Uma política da educação profissional para o Brasil, no final do século XX: a perspectiva dos trabalhadores
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v6i11.2845Palavras-chave:
Trabalho;, Educação;, Educação profissional;, Educação formalResumo
Este estudo buscou identificar, na perspectiva dos trabalhadores, os elementos fundamentais para uma política de educação profissional para o Brasil neste final de século, no âmbito da educação formal, em especial, no nível médio de ensino. Tais elementos constituem o núcleo consensual das propostas das entidades de trabalhadores e foram aqui denominados de educação do trabalho. A educação do trabalho é parte integrante de um projeto social contra-hegemônico. Essa compreensão é possibilitada porque os trabalhadores são vistos neste estudo sob uma dupla perspectiva: de classe e das entidades que os representam, e o seu protagonismo é defendido no processo de construção e implementação da política educativa aí inserida, a educação profissional, como forma de disputar ética e politicamente a sua direção. As análises empreendidas neste estudo tiveram como referência as transformações atuais no mundo do trabalho e as demandas educativas resultantes desse processo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.