A autoconfrontação na formação continuada sobre multimodalidade para professores de línguas
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v23i1.53790Palavras-chave:
formação docente continuada, Multimodalidade, autoconfrontaçãoResumo
O objetivo deste artigo é apresentar o antes e o depois de uma formação continuada sobre multimodalidade e letramento multimodal crítico para três professores de línguas (Inglês, Espanhol e Português) de uma escola pública cearense por meio do quadro metodológico da autoconfrontação. O referencial teórico compreende principalmente a formação docente continuada (GIMENEZ, 2006; VIEIRA-ABRAHÃO, 2010; TARDIF, 2010), a multimodalidade e o letramento multimodal crítico (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; CALLOW, 2008). A metodologia utilizada foi o quadro metodológico da autoconfrontação com nuances de pesquisa-ação. Os resultados indicaram que os professores protagonistas, após a formação continuada, passaram a desenvolver práticas de letramento multimodal crítico com os livros didáticos, explorando mais as imagens por meio das dimensões afetiva, composicional e crítica do Show me framework (CALLOW, 2008) em sala de aula com discentes do Ensino Médio. Ademais, a autoconfrontação, associada a uma formação continuada, mostrou-se muito benéfica no processo de desenvolvimento profissional dos docentes.
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