Oralidad en documentos oficiales de la Enseñanza Média
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v17i32.3694Palabras clave:
Oralidad, Escuela Secundaria, Orientaciones Curriculares para la Enseñanza Média (OCEM), Catálogo del Programa Nacional del Libro para la Ensenanza Média (PNLEM)Resumen
En este trabajo, presentamos consideraciones sobre el análisis de documentos oficiales dirigidos a la Enseñanza Média (Orientaciones Curriculares para la Enseñanza Média/OCEM, 2006; y Catálogo del Programa Nacional del Libro para la Ensenanza Média/PNLEM, 2009), consideraciones esas que son parte de la pesquisa Oralidad en documentos oficiales y libros didácticos: nuevas investigaciones. El foco del trabajo se centra en la oralidad. Pretendemos, por medio de pesquisa teórica y documental, verificar que concepciones de tales documentos tienen de oralidad aplicada a la enseñanza. A partir del análisis de los datos, percibimos divergencias en cuanto a las concepciones vinculadas por los documentos. En ese sentido, la pesquisa revela una perpetuación de la supremacía de la escritura en la escuela, reflejo de lo que acontece aún hoy en nuestra sociedad, contradiciendo los requisitos apuntados como prioridades en el desarrollo de la competencia oral del alumno.
Descargas
Citas
BRASIL/MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro equarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental.Brasília: MEC/SEF, 1998. 106 p.
BRASIL/MEC. Guia de livros didáticos PNLD 2005:Língua Portuguesa/Ministério da Educação. Brasília,MEC: 2005. 287 p. (volume 2; 5ª a 8ª séries).
BRASIL/MEC Secretaria de Educação Fundamental. Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, 2006. 239 p. (Orientações curriculares para oensino médio; vol. 1).
BRASIL/MEC. Língua Portuguesa: Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio: PNLEM/2009/ Secretaria de Educação Básica, FNDE ”“ Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica, 2008. 136p. Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2009.
CASTILHO, Ataliba Teixeira.A língua falada no ensino de português.2. ed. São Paulo: Contexto, 2000.
MAGALHÃES, Tânia Guedes. Oralidade na sala de aula: alguém “fala” sobre isso? Revista Instrumento:Revista de Estudo e Pesquisa em Educação / UFJF, Colégio de Aplicação João XXIII, v. 7/8, n. 1, p. 65 -81,2005/2006.
_______. Concepção de oralidade: a teoria nos PCN e no PNLD e a prática nos livros didáticos.2007.211 f. Tese (Doutorado em Letras), Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2007.
MARCUSCHI, Luiz Antônio.A língua falada e o ensino de português. 6º Congresso de Língua Portuguesa”“ PUC-SP, 1996. (mimeo).
RAMOS, Jânia Maria.O espaço da oralidade na sala de aula.São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Linhas Críticas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.