Implantação da disciplina Estudo de Problemas Brasileiros na UFPR (1968-1975)
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23069Palavras-chave:
Estudo de Problemas Brasileiros, Reforma Universitária, Ditadura civil-militar, UFPRResumo
Neste artigo, tratamos da implantação da disciplina Estudo de Problemas Brasileiros (EPB) na Universidade Federal do Paraná (UFPR) durante a ditadura civil-militar. O objetivo deste trabalho é analisar como ocorreu sua implantação no âmbito da reforma universitária na UFPR. As fontes mobilizadas para a produção desta pesquisa foram analisadas a partir dos pressupostos teóricos da História Cultural e se concentraram em: leis, decretos, pareceres, atas e portarias publicadas pelo governo e pela UFPR durante a ditadura civil-militar. Os dados apresentados neste trabalho resultam de pesquisa desenvolvida durante o mestrado, a qual permitiu compreender a implantação da disciplina de EPB na UFPR.
Downloads
Referências
Abreu, V. K. de. & Inácio, G., Filho. (2006). A Educação Moral e Cívica – doutrina, disciplina e prática educativa. Revista Histedbr, Campinas, n.24, p. 125 –134.
Baranow, U. G. & Siqueira, M. D. (2007). Universidade Federal do Paraná: história e estórias (1912-2007). Curitiba: Editora da UFPR.
Certeau, M. (1994). A invenção do cotidiano. Vol. 1: Artes de fazer. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes.
Fávero, M. de L. de A. (2006). Universidade do Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Educar em Revista, Curitiba, n. 28, p. 17-36.
Gonçalves, N. G. (2012). A Escola Superior de Guerra e a Lei 5692/71: Discursos Governamentais e Implementação da Lei no Paraná. In: Gonçalves, Nadia Gaiofatto e Ranzi, Serlei Maria Fischer. (orgs.) Educação na ditadura civil-militar: politicas, ideários e práticas (Paraná, 1964-1985). Curitiba: Editora da UFPR.
Lemos, K. S. C. (2011). A normatização da Educação Moral e Cívica (1961-1993). Mestrado em Educação. Universidade Federal do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro.
Siqueira, M. D. (Org.); Trindade, Etelvina. (1998). Rumos da Pesquisa: uma história da pesquisa e Pós-graduação na UFPR. Curitiba: UFPR.
Universidade Federal do Paraná. (1972). Programa de ensino da disciplina Estudo de Problemas Brasileiros. Curitiba.
Universidade Federal do Paraná. (1971). Conselho Universitário. Ata da reunião realizada no dia 27 de maio. Livro 4, p. 30.
Universidade Federal do Paraná. (1973a). Portaria nº 10.078, de 29 de junho.
Universidade Federal do Paraná. (1973b). Portaria nº 10.398, de 6 de setembro.
Universidade Federal do Paraná. (1973c). Portaria nº 10.425, de 13 de setembro.
Universidade Federal do Paraná. (1973d). Programa de ensino da disciplina Estudo de Problemas Brasileiros. Curitiba.
Universidade Federal do Paraná. (1974a). Portaria nº 11.306, de 8 de fevereiro.
Universidade Federal do Paraná. (1974b). Programa de ensino da disciplina Estudo de Problemas Brasileiros. Curitiba.
Universidade Federal do Paraná. (1974c). Regimento Geral da Universidade Federal do Paraná, de 20 de dezembro.
Universidade Federal do Paraná. (1975). Portaria nº 13.711, de 7 de agosto.
Universidade Federal do Paraná. (1976). Plano de Trabalho Departamental da disciplina Estudo de Problemas Brasileiros. Curitiba.
Universidade Federal do Paraná. (s/d). Relação dos Coordenadores Setoriais da disciplina de EPB l. Curitiba.
Westphalen, C. M. (1987). Universidade Federal do Paraná: 75 anos. Curitiba: SBPH-PR.
Westphalen, C. M. (1988) Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Paraná: 50 anos. Curitiba: SBPH-PR.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Rudimar Gomes Bertotti, Rosa Lydia Teixeira Corrêa, Drª
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.