Implantação da disciplina Estudo de Problemas Brasileiros na UFPR (1968-1975)
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23069Palabras clave:
Estudio de problemas brasileños, Reforma Universitaria, UFPR, Dictadura civil-militarResumen
En este artículo, abordamos la implementación de la disciplina "Estudio de problemas brasileños" (EPB) en la Universidad Federal de Paraná (UFPR) durante la dictadura civil-militar. El objetivo es analizar cómo se llevó a cabo la implementación en el ámbito de la reforma universitaria en la UFPR. Las fuentes movilizadas se analizaron a partir de los supuestos teóricos de la historia cultural y se centraron en: leyes, decretos, opiniones y actas publicadas por el gobierno y la UFPR durante la dictadura civil-militar. Los datos presentados son el resultado de una investigación llevada a cabo durante la maestría, que nos permitió comprender la implementación de la disciplina EPB en la UFPR.
Descargas
Citas
Abreu, V. K. de. & Inácio, G., Filho. (2006). A Educação Moral e Cívica – doutrina, disciplina e prática educativa. Revista Histedbr, Campinas, n.24, p. 125 –134.
Baranow, U. G. & Siqueira, M. D. (2007). Universidade Federal do Paraná: história e estórias (1912-2007). Curitiba: Editora da UFPR.
Certeau, M. (1994). A invenção do cotidiano. Vol. 1: Artes de fazer. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes.
Fávero, M. de L. de A. (2006). Universidade do Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Educar em Revista, Curitiba, n. 28, p. 17-36.
Gonçalves, N. G. (2012). A Escola Superior de Guerra e a Lei 5692/71: Discursos Governamentais e Implementação da Lei no Paraná. In: Gonçalves, Nadia Gaiofatto e Ranzi, Serlei Maria Fischer. (orgs.) Educação na ditadura civil-militar: politicas, ideários e práticas (Paraná, 1964-1985). Curitiba: Editora da UFPR.
Lemos, K. S. C. (2011). A normatização da Educação Moral e Cívica (1961-1993). Mestrado em Educação. Universidade Federal do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro.
Siqueira, M. D. (Org.); Trindade, Etelvina. (1998). Rumos da Pesquisa: uma história da pesquisa e Pós-graduação na UFPR. Curitiba: UFPR.
Universidade Federal do Paraná. (1972). Programa de ensino da disciplina Estudo de Problemas Brasileiros. Curitiba.
Universidade Federal do Paraná. (1971). Conselho Universitário. Ata da reunião realizada no dia 27 de maio. Livro 4, p. 30.
Universidade Federal do Paraná. (1973a). Portaria nº 10.078, de 29 de junho.
Universidade Federal do Paraná. (1973b). Portaria nº 10.398, de 6 de setembro.
Universidade Federal do Paraná. (1973c). Portaria nº 10.425, de 13 de setembro.
Universidade Federal do Paraná. (1973d). Programa de ensino da disciplina Estudo de Problemas Brasileiros. Curitiba.
Universidade Federal do Paraná. (1974a). Portaria nº 11.306, de 8 de fevereiro.
Universidade Federal do Paraná. (1974b). Programa de ensino da disciplina Estudo de Problemas Brasileiros. Curitiba.
Universidade Federal do Paraná. (1974c). Regimento Geral da Universidade Federal do Paraná, de 20 de dezembro.
Universidade Federal do Paraná. (1975). Portaria nº 13.711, de 7 de agosto.
Universidade Federal do Paraná. (1976). Plano de Trabalho Departamental da disciplina Estudo de Problemas Brasileiros. Curitiba.
Universidade Federal do Paraná. (s/d). Relação dos Coordenadores Setoriais da disciplina de EPB l. Curitiba.
Westphalen, C. M. (1987). Universidade Federal do Paraná: 75 anos. Curitiba: SBPH-PR.
Westphalen, C. M. (1988) Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Paraná: 50 anos. Curitiba: SBPH-PR.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Rudimar Gomes Bertotti, Rosa Lydia Teixeira Corrêa, Drª
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.