Oralidade em documentos oficiais do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v17i32.3694Palavras-chave:
Oralidade, Ensino Médio, Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM)Resumo
Neste trabalho, apresentamos considerações sobre a análise de documentos oficiais voltados ao Ensino Médio (Orientações Curriculares para o Ensino Médio/OCEM, 2006; e Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio/PNLEM,2009), considerações essas que fazem parte da pesquisa Oralidade em documentos oficiais e livros didáticos: novas investigações. O foco do trabalho centra-se na oralidade. Pretendemos, por meio de pesquisa teórica e documental, verificar que concepções tais documentos têm de oralidade aplicada ao ensino. A partir da análise dos dados, percebemos divergências quanto às concepções veiculadas pelos documentos. Nesse sentido, a pesquisa revela uma perenização da supremacia da escrita na escola, reflexo do que acontece ainda hoje em nossa sociedade, contrariando os requisitos apontados como prioritários no desenvolvimento da proficiência oral do aluno.
Downloads
Referências
BRASIL/MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro equarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental.Brasília: MEC/SEF, 1998. 106 p.
BRASIL/MEC. Guia de livros didáticos PNLD 2005:Língua Portuguesa/Ministério da Educação. Brasília,MEC: 2005. 287 p. (volume 2; 5ª a 8ª séries).
BRASIL/MEC Secretaria de Educação Fundamental. Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, 2006. 239 p. (Orientações curriculares para oensino médio; vol. 1).
BRASIL/MEC. Língua Portuguesa: Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio: PNLEM/2009/ Secretaria de Educação Básica, FNDE ”“ Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica, 2008. 136p. Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2009.
CASTILHO, Ataliba Teixeira.A língua falada no ensino de português.2. ed. São Paulo: Contexto, 2000.
MAGALHÃES, Tânia Guedes. Oralidade na sala de aula: alguém “fala” sobre isso? Revista Instrumento:Revista de Estudo e Pesquisa em Educação / UFJF, Colégio de Aplicação João XXIII, v. 7/8, n. 1, p. 65 -81,2005/2006.
_______. Concepção de oralidade: a teoria nos PCN e no PNLD e a prática nos livros didáticos.2007.211 f. Tese (Doutorado em Letras), Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2007.
MARCUSCHI, Luiz Antônio.A língua falada e o ensino de português. 6º Congresso de Língua Portuguesa”“ PUC-SP, 1996. (mimeo).
RAMOS, Jânia Maria.O espaço da oralidade na sala de aula.São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.