de professores, sobre a configuração das interações entre professor e aluno. Tais posturas reflexivas podem contribuir, sobremaneira, para a compreensão e o aprimoramento do processo de ensinar e aprender línguas.

Palavras-chave: Interação em sala de aula. Ensino de língua estrangeira. Formação de professores.

 

Abstract

This article presents different methodological perspectives for studying foreign language classroom interactions. Based on a corpus collected in classes where Italian was being taught as a foreign language, we illustrate three models derived from the following approaches: functional, ethnomethodological and ethnographic. We hope to demonstrate in this article that the analysis of interactions between teachers and students is a potentially rich instrument for studies and reflections within the field of teacher education. These reflections may contribute greatly to the understanding and improvement of the process of teaching and learning languages.

Keywords: Classroom interaction. Foreign language teaching. Teacher education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBERT, Jean-Luc; PY, Bernard. Vers un modèle exolingue de la communication interculturelle: interparole, coopération et conversation. Études de Linguistique Appliquée, v. 6, n. 1, p.78-90, 1986.

ALCARÃO, Isabel; TAVARES, José. Supervisão da prática pedagógica: uma perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem. Coimbra: Livraria Almedina, 1987.

ARAUJO E SÁ, Helena. Percursos em didática:a sedução das práticas. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Igualdade e Diversidade na Educação, XI, 2002, Goiânia. Anais.... Goiânia, 2002.

ARAUJO E SÁ, Helena; ANDRADE, Ana Isabel. Processos de interação verbal em aula de línguas. Observação e formação de professores. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 2002.

AUSSTIN, John. How to do things with words. Oxford: Clarendon Press, 1962.

BANGE, Pierre. Considérations sur le rôle de l’interaction dans l’acquisition d’une langue étrangère. Les Carnets du Cediscor.v. 4, n.1, p.189-202, 1996.

______.A propos de la communication et de l’apprentissage de L2 notamment dans ses formes institutionnelles. Acquisition et Interaction en Langue Étrangère,v.1, n.1, p. 53-85, 1992.

BERRUTO, Gaetano; FINELLI, Tiziana; MILETTO, Anna Maria. Aspetti dell’interazione verbale in classe: due casi italiani. In: ORLETTI, Franca (Org.). Comunicare nella vita quotidiana. Bologna: Il Mulino, 1983.p.175-204.

BIRELLO, Marilisa. Las alternanciade lenguas en la clase de italiano lengua estranjera. Su uso en las interacciones en subgrupos de alumnos adultos en Cataluña. 2005. 451 f. Tesis (Doutorado em Didà ctica de la Llengua i de la Literatura) ”“Departament de Didà ctica de la Llengua i la Literatura, Universitat de Barcelona, Barcelona, 2005.

BOUCHARD, Robert.Interactions: l’analyse des échanges langagiers en clase de langue. Grenoble: Ellug, 1984.

BROWN Penelope; LEVINSON, Stephen. Politeness: some universal in language usage. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.

CAMBRA, Margarida.Une approche ethnographique de la classe de langue. Paris: Didier, 2003.

______.Solicitaciones del profesor y reacciones de los alumnos en la clase de francés en la enseñanza primaria. In: BERCHÉ, Mercè;NUSSBAUM, Luci; LLOBERA, Miquel (Org.). Adquisición de lenguas extranjeras:perpectivas actuales en Europa. Madrid: Edelsa, 1998.p.188-207

CASTRO, Rui Vieira. A aula de português: um contexto especializado de comunicação. In: SEQUEIRA, Fernanda (Org.). O ensino-aprendizagem do Português:teorias e práticas. Braga: Universidade de Minho, 1989.p. 13-29.

CHAUDRON, Craig. Second languageclassroom: research on teaching and learning. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.

CICOUREL, Aaron. Cognitive sociology. New York: Free Press, 1974.

CICUREL, Francine. Elements d’un rituel communicatif dans les situations d’enseignement. In: DABÈNE, Louise; CICUREL, Francine; LAUGA-HAMID, Marie-Claude; FOESTER, Cordula (Org.).Variations et rituels en classe delangue.Paris: Hatier, 1990.p. 22-52.

DE PIETRO, Jean-François; MATTHEY, Marinette; PY, Bernard. Acquisition te contrat didatique: les séquences potentiellement acquisitionnelles de la conversation exolingue. In:COLLOQUE RÉGIONAL DE LINGUISTIQUE, III, 1989, Strasbourg. Actes...Université des Sciences Humaines et Université Louis-Pasteur.1989.p. 99-124.

DREW Paul; HERITAGE, John. Talk at work: interaction in institutional settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1992.

ELBAZ, Freema. Teacher thinking. London: Croom Helm, 1983.

ELDER, Catherine. Assessing the language proficiency of teacher: are there any border controls? Language Testing, v.18, n. 2, p. 149-169, 2001.

FASEL, Virginie; PEKAREK, Simona; POCHON, Evelyne. Identification et observabilité de la competence d’interaction: le désaccrd comme microcosme actionnel. Bulletin Suisse de Linguistique Appliqué,v. 86, n. 1, p.121-142, 2009.

FASULO, Alessandra; GIRARDET, Hilda. Il dialogo nella situazione scolastica. In: BAZZANELLA, Carla (Org.). Sul dialogo: contesti e forme di interazione verbale. Milano: Guerini Studio, 2002, p. 59-72.

FERRONI, Roberta.As estratégias de comunicação durante a realização de tarefas feitas em colaboração por aprendizes de línguas próximas: rumo ao plurilinguismo.2013. 288 f. Tese (Doutorado em Língua, Literatura e Cultura Italianas) ”“Departamento de Letras Modernas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

FLANDERS, Ned. Analysing teaching behavior. London: Addison Wesley, 1970.

FREEMAN, Donald. Teacher training, development, and decision making: a model of teaching and related strategies for language teaching. TESOL Quarterly, v. 23, n. 1, p. 27-45, 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 47. ed. Ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1970.

GARFINKEL, Harold. Studies in ethnomethodology. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1967.

GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais:rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

GOFFMAN, Erving. The interaction order. American Sociological Association, 1982 Presidential Address. American Sociological Review.v. 48, n.1, p.1-17, 1983.

______.Forms of talk. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1981.

GRIGGS, Peter. Cómo tratan los aprendientes adultos los problemas de lengua en tareas comunicativas efectuadas en pareja. In: PUJOL, Mercè; NUSSBAUM, Luci; LLOBERA, Miquel (Org.). Adquisición de lenguas extranjeras: perspectivas actuales en Europa. Madrid: Edelsa, 1998.p. 207-218.

HARGREAVES, Andy. Changing teacher, changing times: teachers’ work and culture inpostmodern age.New York: Columbia University, 1994.

HARGREAVES, Andy; LESLIE, Lo. The paradoxical profession. Prospects, v. XXX, n. 114, p. 167-180, 2000. Disponívelem: <http://www.ibe.unesco.org/publications/Prospects/ProspectsOpenFiles/pr114ofe.pdf>. Acesso em: 20 ago.2014.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e professional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2000.

KERBRAT-ORECCHIONI, Catherine. Les interactions verbales. Paris: Armand Colin, 1995.

LÜDI, Georges; PY, Bernard. Être bilingue.Berna: Peter Lang,1986.

KUMARAVANDIVELU, Bot. Beyond methods: macrostrategies for language teaching. Yale: Yale University, 2003.

MATÊNCIO, Mariade Lourdes M.Estudo da língua faladana aula de língua materna: uma abordagem processual da interação professor-alunos. Campinas: Mercado de Letras, 2001.

MCHOUL, Alexandre. The organization of turns at formal talk in the classroom. Language in Society,v.7, n.1, p.183-213, 1978.

MEHAN, Hugh. Learning lesson: social organization in the classroom. London: Harvard University Press, 1979.

MOITA LOPES, Luiz Paulo. A Formação teórico-crítica do professor de línguas: o professor-pesquisador. Oficina de Lingüística Aplicada. Campinas: Mercadodas Letras. 1996.p. 179-190.

MONACO, Camilla; PONTECORVO, Clotide. La discussione in classe: cambiamenti a carico della struttura di partecipazione asimmetrica. In: FATIGANTE, Marilena; MARIOTTINI, Laura; SCIUBBA, Eleonora (Org.). Lingua e società . Milano: Franco Angeli, 2009.p. 70-87.

MONDADA, Lorenza; PEKAREK, Simona. Interactions acquisitionnelles en contexte. Perspectives théoriques et enjeux didactiques. Le Français dans le Monde, v. especial,p. 107-144, 2001.

NUSSBAUM, Luci. Émergence de la conscience langagière en travail de groupe entre apprenants de langue ètrangère. Langages,v. 13, n.47, p. 35-50, 1999.

NUSSBAUM, Luci; UNAMUNO, Virginia. Fluidité et complexité dans la contruction du discours, Acquisition et Interaction en Langue Étrangère,v. 12, n.1, p. 27-49, 2000.

ORLETTI, Franca. La conversazione diseguale:potere e interazione. Roma: Carocci, 2000.

ORTALE, Fernanda L.; DURAN, Magali Sanches. A linguagem de sala de aula na formação do professor de língua estrangeira. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 48, n.1, p. 87-98, 2009.

PEKAREK, Simona. Formes d’interaction et complexité des tâches discursives: les activités conversationnelles en classe de L2. In: CICUREL, Francine; VÉRONIQUE, Daniel (Org.). Discours, action et appropriation des langues. Paris: Publications de la Sorbonne Nouvelle, 2002. p. 117-130.

______.Leçons de conversation:dynamiques de l'interaction et acquisition de compétences discursives en classe de langue seconde. Fribourg: Editions Universitaire, 1999.

CONSIGLIO D’EUROPA.Quadrocomuneeuropeodiriferimentoperlelingue: apprendimentoinsegnamentovalutazione.Firenze: La Nuova Italia-Oxford, 2002.

RICHARDS, Jack. The dilema of teacher education. TESOL Quarterly, v. 21, n. 2, p. 209-226, 1987.

SCHÖN, Donald. The reflective practitioner: how professionals thinking action. New York: Basic Books, 1983.

SEARLE, John. Saggio di filosofia del linguaggio. Torino: Boringhieri, 1976.

SCHEGLOFF, Emanuel. Sequencing in conversational openings. In: GUMPERZ,John; HYMES, Dell (Org.). Directions in sociolinguistics: the ethnography of communication. New York: Holt, 1972.p. 346-379.

______.The relevance of syntax for conversation. In: GIVON, Talmy (Org.). Syntax and Semantics, v. 12,Discourse and Syntax.New York: Academic Press. 1979.p. 261-286.

SCHEGLOFF, Emanuel; JEFFERSON, Gail; SACKS, Harvey. The preference for self-correction in the organization of repair in conversation. Language,v. 53, n. 2, p. 361-382, 1977.

SINCLAIR, John McHardy; COULTHARD, Richard. Towards analysis of discourse: the English used by teachers and pupils. London: Oxford University Press, 1975.

SINCLAIR, John McHardy; BRAZIL, David. Teacher talk. Oxford: Oxford University Press, 1982.

SCHMITT, Norbert. Vocabulary in language teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

STENHOUSE, Lawrence. La investigación come base della ensegnanza. Madrid: Morata, 1987.

VAN LIER, Leo. The classroom and the language learner. London: Longman, 1988.

WALLACE, Michael. Training foreign language teachers: a reflective approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

WELLS, Gordon. Reevaluating the IRF sequence: aproposal for the articulation of theories of activity and discourse for the analysis of teaching and learning in the classroom. Linguistics and Education. v. 5, n. 1, p.1-37, 1993.

ZEICHNER, Kenneth. Preparing reflective teachers: an overview of instructional strategies which have been employed in pre-service teacher education.International Journal of Educational Research,v. 5, n. 11, p. 565-575, 1987.

ZEICHNER, Kenneth; LISTON, Daniel. Reflective teaching: an introduction. New York: Routledge; Erlbaum, 1996.

Downloads

Publicado

2016-04-19

Como Citar

Ferroni, R., & Ortale, F. L. (2016). Perspectivas metodológicas para a análise da interação na sala de aula de língua estrangeira. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 14(2). https://doi.org/10.26512/rhla.v14i2.1409

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.