Antropologia e educação: um campo e muitos caminhos

Autores

  • Neusa Maria Mendes de Gusmão Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v21i44.4463

Palavras-chave:

Antropologia da educação, Etnografia, Educação e diversidade, História

Resumo

O presente texto discute interação entre coisas diversas, vale dizer que não são iguais ou de mesma natureza. É disso que se trata quando pensamos em relações possíveis entre dois campos de conhecimento: a antropologia e a educação. Campos que diferem em seus princípios e também em seus pressupostos centrais, cujo movimento de intercomunicação e troca supõe a crítica constante e a revisão permanente dos próprios passos. Por esta razão, falar em diálogo entre campos diversos de conhecimento é também falar de possíveis conflitos e riscos. É falar de um contexto tensional que desafia o fazer antropológico, sua prática e seu suporte teórico, quando transita como campo de conhecimento a outro campo, numa região de fronteira. O objetivo é o de pensar as possibilidades de uma antropologia da educação compreensiva e crítica que se encontra em construção no Brasil hoje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FONSECA, Claudia. Quando cada caso NÃO é um caso. Revista Brasileira de Educação. n. 10. jan/fev/abr. 1999 pp. 58-78.

GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. Antropologia e educação: origens de um diálogo. IN: GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. Antropologia e educação. Interfaces do ensino e da pesquisa. Cadernos CEDES, n. 43, Campinas: Centro de Estudos Educação e Sociedade/UNICAMP, 1997 pp. 8-25.

GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. (Org.) Diversidade, cultura e educação: olhares cruzados. São Paulo: Biruta, 2003.

GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. Por uma antropologia da educação no Brasil. Pro-Posições. Revista da Faculdade de Educação/UNICAMP, v. 21, n. 2 (62) ”“ maio/ago. 2010. pp. 259-265.

GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. Aportes finais de um debate em aberto. In: TOSTA, Sandra P; ROCHA, Gilmar. Diálogos sem fronteira. Historiografia, etnografia e educação em culturas ibero-americanas. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2014. No prelo.

KUPER, Adam. Cultura. A visão dos antropólogos. Bauru, SP: EDUSC, 2002.

LAPLANTINE, François. Aprender antropologia. São Paulo: Brasiliense, 2007. 20ª reimpr. (1ª ed. de 1988).

LOVISOLO, Hugo. Antropologia e educação na sociedade complexa. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. n. 65, jan./abr. de 1984, pp. 56-69.

SANTAMARIA, Enrique. Do conhecimento de próprios e estranhos (disquisições sociológicas). In: LARROSA, Jorge; LARA, Nuria Pérez de. (orgs.) Imagens do outro. Petrópolis :Vozes, 1998. pp. 47-66.

OLIVEIRA, Amurabi. Antropologia e/da educação no Brasil: entrevista com Neusa Gusmão. Cadernos de Campo. nº 22, jan./dez.(2013). pp. 147-160. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/56167>. Acesso em: 10/05/2014

OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. Ao trabalho do antropólogo: olhar, ouvir, escrever. In: OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O trabalho do antropólogo. Brasília: Paralelo 15; S Paulo: Ed. UNESP, 1998. pp. 17-35.

PEIRANO, Marisa. Os antropólogos e suas linhagens. Revista Brasileira de Ciências Sociais. n.16, ano 6, jul. de 1991 pp. 43-50.

SANCHIS, Pierre. Uma leitura dos textos da mesa redonda sobre ensino de ciências sociais em questão: a Antropologia. In: GROSSI, Mirian P.; TASSINARI, Antonella; RIAL, Carmen (Orgs.). Ensino de antropologia no Brasil: formação, práticas disciplinares e além fronteiras. Blumenau: Nova Letra, 2006. pp. 111-125.

TOSTA, Sandra P.; ROCHA, Gilmar. Antropologia & educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

VALENTE, Ana Lucia E. Farah. Usos e abusos da Antropologia na pesquisa educacional Pro-Posições.”“ Revista da Faculdade de Educação/UNICAMP, v. 7, n.2, jul. de 1996. pp.54-64.

VALENTE, Ana Lucia E. Farah, Por uma antropologia de alcance universal. Cadernos Cedes 43. Campinas:Centro de Estudos Educação e Sociedade ”“ Cedes, 1997. pp. 58-74.

VIEIRA, Ricardo. Mentalidades, escola e pedagogia intercultural. Educação, Sociedade & Culturas, n.4, 1995.

VIEIRA, Ricardo. Histórias de vida e identidades. Professores e interculturalidade. Porto: Afrontamento, 1999.

Downloads

Publicado

18.05.2015

Como Citar

Gusmão, N. M. M. de. (2015). Antropologia e educação: um campo e muitos caminhos. Linhas Crí­ticas, 21(44), 19–37. https://doi.org/10.26512/lc.v21i44.4463

Edição

Seção

Dossiê 2015 - Antropologia e Educação

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.