Uma política da educação profissional para o Brasil, no final do século XX: a perspectiva dos trabalhadores
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v6i11.2845Palabras clave:
Trabalho;, Educação;, Educação profissional;, Educação formalResumen
Este estudo buscou identificar, na perspectiva dos trabalhadores, os elementos fundamentais para uma política de educação profissional para o Brasil neste final de século, no âmbito da educação formal, em especial, no nível médio de ensino. Tais elementos constituem o núcleo consensual das propostas das entidades de trabalhadores e foram aqui denominados de educação do trabalho. A educação do trabalho é parte integrante de um projeto social contra-hegemônico. Essa compreensão é possibilitada porque os trabalhadores são vistos neste estudo sob uma dupla perspectiva: de classe e das entidades que os representam, e o seu protagonismo é defendido no processo de construção e implementação da política educativa aí inserida, a educação profissional, como forma de disputar ética e politicamente a sua direção. As análises empreendidas neste estudo tiveram como referência as transformações atuais no mundo do trabalho e as demandas educativas resultantes desse processo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Linhas Críticas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.