Professor tutor: papéis, funções e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v23i50.5053

Palavras-chave:

Professor tutor, Formação de professores, Educação a distância

Resumo

O texto apresenta os resultados de uma investigação sobre o papel e a prática de professores tutores de diferentes regiões do país que trabalham com a formação de professores a distância. Um questionário foi aplicado a 386 professores tutores para avaliar os diferentes papéis que ocupam e a intensidade com que se percebem neles, bem como as funções desenvolvidas por esses sujeitos. Os dados foram submetidos a análises descritivas e cruzamentos. Os resultados evidenciam que o tutor carece de identidade profissional e que, apesar da variedade de papéis ocupados simultaneamente, exerce com maior intensidade o papel de motivador. Suas funções revelam transitoriedade entre uma prática pedagógica e uma prática administrativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Fernandes Garcia, Universidade Estadual de Campinas

Professora do Instituto Federal de São Paulo, campus Cubatão. Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES/UNICAMP. Email: marta_fgarcia@yahoo.com.br

Dirceu da Silva, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Educação pela USP. Professor da Faculdade de Educação da UNICAMP. Email: dirceu@unicamp.br

Referências

ALMEIDA, Maria Elisabeth Bianconcini. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29 n. 2, jul/dez, 2003. Disponível em: <http://www.scielo. br/scielo.php?pid=S1517-97022003000200010&script=sci_arttext>. Acesso em: 03/10/ 2009.

ALONSO, Myrtes; ALEGRETTI, Sonia. Maria. Introduzindo a pesquisa na formação de professor a distância. In: ALMEIDA, Maria Elisabeth. Bianconcini et al. (Org.). Educação a distância via internet. São Paulo: Avercamp, 2003.

BELLONI, Maria. Luiza. Educação a distância. Campinas: Autores Associados, 2009.

BERGE, Zane; COLLINS, Mauri. Perceptions of e-moderators about their roles and functions in moderating electronic mailing lists. Distance Education, p. 81-10, 2000. Disponível em: < http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/0158791000210106l>. Acesso em: junho de 2015.

BERROCOSO, Jesús Valverde; GARRIDO ARROYO, María del Carmen. La función tutorial en entornos virtuales de aprendizaje: comunicación y comunidad. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa. v. 4, n. 1. 2005. Disponível em: <http://www.unex.es/didactica/ relatec/csumario _4_1.htm >. Acesso em: 08/01/2016.

BRASIL. Lei N. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília. 23 de dezembro de 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Projeto de Lei do Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option =com_ content&id=16478 &Itemid =1107>. Acesso em: 10/01/2014.

CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. Vol. II. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

CHANEY, Elisabeth et al.. Development of an instrument to assess student opinions of the quality of distance education courses. The American Journal of Distance Education, p. 145-164. sep. 2007.

CORDEIRO, Jaime. A relação pedagógica. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd. Caderno de Formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, v. 9, p. 66-79.COSTA, Celso José; PIMENTEL, Nara Maria. O sistema universidade aberta do Brasil na consolidação da oferta de cursos superiores a distância no Brasil. ETD ”“ Educação Temática Digital. Campinas, v.10, n.2, p.71-90, jun. 2009. Disponível em: < http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/2030>. Acesso em: 12/02/2016.

DOURADO, Luiz Fernando. Políticas e gestão da educação superior a distância: novos marcos regulatórios. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 29, n. 104 - Especial, p. 891-917, out. 2008.

EMERENCIANO, Maria do Socorro; SOUSA, Carlos Alberto Lopes, FREITAS, Lêda Gongalves. Ser Presença como Educador, Professor e Tutor. Colabor@ - Revista Digital da CVA. V. 1, N. 1, p. 4-11, Ago/ 2001.

FERREIRA, Zeila Miranda; GARRIDO, Elsa. Caminhos e descaminhos do tutor na formação Superior de professores dos anos iniciais do Ensino fundamental, 2005. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/021tcf5.pdf>. Acesso em: 06/04/2012.

FERREIRA, Aurélio B. de Holanda. Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, 2010.

FREITAS, Helena Costa Lopes. A (nova) política de formação de professores: a prioridade postergada. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1203-1230, out. 2007. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 07/02/2012.

GARCIA, Dirce Maria Falcone. Educação a distância, competências, tecnologias e o trabalho docente: pontuando relações, fragilidades e contradições. In: In: GARCIA, Dirce Maria Falcone; CECÃLIO, Sálua. (Org.). Formação e Profissão docente em tempos digitais. Campinas: Alínea, p. 217-235. 2009.

GARCIA, Marta Fernandes; SILVA, Dirceu. Concepções dos tutores do programa Unesp/Univesp sobre formação a distância. Linhas Críticas, Brasília, DF, v.19, n.40, p. 579-593, set./dez. 2013.

GARCÃA ARETIO, Lorenzo. La educación a distancia. Una visión global. Boletín Llustre Colegio de Doctores y licenciados de España, p. 1-22. 2003. Disponível em: < http://www.uned.es/catedraunesco-ead/articulos/2003/la%20educacion%20a%20 dista ncia%20una%20vision%20 global.pdf >. Acesso em: 12/12/2011.

GATTI, Bernadete. Formação continuada de professores: a questão psicossocial. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 119, p. 191-204, jul/2003.

GAYTAN, Jorge; MCEWEN, Beryl. Effective online instructional and assessment strategies. The American Journal of Distance Education, p. 117-132. 2007.

HOUAISS, A. Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. 2008.

NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÃSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior 2015. Brasília: Inep, 2016. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse>. Acesso em: 11/10/2016.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. São Paulo: Papirus, 2008.

LAPA, Andrea; PRETTO, Nelson de Luca. Educação a distância e precarização do trabalho docente. Em Aberto, Brasília, v. 23, n. 84, p. 79-97, Nov. 2010.

LEAL, R. B. A importância do tutor no processo de aprendizagem a distância. Revista Iberoamericana de Educación, p. 1-6. 2004.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 2000.

MAGGIO, M. O tutor na educação a distância. In: LITWIN, Edith. (org.). Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed, p. 93-110, 2001.

MASETTO, Marcos Tarciso. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MASETTO, Marcos Tarciso et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2009

MAURI, Teresa; ONRUBIA, Javier. O professor em ambientes virtuais: perfil, condições e competências. In: COLL, César; MONEREO, Carles. (Org.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 118-135.

MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

MOULIN, Nelly; PEREIRA, Vilma; TRARBACH, Maria Aparecida. Formação do tutor para as funções de acompanhamento e avaliação da aprendizagem à distância. Disponível em: < http:/ /www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/018-TC-A2.htm>. Acesso em: 27/01/2014.

PADULA, Jorge. Contigo en la distância: el rol del tutor en la educación no presencial, 2002. Disponível em: <http://www.uned.es/catedraunescoead/publicued/pbc08/rol_bened.htm>. Acesso em: 09/01/2014.

PALLOFF, Rena; PRATT, Keith. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço: estratégias eficientes para salas de aula on-line. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PALLOFF, Rena; PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre: Artmed, 2004.

PIMENTA, Selma. Garrido; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2010.

PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito; ALMEIDA, Maria Elisabeth Bianconcini. Redesenhando estratégias na própria ação: formação do professor a distância em ambiente virtual. In: ALMEIDA, Maria Elisabeth Bianconcini de et al. (Org.). Educação a distância via internet. São Paulo: Avercamp, 2003.

PRETI, Oreste. O estado da arte sobre “tutoria”: modelos e teorias em construção. Capítulo 1 do Relatório de Pesquisa “O sistema de Orientação Acadêmica no curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal de Mato Grosso”. Programa CAERENAD, 2003.

SILVA, João Augusto Ramos et al. Avaliação de Tutores: elaboração de um instrumento, 2009. Disponível em: < http://www.abed.org.br/ congresso2008/tc/51120 08104452PM .pdf>. Acesso em: 12/02/2016.

TEZANOS, José Félix. Desigualdad y exclusión social en las sociedades tecnológicas. Revista del Ministerio de Trabajo y Asuntos Sociales, p. 35-53, 2011.

Downloads

Publicado

05.09.2017

Como Citar

Garcia, M. F., & da Silva, D. (2017). Professor tutor: papéis, funções e desafios. Linhas Crí­ticas, 23(50), 28–50. https://doi.org/10.26512/lc.v23i50.5053

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.