Antropologia e educação: um campo e muitos caminhos

Autores

  • Neusa Maria Mendes de Gusmão Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v21i44.4463

Palavras-chave:

Antropologia da educação, Etnografia, Educação e diversidade, História

Resumo

O presente texto discute interação entre coisas diversas, vale dizer que não são iguais ou de mesma natureza. É disso que se trata quando pensamos em relações possíveis entre dois campos de conhecimento: a antropologia e a educação. Campos que diferem em seus princípios e também em seus pressupostos centrais, cujo movimento de intercomunicação e troca supõe a crítica constante e a revisão permanente dos próprios passos. Por esta razão, falar em diálogo entre campos diversos de conhecimento é também falar de possíveis conflitos e riscos. É falar de um contexto tensional que desafia o fazer antropológico, sua prática e seu suporte teórico, quando transita como campo de conhecimento a outro campo, numa região de fronteira. O objetivo é o de pensar as possibilidades de uma antropologia da educação compreensiva e crítica que se encontra em construção no Brasil hoje.

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Publicado

18.05.2015

Como Citar

Gusmão, N. M. M. de. (2015). Antropologia e educação: um campo e muitos caminhos. Linhas Crí­ticas, 21(44), 19–37. https://doi.org/10.26512/lc.v21i44.4463

Edição

Seção

Dossiê 2015 - Antropologia e Educação

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