Escola e diversidade sexual

Narrativa sobre identidade de gênero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v23i52.19655

Palavras-chave:

Diversidade sexual, Educação, Fenomenologia

Resumo

Partindo do questionamento sobre como a escola tem trabalhado a diversidade sexual nas práticas pedagógicas, objetiva-se com esse trabalho discutir questões que circundam as temáticas de gênero e diversidade no ambiente de ensino, bem como a efetividade desses conteúdos na prática pedagógica. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa situada na sociologia compreensiva com a finalidade de, a partir das narrativas de uma estudante transexual, entender os melindres que as temáticas ainda suscitam na ação pedagógica. Além disso, o presente estudo também visa compreender as vivências e convivências no ambiente escolar de estudantes que transgridem os “enquadramentos” da normatividade compulsória através do entendimento e da manipulação de dispositivos encontrados na Fenomenologia de Schutz.

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Biografia do Autor

José Miranda Oliveira Júnior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

José Miranda Oliveira Júnior é Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), especialista em Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), graduado em Filosofia (2007) e Ciências Sociais (2013) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e professor substituto do Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). E-mail: jm.csociais@hotmail.com

Nubia Regina Moreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Nubia Regina Moreira é Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília, mestra em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas, graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas - GEPPE (UESB). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Pós-graduação em Educação (PPGED/UESB) E-mail: nreginamoreira@hotmail.com

Nilma Margarida de Castro Crusoé, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Nilma Margarida de Castro Cruso é é Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com estágio doutoral na Universidade de Coimbra/ PT. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas - GEPPE (UESB). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Pós-graduação em Educação (PPGED/UESB) E-mail: nilcrusoe@gmail.com

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Publicado

20.11.2018

Como Citar

Oliveira Júnior, J. M., Moreira, N. R., & Crusoé, N. M. de C. (2018). Escola e diversidade sexual: Narrativa sobre identidade de gênero. Linhas Crí­ticas, 23(52). https://doi.org/10.26512/lc.v23i52.19655

Edição

Seção

Dossiê: Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação

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