Formação de Professores: uma proposta para a educação superior
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2886Palavras-chave:
Princípios da aprendizagem;, Articulação da teoria com a prática;, PesquisaResumo
A formação de professores em nível superior tem sido realizada na PUC-PR através do Mestrado em Educação, para o exercício da profissão docente nas instituições de ensino superior (IES), e através das licenciaturas, para o exercício da profissão docente nas redes de ensino fundamental e médio. Em todos os níveis, a formação de professores deve pautar-se pelos princípios da aprendizagem, que neste artigo são definidos como sendo: a articulação da teoria com a prática; a interdisciplinaridade; a transformação do conhecimento em pensamento e a comunicação didática. A proposta para a formação de professores é a de um novo Curso de Pedagogia, como uma das licenciaturas historicamente existentes, e para a qual a demanda social vem crescendo fortemente, a partir das exigências da Lei de Diretrizes e Bases. A atividade fundamental no currículo do curso é a pesquisa, para a articulação da teoria com a prática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.