Aspectos epistemológicos e pedagógicos da educação profissional e tecnológica: implicações para a prática docente

Autores

  • Caetana Juracy Rezende Silva Ministério da Educação - MEC
  • Olgamir Francisco de Carvalho Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v22i49.4948

Palavras-chave:

Educação profissional e tecnológica, Epistemologia das disciplinas técnicas e profissionais, Desafios da formação docente

Resumo

A inédita expansão na educação profissional e tecnológica ocorrida nas últimas décadas não foi acompanhada de ações suficientes voltadas à formação docente. Milhares de profissionais têm exercido o magistério nesse campo sem qualquer debate anterior sobre suas características e implicações para a prática docente. Há consenso quanto à falta de formação docente específica, particularmente para aqueles que atuam nas chamadas disciplinas técnicas ou profissionais. O presente artigo se detém sobre dois desafios fundamentais: a discussão sobre a epistemologia e a pedagogia subjacente à s chamadas disciplinas técnicas ou profissionais e o necessário enfrentamento das mudanças do mundo do trabalho.

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Biografia do Autor

Caetana Juracy Rezende Silva, Ministério da Educação - MEC

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (FE/UnB-2016), Mestre em Música pela Universidade Federal de Goiás (UFG-2004) e Graduada em Música pela UnB (1996). Técnica em Assuntos Educacionais do Ministério da Educação. Tem experiência em Políticas Públicas e Gestão da Educação Profissional e
Tecnológica, atuando, principalmente, nos temas: formação de docentes para a educação profissional e tecnológica, educação de trabalhadores, ensino técnico, qualificação profissional, reconhecimento de saberes e certificação profissional.

Olgamir Francisco de Carvalho, Universidade de Brasília - UnB

Graduada em Pedagogia pela UnB, mestre em Educação pela PUC- SP e doutora em Educação pela UNICAMP - Campinas. É professora associada da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília,  coordenadora do Programa de Pós - Graduação em Educação - Modalidade Profissional e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Trabalho - NEPET. Desenvolve estudos nas seguintes temáticas: Formação Docente na Educação Profissional e Tecnológica numa perspectiva internacional comparada (modelos de formação, epistemologia e pedagogia da EPT); Orientação Vocacional e Profissional no contexto da Escola e do Trabalho (educação para a carreira; reconhecimento e validação de saberes produzidos no trabalho).

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Publicado

14.06.2017

Como Citar

Silva, C. J. R., & Carvalho, O. F. de. (2017). Aspectos epistemológicos e pedagógicos da educação profissional e tecnológica: implicações para a prática docente. Linhas Crí­ticas, 22(49), 598–618. https://doi.org/10.26512/lc.v22i49.4948

Edição

Seção

Tema: Educação Profissional e tecnológica

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