A Educação Intercultural e o Português como Língua de Acolhimento: proposta para o contexto brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v23i1.54818

Palavras-chave:

Interculturalidade, Competência Comunicativa Intercultural, Português como Língua de Acolhimento, PLAc

Resumo

 

Neste artigo, discutimos a correlação entre as características do ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) e a educação intercultural, com foco nas necessidades específicas dos migrantes. O objetivo é destacar a importância do interculturalismo como uma abordagem que promove e reconhece a cultura como elemento essencial ao ensino, bem como a adoção dos parâmetros da Competência Comunicativa Intercultural (CCI) pelo PLAc. A metodologia empregada baseia-se em uma revisão teórica dos conceitos de PLAc e interculturalidade no Brasil. Fundamentamos nossa discussão nas competências interculturais definidas por Byram, Gribkova e Starkey (2002), Candau (2014) e Mendes (2018), estabelecendo uma conexão com as características e necessidades específicas do PLAc, conforme discutido por Grosso (2010), Anunciação, Camargo e Lopez (2021) e Fiorelli (2022). Concluímos ressaltando a importância fundamental da presença cultural no ensino de PLAc, visando à inclusão do migrante na sociedade por meio de uma perspectiva cultural promovida pelo professor. A partir dessas considerações, sugerimos a implementação de competências interculturais no ensino de PLAc, conscientes da capacidade de influenciar positivamente a educação brasileira, capacitando os alunos não apenas linguisticamente, como tambémocialmente, preparando-os para serem cidadãos globalmente conscientes e críticos.

 

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Biografia do Autor

Zilanezia Rocha Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Mestranda em Linguística Aplicada, pelo programa de Linguagens e Representações (PPGL/UESC, 2023-2025). Professora voluntária de Português como Língua de Acolhimento na instituição Círculos de Hospitalidade. Graduada em Comunicação Social - Rádio e TV pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC, 2010-2013), onde desenvolveu pesquisas no Grupo de Pesquisa Estudos de Folkcomunicação.

Lenilza Mendes, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1993), com especialização em Língua Portuguesa pela PUC/Minas (1996) e pós-graduação em Estudo de Linguagens - pela UNEB (2009), é professora Assistente da UESC e doutora pela UFBA em Língua e Cultura, com doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa. Tem experiência em Letras, focando em Ensino de Língua Portuguesa, Formação de Professores, Metodologia de Ensino, Sociolinguística e Linguística Aplicada, com ênfase em interculturalidade.

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Publicado

2024-11-26

Como Citar

Rocha Santos, Z. S. L., & Teodoro dos Santos Mendes, L. (2024). A Educação Intercultural e o Português como Língua de Acolhimento: proposta para o contexto brasileiro. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 23(1), AG8. https://doi.org/10.26512/rhla.v23i1.54818

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