Investigação de temas CTS no contexto do pensamento latino-americano

Autores

  • Décio Auler Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Demétrio Delizoicov Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4525

Palavras-chave:

Freire, Investigação temática, PLACTS, Agenda de pesquisa, inédito viável.

Resumo

Duas práxis, genuínas no contexto latino-americano, surgiram a partir dos anos 1960. O pensamento educacional de Paulo Freire e o denominado Pensamento Latino Americano em CTS (PLACTS). Com a articulação destas, no âmbito de uma compreensão ampliada sobre a não neutralidade da ciência-tecnologia, buscou-se responder à questão: como inserir demandas sociais, historicamente ignoradas, na produção do conhecimento científico-tecnológico? Numa síntese, destaca-se o potencial da investigação temática freireana reinventada no sentido de dar voz a novos atores sociais, num desafio de se detectarem manifestações locais de contradições e se identificarem novas demandas para agenda de pesquisa em CT.

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Biografia do Autor

Décio Auler, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em educação ”“ ensino de ciências naturais, pela Universidade Federal de Santa Catarina e professor associado II da Universidade Federal de Santa Maria. 

Demétrio Delizoicov, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em educação pela Universidade de São Paulo e professor associado IV da Universidade Federal de Santa Catarina. 

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Publicado

31.10.2015

Como Citar

Auler, D., & Delizoicov, D. (2015). Investigação de temas CTS no contexto do pensamento latino-americano. Linhas Crí­ticas, 21(45), 275–296. https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4525

Edição

Seção

Dossiê:Estudos Ciência Tecnologia Sociedade (CTS) e Educação

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