Pensar o professor de educação online em tempos de cibercultura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.30960

Palavras-chave:

Educação online, Cultura digital, Formação de professores, Práticas docentes, Tecnologia educacional

Resumo

Este artigo é um recorte da uma tese de doutoramento em educação com foco no ser humano/profissional/professor inserido na Educação online, com vistas às questões da formação de professores na apropriação de novas tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), na perspectiva da pós-modernidade em plena era da cibercultura. Buscamos discutir teoricamente o professor da educação online advindo do ensino tradicional, o qual se vê desafiado na sua prática de ensino-aprendizagem e sente os impactos das lacunas em sua formação, conclamando todos envolvidos nesse processo a repensar novas práticas formativas, considerando a reflexão, o senso crítico e o humanismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaquim Sérgio Borgato, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil

Possui graduação em Comunicação Visual pela Fundação Armando Álvares Penteado (1984), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2001) e doutorado em Educação pela UCDB - Universidade Católica Dom Bosco. Atualmente professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no curso de Artes Visuais. Tem experiência na área de Comunicação e Design, com ênfase em Videodifusão. E-mail: jsborgato@gmail.com

Maria Cristina Lima Paniago, Universidade Católica Dom Bosco, Brasil

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Estágio pós-doutoral na Universidade de Manitoba. Professora no PPGEducação na Universidade Católica Dom Bosco. Pesquisadora Produtividade 2 CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância, com experiência nas temáticas da tecnologia educacional, EAD, formação de professores e práticas docentes. E-mail: cristina@ucdb.br

Erla Mariela Morales-Morgado, Universidade de Salamanca, Espanha

Doctora en Educación por la Universidad de Salamanca, España. Profesora del Departamento de Didáctica, Organización y Métodos de Investigación, directora del Grupo de Investigación Reconocido (GIR) en Multiculturalidad, Innovación y Tecnologías Aplicadas(MITA),líneas son: Multiculturalidad e Interculturalidad en contextos formales de educación. Innovación Didáctica aplicada en diversas áreas educativas. E-mail: erla@usal.es

Referências

Almeida, M. E. B. (2002). Incorporação da tecnologia de informação na escola: vencendo desafios, articulando saberes, tecendo a rede. En: M. C. Moraes (Org.). Educação a distância: fundamentos e práticas. UNICAMP/NIED.

Bauman, Z. (2001). Modernidade líquida. Zahar.

Bauman, Z. (2013). Sobre educação e juventude. Zahar.

Belloni, M. L. (2001). O que é mídia-educação. Autores Asociados.

Castells, M. (2009). A sociedade em rede. v. 1. 10º Ed. Paz e Terra.

Castells, M., & Cardoso, G. (Org.). (2005). A sociedade em rede: do conhecimento à ação política. http://www.cies.iscte.pt/destaques/documents/Sociedade _in_Rede_CC.pdf

Contreras, J. (2002). A Autonomia de professores. Cortez.

Dewey, J. (1979). Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo - uma reexposição. 3. ed. Companhia Editora Nacional.

Giroux, H. (1992.) A escola crítica e a política cultural. Cortez-Autores Associados,

Habowski, A. C., & Conte, E. (2018). Cultura digital versus autoridade pedagógica: tendências e desafios. Linhas Críticas, Brasília, DF, 24, e 18993. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18993

Kenski, V. M. (2003). Tecnologias e ensino presencial e a distância: práticas pedagógicas. Papirus.

Lemos, A. (2015). Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Meridional.

Lévy, P. (2010). Cibercultura. Editora 34, 3º edição.

Lopes, M. C. L. P. (2009). Formação tecnológica do professor em uma sociedade digital: desafios e perspectivas. Cuiabá: EDUFMT, Revista Polifonia, 17,165-174. http://cpd1.ufmt.br/meel/arquivos/artigos/312.pdf

Martinho, L. M. S. (2015). Teoria das mídias digitais: linguagens, ambientes, redes. Vozes.

Moraes, M. C. (Org.). (2002). Educação a distância: fundamentos e práticas. Unicamp/NIED.

Moran, J. M. (2003). Contribuições para uma pedagogia da educação online. En: M. Silva (Org.). Educação online. Loyola.

Morin, E. (2004). Os sete saberes necessários à educação do futuro. 9. ed. Cortez; UNESCO.

Pimenta, S. G. (2006). Professor Reflexivo: construindo uma crítica. pp. 17- 52. En: S. G. Pimenta & E. Ghedin (Org.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4. ed. Cortez.

Santaella. L. (2010). Intersubjetividade nas redes digitais: repercussões na educação. En: A. Primo (Org.). Interacciones en red. Sulina.

Schön, D. (1995). Formar professores como Profissionais Reflexivos. En: A. Nóvoa. (Ed.). Os professores e a sua formação. Nova Enciclopédia.

Silva, M. (2000). Sala de aula interativa. Quartet.

Silva, M. (2003). Educação online. Loyola.

Silva, M. (2010). Educar na cibercultura: Desafios à formação de professores para a docência online. Revista digital de tecnologias cognitivas, PUC-SP, n. 3, jan./jun.

Silva, M. (2018). De Anísio Teixeira à Cibercultura: desafios para a formação de professores ontem, hoje e amanhã. Boletim Técnico do SENAC, v. 29 (3), pp. 30-41.

Silva, T. T. (2000). Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Autêntica.

Publicado

17.07.2020

Como Citar

Borgato, J. S. ., Lima Paniago, M. C., & Morales-Morgado, E. M. (2020). Pensar o professor de educação online em tempos de cibercultura. Linhas Crí­ticas, 26, e30960. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.30960

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.