Ensino desenvolvimental da atividade: uma introdução ao estudo do sistema zankoviano (1957-1977)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.20106

Palavras-chave:

Didática, Desenvolvimento, Atividade, Sistema Zankoviano

Resumo

O presente artigo tem caráter introdutório. Nele encontram-se algumas pistas sobre o lugar ocupado, o papel desempenhado e a evolução experimentada pelo sistema didático desenvolvimental Zankoviano, em relação aos demais sistemas (Galperin-Talizina e Elkonin-Davidov), surgido no interior do ensino desenvolvimental da atividade. O sistema Zankoviano tem como base os pressupostos formulados por Vigotski e Rubinstein sobre a influência recíproca entre os processos de obutchénie (ensino-aprendizagem) e de desenvolvimento do psiquismo humano. O objetivo do texto é o tratar, em particular, da trajetória percorrida e das principais contribuições teóricas do sistema Zankoviano ao longo dos primeiros vinte anos (1957-1977). Para tanto, procurou-se: a) estabelecer as etapas evolutivas do sistema, a partir da sistematização de sua gênese e processo histórico; b) analisar, ao mesmo tempo, as contribuições teóricas e práticas que o sistema realizou por intermédio das pesquisas em laboratórios, em escolas experimentais e na rede pública de educação básica. O acesso a um volume relativamente grande e valioso de obras em russo, inglês e espanhol - a maior parte dele desconhecido no Brasil - permitiu elaborar um texto que, se bem ainda tem caráter introdutório, poderá ser útil para pesquisas futuras.

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Biografia do Autor

Roberto Valdés Puentes, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracibaba com Pós-doutorado em Didática pela Universidade de Granada (Espanha). Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação e nos cursos de graduação. E-mail: robertovaldespuentes@gmail.com

Orlando Fernández Aquino, Universidade de Uberaba

Doutor em Ciências Pedagógicas pelo Instituo Superior Pedagógico Felix Varela, Cuba (homologado como Doutor em Educação pela USP-SP). Pós-doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Atua no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e no curso de Pedagogia da Universidade de Uberaba (UNIUBE). E-mail: ofaquino@gmail.com

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Publicado

13.02.2019

Como Citar

Puentes, R. V., & Aquino, O. F. (2019). Ensino desenvolvimental da atividade: uma introdução ao estudo do sistema zankoviano (1957-1977). Linhas Crí­ticas, 24, e20106. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.20106

Edição

Seção

Dossiê Didática desenvolvimental: diferentes concepções histórico-culturais

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