Identidade profissional na formação docente em contextos virtuais

Autores

  • Maria Fernanda González Universidad Nacional de Educación a Distancia
  • Jorge Castro Tejerina Universidad Nacional de Educación a Distancia
  • Ana Paula Carlucci Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v20i42.4316

Palavras-chave:

Identidade profissional, Formação docente, Contextos virtuais de aprendizagem

Resumo

O artigo analisa os significados mediadores da construção da identidade profissional docente em um fórum de discussão virtual. Partimos dos enfoques sociocultural e da teoria da atividade, realizamos um estudo empírico dos discursos produzidos por 32 estudantes e um tutor. Para tanto, realizamos três tipos de análises para estudar os conteúdos temáticos e as dinâmicas dos intercâmbios no fórum. Os resultados sugerem que os significados mediadores de ser professor se constituíram dialogicamente nas práticas de intercâmbios discursivas e se centraram no professor como agente e como mediador na transmissão do conhecimento e como bom e mau professor.

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Publicado

02.09.2014

Como Citar

González, M. F., Castro Tejerina, J., & Carlucci, A. P. (2014). Identidade profissional na formação docente em contextos virtuais. Linhas Crí­ticas, 20(42), 383–403. https://doi.org/10.26512/lc.v20i42.4316

Edição

Seção

Dossiê 2014 - Narrativas de Formação