Pensar o professor de educação online em tempos de cibercultura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.30960

Palavras-chave:

Educação online, Cultura digital, Formação de professores, Práticas docentes, Tecnologia educacional

Resumo

Este artigo é um recorte da uma tese de doutoramento em educação com foco no ser humano/profissional/professor inserido na Educação online, com vistas às questões da formação de professores na apropriação de novas tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), na perspectiva da pós-modernidade em plena era da cibercultura. Buscamos discutir teoricamente o professor da educação online advindo do ensino tradicional, o qual se vê desafiado na sua prática de ensino-aprendizagem e sente os impactos das lacunas em sua formação, conclamando todos envolvidos nesse processo a repensar novas práticas formativas, considerando a reflexão, o senso crítico e o humanismo.

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Biografia do Autor

Joaquim Sérgio Borgato, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil

Possui graduação em Comunicação Visual pela Fundação Armando Álvares Penteado (1984), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2001) e doutorado em Educação pela UCDB - Universidade Católica Dom Bosco. Atualmente professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no curso de Artes Visuais. Tem experiência na área de Comunicação e Design, com ênfase em Videodifusão. E-mail: jsborgato@gmail.com

Maria Cristina Lima Paniago, Universidade Católica Dom Bosco, Brasil

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Estágio pós-doutoral na Universidade de Manitoba. Professora no PPGEducação na Universidade Católica Dom Bosco. Pesquisadora Produtividade 2 CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância, com experiência nas temáticas da tecnologia educacional, EAD, formação de professores e práticas docentes. E-mail: cristina@ucdb.br

Erla Mariela Morales-Morgado, Universidade de Salamanca, Espanha

Doctora en Educación por la Universidad de Salamanca, España. Profesora del Departamento de Didáctica, Organización y Métodos de Investigación, directora del Grupo de Investigación Reconocido (GIR) en Multiculturalidad, Innovación y Tecnologías Aplicadas(MITA),líneas son: Multiculturalidad e Interculturalidad en contextos formales de educación. Innovación Didáctica aplicada en diversas áreas educativas. E-mail: erla@usal.es

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Publicado

17.07.2020

Como Citar

Borgato, J. S. ., Lima Paniago, M. C., & Morales-Morgado, E. M. (2020). Pensar o professor de educação online em tempos de cibercultura. Linhas Crí­ticas, 26, e30960. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.30960

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