Critérios Qualis A1 da Educação: a avaliação sob a perspectiva da disputa acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v22i47.4816

Palavras-chave:

Campo acadêmico brasileiro, Capital científico, Periódicos, Critérios Qualis A1 Educação

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre os critérios do Qualis Periódico da Educação, mecanismo de avaliação dos periódicos, parte de um complexo sistema de avaliação dos programas de pós-graduação. Por meio do método documental, selecionamos como objeto de estudo os critérios A1 definidos pelo Documento de Área da Avaliação Trienal de 2013, os mais atuais da área da Educação. Com base nas discussões sociológicas da teoria de campo de Pierre Bourdieu, ao analisar cada um dos critérios, caracterizamos a revista como um agente sujeito às regras que regem a disputa pelo capital simbólico em jogo nesse microcosmo. Ainda que na esfera da prática, o processo avaliativo seja mais complexo do que prevê os documentos oficiais, a análise realizada evidencia como os critérios adotados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) traduzem as disputas acadêmicas em busca de legitimidade, por meio de disposições próprias adquiridas no interior do próprio campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Alves Ribeiro, Universidade do Estado de Minas Gerais

Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais

Referências

BOURDIEU, P. O campo científico. In: ORTIZ, R. (Org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983.

______. A gênese dos conceitos de habitus e de campo. In: ______. (Org.). O poder simbólico. Tradução de Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Betrand Brasil, 2000. (Coleção Memória e Sociedade).

______. Da regra à s estratégias. In: ______. (Org.). Coisas ditas. Tradução de Cássia R. da Silveira e Denise Moreno Pegorina. São Paulo: Brasiliense, 2004a. p. 77-95.

______. Os usos sociais das ciências: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora Unesp, 2004b.

______. O campo intelectual, um mundo à parte. In: ______. (Org.). Coisas ditas. Tradução de Cássia R. da Silveira e Denise Moreno Pegorim. São Paulo: Brasiliense, 2004c. p. 169-179.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Avaliação da pós-graduação: documento de área. Brasília: Capes, 2002. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/2000_038_Doc_Area.pdf>. Acesso em: 30 jun. 2014.

______; ______; ______. Avaliação da pós-graduação: documento de área. Brasília: Capes, 2004. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/2003_038_Doc_Area.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2014.

______; ______; ______. Capes aprova a nova classificação Qualis. Brasília: Capes, 2009. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/component/content/article/36-noticias/2550-capes-aprova-a-nova-classificacao-do-Qualis>. Acesso em: 18 jun. 2014.

______; ______; ______. Relatório de Avaliação 2010-2012: trienal 2013. Brasília: Capes, 2013. Disponível em: <https://docs.google.com/

Downloads

Publicado

25.10.2016

Como Citar

Ribeiro, D. A., Alencar, M. do S. N. M., & Couto, E. de F. (2016). Critérios Qualis A1 da Educação: a avaliação sob a perspectiva da disputa acadêmica. Linhas Crí­ticas, 22(47), 229–248. https://doi.org/10.26512/lc.v22i47.4816

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.