Formação de Professores: uma proposta para a educação superior
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2886Palavras-chave:
Princípios da aprendizagem;, Articulação da teoria com a prática;, PesquisaResumo
A formação de professores em nível superior tem sido realizada na PUC-PR através do Mestrado em Educação, para o exercício da profissão docente nas instituições de ensino superior (IES), e através das licenciaturas, para o exercício da profissão docente nas redes de ensino fundamental e médio. Em todos os níveis, a formação de professores deve pautar-se pelos princípios da aprendizagem, que neste artigo são definidos como sendo: a articulação da teoria com a prática; a interdisciplinaridade; a transformação do conhecimento em pensamento e a comunicação didática. A proposta para a formação de professores é a de um novo Curso de Pedagogia, como uma das licenciaturas historicamente existentes, e para a qual a demanda social vem crescendo fortemente, a partir das exigências da Lei de Diretrizes e Bases. A atividade fundamental no currículo do curso é a pesquisa, para a articulação da teoria com a prática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.