Uma política da educação profissional para o Brasil, no final do século XX: a perspectiva dos trabalhadores
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v6i11.2845Palavras-chave:
Trabalho;, Educação;, Educação profissional;, Educação formalResumo
Este estudo buscou identificar, na perspectiva dos trabalhadores, os elementos fundamentais para uma política de educação profissional para o Brasil neste final de século, no âmbito da educação formal, em especial, no nível médio de ensino. Tais elementos constituem o núcleo consensual das propostas das entidades de trabalhadores e foram aqui denominados de educação do trabalho. A educação do trabalho é parte integrante de um projeto social contra-hegemônico. Essa compreensão é possibilitada porque os trabalhadores são vistos neste estudo sob uma dupla perspectiva: de classe e das entidades que os representam, e o seu protagonismo é defendido no processo de construção e implementação da política educativa aí inserida, a educação profissional, como forma de disputar ética e politicamente a sua direção. As análises empreendidas neste estudo tiveram como referência as transformações atuais no mundo do trabalho e as demandas educativas resultantes desse processo.
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