Implantação da disciplina Estudo de Problemas Brasileiros na UFPR (1968-1975)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23069

Palavras-chave:

Estudo de Problemas Brasileiros, Reforma Universitária, Ditadura civil-militar, UFPR

Resumo

Neste artigo, tratamos da implantação da disciplina Estudo de Problemas Brasileiros (EPB) na Universidade Federal do Paraná (UFPR) durante a ditadura civil-militar. O objetivo deste trabalho é analisar como ocorreu sua implantação no âmbito da reforma universitária na UFPR. As fontes mobilizadas para a produção desta pesquisa foram analisadas a partir dos pressupostos teóricos da História Cultural e se concentraram em: leis, decretos, pareceres, atas e portarias publicadas pelo governo e pela UFPR durante a ditadura civil-militar. Os dados apresentados neste trabalho resultam de pesquisa desenvolvida durante o mestrado, a qual permitiu compreender a implantação da disciplina de EPB na UFPR.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rudimar Gomes Bertotti, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professor da rede municipal de ensino de Curitiba, é licenciado em História e Pedagogia. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Grupo de Pesquisa: Grupo História das Instituições Escolares no Brasil (GIEB). E-mail: rudigbertotti@gmail.com

Rosa Lydia Teixeira Corrêa, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professora do Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), é graduada em Pedagogia (UFPA). Mestrado em Educação (UNICAMP). Doutorado em História Econômica (USP). Grupo de Pesquisa: Grupo História das Instituições Escolares no Brasil (GIEB). E-mail: rosa.correa@pucpr.br

Referências

Abreu, V. K. de. & Inácio, G., Filho. (2006). A Educação Moral e Cívica – doutrina, disciplina e prática educativa. Revista Histedbr, Campinas, n.24, p. 125 –134.

Baranow, U. G. & Siqueira, M. D. (2007). Universidade Federal do Paraná: história e estórias (1912-2007). Curitiba: Editora da UFPR.

Certeau, M. (1994). A invenção do cotidiano. Vol. 1: Artes de fazer. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes.

Fávero, M. de L. de A. (2006). Universidade do Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Educar em Revista, Curitiba, n. 28, p. 17-36.

Gonçalves, N. G. (2012). A Escola Superior de Guerra e a Lei 5692/71: Discursos Governamentais e Implementação da Lei no Paraná. In: Gonçalves, Nadia Gaiofatto e Ranzi, Serlei Maria Fischer. (orgs.) Educação na ditadura civil-militar: politicas, ideários e práticas (Paraná, 1964-1985). Curitiba: Editora da UFPR.

Lemos, K. S. C. (2011). A normatização da Educação Moral e Cívica (1961-1993). Mestrado em Educação. Universidade Federal do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro.

Siqueira, M. D. (Org.); Trindade, Etelvina. (1998). Rumos da Pesquisa: uma história da pesquisa e Pós-graduação na UFPR. Curitiba: UFPR.

Universidade Federal do Paraná. (1972). Programa de ensino da disciplina Estudo de Problemas Brasileiros. Curitiba.

Universidade Federal do Paraná. (1971). Conselho Universitário. Ata da reunião realizada no dia 27 de maio. Livro 4, p. 30.

Universidade Federal do Paraná. (1973a). Portaria nº 10.078, de 29 de junho.

Universidade Federal do Paraná. (1973b). Portaria nº 10.398, de 6 de setembro.

Universidade Federal do Paraná. (1973c). Portaria nº 10.425, de 13 de setembro.

Universidade Federal do Paraná. (1973d). Programa de ensino da disciplina Estudo de Problemas Brasileiros. Curitiba.

Universidade Federal do Paraná. (1974a). Portaria nº 11.306, de 8 de fevereiro.

Universidade Federal do Paraná. (1974b). Programa de ensino da disciplina Estudo de Problemas Brasileiros. Curitiba.

Universidade Federal do Paraná. (1974c). Regimento Geral da Universidade Federal do Paraná, de 20 de dezembro.

Universidade Federal do Paraná. (1975). Portaria nº 13.711, de 7 de agosto.

Universidade Federal do Paraná. (1976). Plano de Trabalho Departamental da disciplina Estudo de Problemas Brasileiros. Curitiba.

Universidade Federal do Paraná. (s/d). Relação dos Coordenadores Setoriais da disciplina de EPB l. Curitiba.

Westphalen, C. M. (1987). Universidade Federal do Paraná: 75 anos. Curitiba: SBPH-PR.

Westphalen, C. M. (1988) Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Paraná: 50 anos. Curitiba: SBPH-PR.

Downloads

Publicado

19.03.2020

Como Citar

Bertotti, R. G., & Corrêa, R. L. T. (2020). Implantação da disciplina Estudo de Problemas Brasileiros na UFPR (1968-1975). Linhas Crí­ticas, 25, e23069. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23069

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.