Avaliação das aprendizagens: uma análise de produções acadêmicas brasileiras (2006-2020)
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc28202241638Palavras-chave:
Políticas da educação, Avaliação da aprendizagem, Estado da arteResumo
A avaliação das aprendizagens e as suas (re)configurações conceituais têm acompanhado transformações político-educativas e sociais. Tendo esta situação por base, foi realizado um estudo que teve como objetivo mapear a produção acadêmica brasileira de Teses de Doutoramento e Dissertações de Mestrado, de 2006 a 2020, focadas nas relações entre políticas públicas de educação, concepções e práticas de avaliação. Os dados apontam para influências exercidas pelos organismos internacionais na definição das políticas da educação, traduzidas nas concepções de avaliação postuladas nos documentos oficiais e no distanciamento entre o que tem sido instituído, a concepção e as práticas efetivadas.
Downloads
Referências
Abrecht, R. (1994). A avaliação formativa (Coleção práticas pedagógicas, vol. 17). Edições ASA.
Afonso, A. J. (2000). Avaliação educacional: regulação e emancipação: para uma sociologia das políticas avaliativas contemporâneas. Cortez.
Aguiar, E. S. (2009). Concepções e práticas de professores em avaliação da aprendizagem na rede pública municipal de ensino de Teresina. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional da UFC. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3125
Albuquerque, L. C. (2012). Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas do professor de Matemática dos anos finais do ensino fundamental. [Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UnB. https://repositorio.unb.br/handle/10482/10889
Albuquerque, R. B. (2017). “Sei ou não sei, eis a questão”: o professor e seu saber fazer na perspectiva da avaliação da aprendizagem para alunos com deficiência intelectual. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Sergipe] Repositório Institucional da UFS. https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12510
Almeida, A. M. (2008). Avaliação da aprendizagem no contexto dos ciclos: sentidos da prática avaliativa docente. [Tese de doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte]. Repositório Institucional da UFRN. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14180
Alves, A. M. (2018). Avaliação da aprendizagem da pessoa com deficiência intelectual: análise de teses e dissertações brasileiras. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de São Carlos]. Repositório Institucional da UFSCar. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10502
Amado, J., Costa, A. P., & Crusoé, N. (2017). A técnica de análise de conteúdo. Em J. Amado (Coord.). Manual de investigação qualitativa em educação (pp. 301-352). Imprensa Universidade de Coimbra.
Amaral, M. C. (2006). Avaliação da aprendizagem na escola ciclada de Mato Grosso: o caso dos relatórios descritivos de avaliação. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Campinas]. Repositório Institucional da UNICAMP. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252221
Araujo, A. W. (2014). Análise do modelo de avaliação da aprendizagem de uma escola pública do Distrito Federal na percepção dos docentes. [Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UnB. https://repositorio.unb.br/handle/10482/17299
Araujo, C. G. (2017). Análise das concepções de professores e alunos das escolas públicas do DF sobre a avaliação em Matemática. [Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UnB. https://repositorio.unb.br/handle/10482/39242
Araujo, L. A. (2009). A avaliação NA escola: um olhar além da sala de aula. [Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UnB. https://repositorio.unb.br/handle/10482/4246
Azevedo, R. M. (2007). Avaliação da aprendizagem escolar: do fazer mecânico à intencionalidade teórico-metodológica emancipatória. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Maranhão]. Repositório Institucional da UFMA. https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/139
Azevedo, T. M. (2010). A avaliação da aprendizagem no processo de escolarização de alunos com déficit intelectual nos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Maria]. Repositório Institucional da UFSM. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6950
Baliero, F. F. (2015). O processo de avaliação da cultura corporal realizada por Professores de educação física do Ensino fundamental – Anos iniciais – do município de Assis Chateaubriand-PR. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel]. Repositório Institucional da Unioeste. http://tede.unioeste.br/handle/tede/3283
Ball, S. (1994). Educational reform: a critical and post-structural approach. Open University Press.
Ball, S. J., Maguire, M., & Braun, A. (2016). Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. UEPG.
Barbosa, E. G. (2014). Avaliação da aprendizagem em língua inglesa no primeiro ano do ensino fundamental em escolas públicas do município de Castanhal (PA). [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Pará]. Repositório Institucional da UFPA. http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/5880
Bardin, L. (2009). Análise de conteúdo. Edições 70.
Barreto, E. S., Pinto, R. P., Martins, A. M., & Duran, M. C. (2001). Avaliação na educação básica nos anos 90 segundo os periódicos acadêmicos. Cadernos de Pesquisa, 114, 49-88. http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/584
Black, P., & Wiliam, D. (2006). The reliability of assessments. Em J. Gardner (Ed.). Assessment and learning (pp. 81-100). SAGE.
Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora.
Brasil. (1996). Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Brasil. (2006). Lei n.º 11.274/2006. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11274.htm
Brasil. (2017a). Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Brasil. (2017b). Resolução CNE/CP n.º 2, de 22 de dezembro de 2017. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/53031-resolucoes-cp-2017
Broadfoot, P., & Black, P. (2004). Redefining assessment? The first ten years of assessment in education. Assessment in Education: Principles, Policy and Practice, 11(1), 7-26. https://doi.org/10.1080/0969594042000208976
Caixeta, O. C. (2019). Diversificação da avaliação em Matemática nos anos finais do ensino fundamental para a promoção de uma aprendizagem efetiva. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Goiás]. Repositório Institucional da UFG. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9797
Caramão, M. T. (2009). Saberes docentes, avaliação e inclusão: estudo de uma realidade. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Maria]. Repositório Institucional da UFSM.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6891
Castro, A. M. (2007). A avaliação da aprendizagem no contexto da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na escola pública. [Tese de doutorado, Universidade de São Paulo]. Repositório Institucional da USP. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17122009-111437/pt-br.php
Conceição, J. L. (2018). Instrumentos de avaliação formativa: panorama e percepção docente. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Sergipe]. Repositório Institucional da UFS. http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11519
Corrêa, M. S. (2014). A prática avaliativa no ciclo da infância: um estudo em escolas multisseriadas. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Pará]. Repositório Institucional da UFPA. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9328
Corrêa, R. R. (2009). Avaliação formativa: o mapa conceitual na autorregulação da aprendizagem. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Londrina]. Repositório Institucional da UEL. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000152713
Cortesão, L., & Torres, M. A. (2018). Apesar de tudo… Que podemos nós, professores, fazer? Edições Afrontamento.
Covatti, F. A. (2013). As concepções e as práticas de avaliação da aprendizagem escolar por meio dos dizeres dos professores das séries finais do ensino fundamental. [Dissertação de mestrado, Universidade Regional de Blumenau]. Repositório Institucional da FURB. http://www.bc.furb.br/docs/DS/2013/353141_1_1.PDF
Cruz, C. M. (2017). Avaliação como instrumento de gestão e planejamento estratégico. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Paraíba]. Repositório Institucional da UFPB.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11763
Cury, C. R. (2017). A globalização e os desafios para os sistemas nacionais: agenda internacional e práticas educacionais nacionais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, 33(1), 15-34. https://doi.org/10.21573/vol33n12017.72829
Dantas, A. R. (2011). Avaliação da educação física na escola: análise de uma proposta de intervenção. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte]. Repositório Institucional da UFRN. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14455
Dantas, C. R. (2017). Avaliação no ensino de ciências no nível fundamental: investigando orientações oficiais e práticas docentes, fazendo “escuta” e intervenções em escolas. [Tese de doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. Repositório Institucional da UFRS. http://hdl.handle.net/10183/172904
Earl, L. M., & Katz, S. (2006). Rethinking classroom assessment with purpose in mind: assessment for learning, assessment as learning, assessment of learning. Manitoba Education, Citizenship and Youth. https://www.edu.gov.mb.ca/k12/assess/wncp/
Fantinel, C. A. (2018). Avaliação do ensino e aprendizagem escolar: relações entre as políticas públicas de avaliação e a prática pedagógica. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual do Oeste do Paraná]. Repositório Institucional da Unioeste. http://tede.unioeste.br/handle/tede/3761
Farias, D. C. (2008). A avaliação das aprendizagens na prática docente de professores de História de 5.ª a 8.ª séries do sistema estadual de ensino: concepções e práticas. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Pernambuco]. Repositório Institucional da UFPE. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4303
Fartes, V. L. (2014). A cultura profissional dos grupos de pesquisa nos institutos federais: uma comunidade de práticas? Cadernos de Pesquisa, 44(154), 850-874. https://doi.org/10.1590/198053142897
Favarão, C. F. (2012). Avaliação da aprendizagem: concepções e características. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Londrina]. Repositório Institucional da UEL. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000183245
Fernandes, D. (2009). Avaliação das aprendizagens em Portugal: investigação e teoria da actividade. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 9, 87-100. http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/151
Fernandes, D. (2018). Para uma compreensão das relações entre avaliação, ética e política pública. Revista de Educação PUC-Campinas, 23(1), 19-36. https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n1a3932
Fernandes, D., & Gaspar, A. (2014). Avaliação das aprendizagens: uma síntese de teses de doutoramento realizadas em Portugal (2001-2010). Meta: Avaliação, 6(17), 199-222. http://doi.org/10.22347/2175-2753v6i17.209
Fernandes, T. L. (2010). Avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência: estudo documental das diretrizes oficiais. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional da UFC. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3297
Ferreira, S. M. (2019). Delineando relações conceptuais entre formação dos professores dos anos iniciais e avaliação em Matemática. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Pernambuco]. Repositório Institucional da UFPE. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34333
Fontenele, G. L. (2019). A avaliação no 3.º ciclo e suas implicações na organização do trabalho pedagógico de uma escola pública do Distrito Federal. [Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UnB. https://repositorio.unb.br/handle/10482/37190
Furlanetto, C. R. (2007). A prática avaliativa da professora da 1.ª série em uma escola municipal de Fortaleza: entre o escrito e o vivido. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional da UFCE http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2970
Gonçalves, J. A. (2012). Concepções de aprendizagem em relatórios de avaliação. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. Repositório Institucional da UFRS. http://hdl.handle.net/10183/40484
Guerra, G. K. (2009). Avaliação processual: um estudo das representações sociais de professoras da rede municipal de ensino do Recife. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Pernambuco]. Repositório Institucional da UFPE. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4265
Guerra, M. S. (2003). Uma seta no alvo: a avaliação como aprendizagem. Edições ASA.
Guimarães, A. L. (2010). A avaliação da aprendizagem em arte: desvelando realidades. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Londrina]. Repositório Institucional da UEL. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000152948
Jacomini, M. A. (2008). Reprovação escolar na opinião de pais e alunos: um estudo sobre os ciclos e a progressão continuada na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. [Tese de doutorado, Universidade de São Paulo]. Repositório Institucional da USP. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17062008-134737/
Jacomini, M. A. (2014). Avaliação da aprendizagem em tempos de progressão continuada: o que mudou? Um estudo de teses e dissertações sobre o tema (2000-2010). Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 22(84), 807-828. https://doi.org/10.1590/S0104-40362014000300010
Justino, A. I. (2013). Concepções e práticas de avaliação da aprendizagem de professores de artes visuais. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Ponta Grossa]. Repositório Institucional da UEPG. http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1357
Lara, V. A. (2014). Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: concepções docentes no ciclo de aprendizagem. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Ponta Grossa]. Repositório Institucional da UEPG. http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1374
Leite, C., & Fernandes, P. (2002). A avaliação da aprendizagem: Novos contextos, novas práticas. ASA.
Leite, C., & Fernandes, P. (2010). Desafios aos professores na construção de mudanças educacionais e curriculares: que possibilidades e que constrangimentos. Revista Educação, 33(3), 198-204. https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8076
Leite, C., & Fernandes, P. (2014). Avaliação, Qualidade e Equidade. Avaliação, 19(2), 421-438. https://doi.org/10.1590/S1414-40772014000200009
Libâneo, J. C. (2016). Políticas educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar. Cadernos de Pesquisa, 46(159), 38-62. https://doi.org/10.1590/198053143572
Libâneo, J. C., Oliveira, J. F., & Toschi, M. S. (2010). Educação escolar: políticas, estrutura e organização (9.ª ed.). Cortez.
Lima, M. F. (2015). A avaliação de conhecimentos das crianças relacionados à leitura e à escrita: práticas de professores do 1.º ano do ensino fundamental. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Pernambuco]. Repositório Institucional da UFPE. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16771
Lira, J. S., & Hermida, J. F. (2018). Gestão, financiamento e (des)valorização da educação em Alagoas (2007-2014). Revista Eletrônica de Educação, 12(1), 132-150. https://doi.org/10.14244/198271992031
Llata, D. S. (2015). Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: registros avaliativos e práticas de professores. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de São Paulo]. Repositório Institucional da UNIFESP. http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39244
Luckesi, C. C. (2003). Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. Malabares Comunicação e Eventos.
Luckesi, C. C. (2006). Avaliação da aprendizagem escolar. Cortez.
Luis, S. M. (2007). Escrevendo a avaliação: a escrita de diários como exercício avaliativo. [Tese de doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais]. Repositório Institucional da UFMG. http://hdl.handle.net/1843/FAEC-7D6P4E
Machado, S. M. (2006). Concepções e práticas o dilema da avaliação da aprendizagem: um estudo de caso da prática avaliativa de professores da rede estadual de ensino do Maranhão. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Maranhão]. Repositório Institucional da UFMA. http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/109
Magalhães, P. M. (2018). As artes de fazer da avaliação fabricadas no cotidiano escolar: um olhar para as táticas avaliativas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Pernambuco]. Repositório Institucional da UFPE. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30885
Magalhães, P. M., Almeida, L. A., & Lins, C. P. (2019). Práticas curriculares-avaliativas: inventar cotidianamente considerando os movimentos de influência. Linhas Críticas, 25, e23795. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23795
Marinho, M. P. (2009). A avaliação sob a ótica do aluno. [Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UnB. http://repositorio.unb.br/handle/10482/4373
Marinho, P. (2014). A avaliação da aprendizagem no ensino básico: contributos para a compreensão da sua relação com o sucesso escolar. [Tese de doutoramento, Universidade do Porto]. Repositório Aberto da Universidade do Porto. https://hdl.handle.net/10216/94300
Marinho, P., Leite, C., & Fernandes, P. (2013). A avaliação da aprendizagem: um ciclo vicioso de “testinite. Estudos em Avaliação Educacional, 24(55), 304-334. https://doi.org/10.18222/eae245520132728
Marinho, P., Leite, C., & Fernandes, P. (2017). Mathematics summative assessment practices in schools at opposite ends of performance rankings in Portugal. Research in Mathematics Education, 19(2), 184-198. https://doi.org/10.1080/14794802.2017.1318085
Marinho, P., Leite, C., & Fernandes, P. (2014). A avalição da aprendizagem: da pluralidade de enunciações à dualidade de concepções. Acta Scientiarum Education, 36(1), 151-162. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v36i1.21018
Mello, A. S. (2014). Estudo sobre a pesquisa acadêmica brasileira acerca da avaliação no ensino de ciências. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual do Oeste do Paraná]. Repositório Institucional da Unioeste. http://tede.unioeste.br/handle/tede/3273
Melo, M. N. (2006). Avaliação da aprendizagem no primeiro e segundo ciclos de formação: ruptura ou continuidade da avaliação tradicional. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional da UFCE. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6124
Mendonça, A. V. (2014). Desenvolver potenciais e valorar capacidades: avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em escolas Municipais de Fortaleza/CE. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional da UFCE. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10553
Moresi, E. A. D., Pinho, I., Hartmann, V. C., Filho, M. d. O. B., Pinho, C., & Costa, A. P. (2020). Avaliação das Aprendizagens: um estudo bibliométrico. Em S. O. e. Sá, F. Freitas, P. Castro, M. G. Sanmamed, & A. P. Costa (Eds.). Qualitative Research in Education: advances and challenges (pp. 42-54). Ludomedia. https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.42-54
Muniz, S. M. (2018). Avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual: a experiência de professores do ensino fundamental em Jijoca de Jericoacoara-CE. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional da UFCE. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30822
Nascimento, K. C. (2017). Avaliação da aprendizagem na educação física escolar na zona rural no município de Formosa: realidade e contradições. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Goiás]. Repositório Institucional da UFG. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7778
Oliveira, A. C. (2018). (Re)pensando a avaliação: uma etnografia sobre o uso do portfólio na aula de língua portuguesa no ensino fundamental. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório Institucional da UFSC. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192938
Oliveira, D. A. (2020). Política educacional e regulação no contexto Latino-Americano: Argentina, Brasil e Chile. Linhas Críticas, 15(28), 45-62. https://doi.org/10.26512/lc.v15i28.3520
Oliveira, K. B. (2016). Práticas avaliativas de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental em Rondonópolis-MT. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Mato Grosso]. Repositório Institucional da UFMT. http://ri.ufmt.br/handle/1/1188
Oliveira, N. R. (2012). Avaliação em Matemática: uma discussão sobre as concepções e práticas de professores do ensino fundamental II da cidade de Campina Grande. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual da Paraíba]. Repositório Institucional da UEPB. http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1712
Oliveira, R. M. (2011). Pais/responsáveis e a avaliação das aprendizagens: percepções e significados. [Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UnB. http://repositorio.unb.br/handle/10482/9287
Pedrosa, J., Leite, C., Rosa, M. J., & Pinho, I. (2021). Avaliação das Aprendizagens em Portugal: Um olhar transversal sobre os fundamentos teóricos, as políticas educativas e as práticas. Em M. Gonçalves, D. Fonseca, A. Neto-Mendes, A. Ventura, & J. A. Costa (orgs.). (Re)pensar a qualidade das organizações educativas: olhares sobre a educação básica, secundária e superior (pp. 271-288). UA Editora. http://doi.org/10.48528/etpt-5b57
Perrenoud, P. (1999). Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Artmed.
Perrenoud, P. (2003). Sucesso na escola: só o currículo, nada mais que o currículo! Cadernos de Pesquisa, 119, 9-27. https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000200001
Poltronieri, H., & Calderón, A. I. (2012). Avaliação na educação básica: a revista Estudos em Avaliação Educacional. Estudos em Avaliação Educacional, 23(53), 82-103. https://doi.org/10.18222/eae235320121916
Rabelo, K. S. (2010). Ensino de geografia e avaliação formativa da aprendizagem: experiências e princípios na rede pública de Goiânia-GO. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Goiás]. Repositório Institucional da UFG. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3357
Reis, J. M. (2018). (Des) caminhos para pensar avaliação e inclusão escolar no projeto de enfrentamento à distorção idade série trajetórias criativas: o espaço do et cetera. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. Repositório Institucional da UFRS. http://hdl.handle.net/10183/189593
Reis, L. A. (2009). Implicações da avaliação da aprendizagem no ensino fundamental: série e ciclo. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Juiz de Fora]. Repositório Institucional da UFJF. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3840
Ribeiro, D. B. (2012). Uma leitura sobre avaliação no ensino fundamental. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Juiz de Fora]. Repositório Institucional da UFJF. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1560
Santos, A. C. dos, & Leite, C. (2019). Políticas de currículo em Portugal: Concepções e práticas. Linhas Crí¬ticas, 25, e23562. https://doi.org/10.26512/lc.v25i0.23562
Santos, N. M. (2017). Avaliação da aprendizagem na perspectiva de um grupo de professores da disciplina de Ciências: uma análise do processo em uma escola pública de Cubati - PB. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual da Paraíba]. Repositório Institucional da UEPB. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3203
Sibila, M. C. (2012). O erro e a avaliação da aprendizagem: concepções de professores. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Londrina]. Repositório Institucional da UEL. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000180683
Silva, D. M. (2015). Avaliação do professor pelo aluno: o ensino e a prática avaliativa em geografia em escolas públicas municipais de Fortaleza/CE. [Tese de doutorado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional da UFC. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14794
Silva, D. S. (2014). A avaliação do movimento de ensinar e aprender Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Maria]. Repositório Institucional da UFSM. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7161
Silva, J. F. (2010). Métodos de avaliação em Educação Física no ensino fundamental. [Tese de doutorado, Universidade Estadual de Campinas]. Repositório Institucional da UNICAMP. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/274761
Silva, J. P. (2017). Jogos e avaliação da aprendizagem em Matemática: percepções docentes sobre o avaliar na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual da Paraíba]. Repositório Institucional da UEPB. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3324
Soares, E. R. (2011). O dever de casa no contexto da avaliação de aprendizagens. [Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UnB. http://repositorio.unb.br/handle/10482/7946
Souza, M. V. (2016). A política curricular de ciclos no município de Campina Grande: análise dos sentidos e efeitos da avaliação no contexto da prática. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Paraíba]. Repositório Institucional da UFPB. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8784
Stobart, G. (2008). Testing times: the uses and abuses of assessment. Routledge.
Torres, D. X. (2013). Concepções de avaliação da aprendizagem de professoras que atuam em escolas situadas em áreas rurais. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Pernambuco]. Repositório Institucional da UFPE. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12874
Uler, A. M. (2010). Avaliação da aprendizagem: um estudo sobre a produção acadêmica dos programas de pós-graduação em educação. [Tese de doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. Repositório Institucional da PUC/SP. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9524
Vasconcellos, C. (2006). Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança: Por uma práxis transformadora. Libertad.
Viana, F. R. (2017). O uso de portfólios na avaliação em Matemática como motivador para escrita dos alunos sobre sua aprendizagem e reflexão da prática pedagógica. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Pelotas]. Repositório Institucional da UFPEL. http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/3783
Vianna, H. M. (2014). Avaliação educacional: uma perspectiva histórica. Estudos em Avaliação Educacional, 12, 7-24. https://doi.org/10.18222/eae01219952297
Vidal, R. C. (2019). Fazeres docentes e avaliação: um estudo de caso à luz da complexidade. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Tocantins]. Repositório Institucional da UFTO. http://hdl.handle.net/11612/1786
Vieira, A. O. (2018). Por uma teorização da avaliação em Educação Física: práticas de leitura por narrativas imagéticas. [Tese de doutorado, Universidade Federal do Espírito Santo]. Repositório Institucional da UFES. http://repositorio.ufes.br/handle/10/10536
Vieira, K. R. (2006). Avaliação em processo. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório Institucional da UFSC. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89146
Villar, A. P. (2009). A prática avaliativa em uma organização escolar por ciclos de aprendizagem. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Pernambuco]. Repositório Institucional da UFPE. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4278
Wiliam, D. (2009). Assessment for learning: why, what and how? University of London.
Xavier, L. R. (2017). Concepções e práticas sobre avaliação na perspectiva de professores de Matemática. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de São Carlos]. Repositório Institucional da UFSCar. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9326
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Eliane Teodoro, Carlinda Leite, Preciosa Fernandes, Paulo Marinho
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.