Formação de Professores: uma proposta para a educação superior

Autores

  • Lílian Anna Wachowick

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2886

Palavras-chave:

Princípios da aprendizagem;, Articulação da teoria com a prática;, Pesquisa

Resumo

A formação de professores em nível superior tem sido realizada na PUC-PR através do Mestrado em Educação, para o exercício da profissão docente nas instituições de ensino superior (IES), e através das licenciaturas, para o exercício da profissão docente nas redes de ensino fundamental e médio. Em todos os níveis, a formação de professores deve pautar-se pelos princípios da aprendizagem, que neste artigo são definidos como sendo: a articulação da teoria com a prática; a interdisciplinaridade; a transformação do conhecimento em pensamento e a comunicação didática. A proposta para a formação de professores é a de um novo Curso de Pedagogia, como uma das licenciaturas historicamente existentes, e para a qual a demanda social vem crescendo fortemente, a partir das exigências da Lei de Diretrizes e Bases. A atividade fundamental no currículo do curso é a pesquisa, para a articulação da teoria com a prática.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30.10.2002

Como Citar

Wachowick, L. A. (2002). Formação de Professores: uma proposta para a educação superior. Linhas Crí­ticas, 7(12), 55–70. https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2886

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.