A fala egocêntrica utilizada pela criança em atividade escolar de escrita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v23i51.8242

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, Fala egocêntrica, Pensamento, Leitura, Escrita

Resumo

Objetivamos pesquisar a fala egocêntrica utilizada por quatro crianças de seis anos ao soletrar em atividades de escrita livre. A função auto organizadora dessa fala está embasada na teoria vigotiskiana que discute a relação pensamento e fala. Numa abordagem quali-quanti de pesquisa, analisamos três sessões individuais com cada criança gravadas em vídeo, anotando a frequência de uso dessa fala e analisando cada processo de escrita. Os resultados mostraram a construção da escrita como um processo mediado pela relação escrita e fala egocêntrica. Duas crianças falaram mais e produziram mais, sendo as demais, uma já alfabetizada e outra pouco produziu. A fala egocêntrica de repetir sons de letras favorece a consciência fonêmica e a busca na memória da palavra a ser escrita. Portanto, as falas desempenham funções importantes em atividades escolares.

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Referências

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Publicado

02.02.2018

Como Citar

Cavaton, M. F. F. (2018). A fala egocêntrica utilizada pela criança em atividade escolar de escrita. Linhas Crí­ticas, 23(51), 449–472. https://doi.org/10.26512/lc.v23i51.8242

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